Bruno Petrucci

Controlador MIDI para vst's - On the cheap

Posts Recomendados:

Boas!

Quero adquirir um controlador MIDI para usar com vst's em gravações caseiras. Preciso de 61 teclas e algo muito barato.

Não tenho grandes conhecimentos das características típicas destes teclados nem das vantagens/desvantagens destas. Dos que estive a seleccionar (por preço, confesso), estou na dúvida entre os seguintes:

https://www.thomann.de/pt/swissonic_easykey_61.htm

https://www.thomann.de/pt/nektar_impact_gx_61.htm

https://www.thomann.de/pt/m_audio_keystation_61_mkii.htm

Peço conselhos aos entendidos sobre qual a melhor opção. Aceito outras sugestões, desde que dentro dos valores destes 3.

Obrigado, desde já!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2773

@Bruno Petrucci a questão é: barato é o único critério que estás disposto a considerar? 

Qual é a aplicação?

Eu tenho um controlador de 61 teclas, um Novation Impulse, mas foi 3x mais caro. Uso-o em estúdio para gravação e para tocar com ele ao vivo (poucas vezes) ligado ao iphox ou a um modulo de sons muito velhinho da kurzweil que tenho. Os faders dão muito jeito para controlar parâmetros em tempo real, coisa que nenhum desses tem, e isso para mim era um deal cut... já não falo nos pads, porque sinceramente não lhe dou quase uso nenhum, a não ser para arpeggios automáticos.

Eu só consideraria um desses que mencionas se for para estúdio em uso muítíssimo esporádico, dado que a qualidade também não parece abundar e teria medo de os partir :D 

Partilhar este post

Link para o post
PCanas    861
há 30 minutos, xtech disse:

(...)já não falo nos pads, porque sinceramente não lhe dou quase uso nenhum, a não ser para arpeggios automáticos. (...)

Cheater :D

Eu tenho um Novation Launchkey Mk1 (ao que parece agora há o Mk2; o da imagem tem 49 teclas, mas eu tenho o de 61). Na altura já o comprei em segunda mão, mas está praticamente novo. Acho que foram 160€?? Se calhar rebenta um bocado o orçamento...

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2090

Se é só para usar em casa em gravações caseiras como dizes, julgo que iria para o m-audio, que entre os 3 parece ser o que tem mais prestígio. Mas é como diz o @xtech, são tão frágeis que até dá medo. O ideal seria ires ver os 3 e avaliar o material em si. Os plásticos, especialmente das teclas que é para não teres o azar de uma saltar, e se espetar num olho.:D

• Riso 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2773
há 16 minutos, PCanas disse:

Cheater :D

Ao pé dos "DJs" e produtores de música electrónica, devo ser um anjinho :D 

• Riso 1

Partilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas respostas até agora.

É só para usar em casa. Sou guitarrista, não teclista :P Daí não querer fugir muito a estes valores.

Basicamente, é para fazer composições, sendo que o verdadeiro trabalho será feito por um Teclista. Quanto à qualidade, sei que, por estes valores, não posso ter nada "do outro mundo". Vai ser usado com cuidado e... rezar para que não aconteça nenhum azar.

Os drumpads, percebo para o que servem. Quanto aos faders, que utilidades é que poderiam ter em exemplo real, no meu caso? 

Partilhar este post

Link para o post
PCanas    861

Os faders podes usar para controlar o volume das pistas e/ou parâmetros do VST que estiveres a usar.

Bom, sendo MIDI, na realidade podes fazer o que quiseres :D

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2773

É muito chato cada vez que queres mudar um parâmetro no VST ou mexer no volume da pista pegar no rato, apontar ao knob virtual e puxá-lo para cima ou baixo... é que nem sequer é lógico.

Partilhar este post

Link para o post
há 1 minuto, xtech disse:

É muito chato cada vez que queres mudar um parâmetro no VST ou mexer no volume da pista pegar no rato, apontar ao knob virtual e puxá-lo para cima ou baixo... é que nem sequer é lógico.

há 12 minutos, PCanas disse:

Os faders podes usar para controlar o volume das pistas e/ou parâmetros do VST que estiveres a usar.

Bom, sendo MIDI, na realidade podes fazer o que quiseres :D

Com faders, o m€lhor é este: 

https://www.thomann.de/pt/nektar_impact_lx61.htm#bewertung

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2773

:yes: 

Tem bom aspecto, e deve ter exactamente os mesmos faders e controladores que o meu.

Quanto à qualidade, só experimentando.

Ah uma coisa que me esqueci: interfaces.

Eu gosto que tenha interface MIDI tradicional (MIDI OUT), além da "normal" USB, para ligar a cenas que não apenas o PC.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora