Bruno Petrucci

Controlador MIDI para vst's - On the cheap

Posts Recomendados:

exmusico    81
há 1 hora, pgranadas disse:

O meu Kaway K1II ainda cá mora....Mas está doentinho :sad:, a cada 8 notas emite um bip estranho.:(

Ando há anos para arranjar um K4 mas  o único que há no OLX está pela hora da morte ( tendo em conta ser um mísero rompler)...

há 6 horas, resolectric disse:

Bem, um Piano acústico, daqueles com martelinhos e cordas, tem latência!

Pouco mais de 1 milisegundo.

A distância do pianista ao martelo :ph34r:

Depende.
Eu tenho um rack de oito DX7s da Yamaha (o TX816) e tenho dois VSTIs emuladores de síntese FM de 6 operadores (que é diferente da síntese FM de 4 operadores) e ainda que andem muito próximos, não são iguais.
A síntese FM é analógica e como está mais que visto, os seus "defeitos" são caráter.

De qualquer maneira, em termos de emulação de síntese FM "estilo DX7" (6 operadores) recomendo o Dexed .

Para além de emular com extrema proximidade do original é também um excelente editor de sons para o DX7/TF1/TX816 que, como alguns saberão, eram/são um inferno de programação.

Epá programação FM é  das coisas mais inúteis que podem existir. Com as resmas de palettes de pachs bem programados  que existem no universo é preciso não ter mesmo mais nada que fazer para programar novos...

Ou então por divertimento mas para isso é que um gajo toca...:)

A mim sempre me fez confusão alguns  teclistas ( não digo que seja o teu caso) que perdem dias a programar o som Xpto ( seja do que for) e depois qd é para executar uma frase musical o resultado é sofrível. Vê-se bastante ao vivo em que se percebe o cuidado na selecção e programação do timbre mas depois a execução não corresponde.  

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
pgranadas    2090
há 57 minutos, exmusico disse:

Ando há anos para arranjar um K4 mas  o único que há no OLX está pela hora da morte ( tendo em conta ser um mísero rompler)...

Epá programação FM é  das coisas mais inúteis que podem existir. Com as resmas de palettes de pachs bem programados  que existem no universo é preciso não ter mesmo mais nada que fazer para programar novos...

A mim sempre me fez confusão alguns  teclistas ( não digo que seja o teu caso) que perdem dias a programar o som Xpto ( seja do que for) e depois qd é para executar uma frase musical o resultado é sofrível. Vê-se bastante ao vivo em que se percebe o cuidado na selecção e programação do timbre mas depois a execução não corresponde.  

Concordo contigo, também acho mais importante a execução, mas ainda assim, aprendi muito ao programar o meu velho Kaway (coisa que hoje não tenho paciência) deu-me noções muito importantes acerca de como o som funciona. Actualmente limito-me a pegar em algo e alterar, mas se não fosse a "escola" do Kaway, não sei se conseguiria grande coisa.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    728
há 1 hora, exmusico disse:

...

A mim sempre me fez confusão alguns  teclistas ( não digo que seja o teu caso) que perdem dias a programar o som Xpto ( seja do que for) e depois qd é para executar uma frase musical o resultado é sofrível.
... 

Sim, programar FM é absurdamente complicado, principalmente se for feito através dos ridículos painéis de programação que a Yamaha lançou com esse tipo de sintetizadores.
Exceptuando o DX1, que tinha botões, o DX7 só com um botão, o TX816 (oito DX7s) sem nenhum botão (!!!) e mesmo o teclado controlador que tenho (KX88) que só tem 4 botões e foi feito propositadamente para o sistema TX816+QX1, não se consegue perceber onde é que aqueles tipos tinham a cabeça.
Ou então foi qualquer coisa Zen que nós, no ocidente, nunca conseguimos compreender: "vamos fazer o sistema de síntese sonora mais complexo de sempre e vamos dar-lhes só um fader para programarem tudo."
Arigato!!!!

No meu caso, como o que aprendi de sintetizadores foi programando porque, simplesmente, eram todos assim (não existiam memórias) acabei por perceber perfeitamente como é que os sintetizadores funcionam e como é que se chega a um som, seja por botões ou seja por patches mas a síntese FM, foi um inferno.
O meu "método" foi o de recorrer à semi-alietoriedade do DX-Droid (Atari) que gerava parâmetros ao acaso e produzia sons ao acaso também. Depois, a partir desses sons ao acaso, ia manipulando os parâmetros que já podiam ser visionados no monitor do Atari, até chegar a um som mais ou menos interessante.
Por causa disso, acabei por perceber alguma lógica no processo da síntese FM mas não consigo, por exemplo, fazer um som de encomenda. Se me disseres "programa aí um saxofone" nunca mais chego lá. Ou se chegar, é sorte ^_^
Consigo fazer boas simulações de "Orgãos de Tubos", sinos, chegar a alguns Pianos e meter as modulações em determinados operadores para obter Tremolos ou Vibratos, uma coisa ou a outra, ou ambas e sei mais "uns truques" de programação de FM mas se me puseres um MS20 à frente, faço tudo com os cabos.
Num DX7... não.

Quando os uso é porque sei que tenho carregado num dos módulos TF1 um som que poderá ficar bem numa ou noutra música mas na maior parte dos casos, vai com o Moog, o MS20 ou mesmo com a síntese de "wavetables" do JD800, que é muito mais simples de programar.

Mas pronto, é isso tudo que dizes. Só vale a pena passar tempos indefenidos a programar sons se sabes que vais chegar a algo de concreto e sabes como chegar lá.
Caso contrário, não me venham com tretas: na maior parte dos casos os sons "peculiares" que se usam em sintetizadores são fruto do acaso seguido de pequenos ajustes.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora