filipemastro

Software Gravação Windows

Posts Recomendados:

Desventrar    1017

Eu recentemente migrei do Logic X para o Reaper e só tenho pena de não o ter feito há mais tempo. Perdi umas horas valentes a customizar e a programar comandos para adaptar o DAW ao meu workflow mas valeu muito a pena. 

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
phillipric    153

Comprei hoje uma mesa de mistura Mackie Pro FX8V2, tem ligação USB. Pela primeira vez, tenho um interface para ligar ao pc e poder começar a aventurar-me em gravar algumas coisas.

Vem com um programa, exactamente o Tracktion referido em cima. Ao fazer o Download o programa chama-se Waveform 8. Depois tem várias "Daw" disponíveis, penso que vale a pena instalar isso, certo? 

Partilhar este post

Link para o post

Eu continuo fã do Cubase, bastante poderoso mesmo na versão base menos cara, "Elements" (100 euros).

Não é baratuxo mas faz (qs) tudo.

Partilhar este post

Link para o post
PCanas    897
há 16 horas, phillipric disse:

Comprei hoje uma mesa de mistura Mackie Pro FX8V2, tem ligação USB. Pela primeira vez, tenho um interface para ligar ao pc e poder começar a aventurar-me em gravar algumas coisas.

Vem com um programa, exactamente o Tracktion referido em cima. Ao fazer o Download o programa chama-se Waveform 8. Depois tem várias "Daw" disponíveis, penso que vale a pena instalar isso, certo? 

Essa mesa grava as pistas todas por USB? É que normalmente só gravam duas pistas, e se realmente for o caso, acho que tinhas ficado mais bem servido com um interface propriamente dito.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    153
há 1 hora, PCanas disse:

Essa mesa grava as pistas todas por USB? É que normalmente só gravam duas pistas, e se realmente for o caso, acho que tinhas ficado mais bem servido com um interface propriamente dito.

Não faço ideia. Mas também não a comprei com intuito de gravação. É mesmo porque estava a usar uma velhinha Behringer para concertos em bares e era de 16 canais, sem efeitos e sem equalizador. Assim, fico com algo portátil, muito mais recente, com mais qualidade e tem esse extra, mas como não entendo nada de gravações, dará para fazer o que costumo fazer usando a placa de som do pc, pequenas gravações com o teclado para instrumentais para as aulas e pouco mais. Por acaso o guitarrista de um dos meus projectos comprou uma, já fizemos alguns testes e tem uma qualidade muito razoável. Estamos a terminar umas maquetes, mas também foi feito pista a pista. 

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1393
há 4 horas, phillipric disse:

Não faço ideia. Mas também não a comprei com intuito de gravação. É mesmo porque estava a usar uma velhinha Behringer para concertos em bares e era de 16 canais, sem efeitos e sem equalizador. Assim, fico com algo portátil, muito mais recente, com mais qualidade e tem esse extra, mas como não entendo nada de gravações, dará para fazer o que costumo fazer usando a placa de som do pc, pequenas gravações com o teclado para instrumentais para as aulas e pouco mais. Por acaso o guitarrista de um dos meus projectos comprou uma, já fizemos alguns testes e tem uma qualidade muito razoável. Estamos a terminar umas maquetes, mas também foi feito pista a pista. 

Retirado do manual da mesa, página 7:

The built in USB interface allows for some powerful and flexible routing. It is a 2x2 interface, allowing you to record two streams from the mixer or to input stereo playback from your computer and rout it to nearly any input output or pair of outputs on the mixer [ProFX16v2, ProFX22v2 and ProFX30v2].

Significa que se podem gravar simultaneamente apenas 2 pistas e que o audio playback é igualmente limitado a duas pistas.

Na minha opinião, se o objectivo é gravar, a escolha foi mal feita. Com um interface mais completo tipo a Focusrite 18i8 consegue-se não apenas fazer uma mistura de 18 canais input em ambiente live, mas também gravá-los simultaneamente. São até 18 entradas de sinal para gravação simultânea contra a mistura stereo de 16 dessa mesa. Outra feature desta Focusrite é que pode funcionar como mesa de mistura independente (sem estar ligada ao PC/Mac), desde que a mistura tenha sido feita previamente. Nestes 18 canais de entrada e 8 de saída incluem-se 2 em SPDIF (digital), portanto 16 audio inputs e 6 audio outputs. No entanto, para se aceder aos 16 canais audio é necessário uma strip de preamps auxiliar que se liga via Lightpipe. Este interface conta apenas com 10 entradas (8 audio e 2 SPDF).

Este é apenas um exemplo, há obviamente outras marcas e outros modelos igualmente apelativos e interessantes, assim como com mais ou menos possibilidades. Pessoalmente estou bastante satisfeito com este aparelho (versão 2nd gen)... Não tenho qualquer problema com compatibilidades com qualquer software de gravação. O driver deste aparelho é bastante intuitivo e permite routings bastante interessantes, faço por exemplo reamping de FXs através do uso do SPDIF para minimizar as conversões A/D, por exemplo, inclusive utilizando o REAPER no barulho. Fico com cerca de 2 milisegundos de atraso relativamente ao sinal original, mas consigo facilmente acertar a coisa com zooms bastante grandes às pistas gravadas. Agora, não traz efeitos como essa...

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    153

Bom, mas como referido, a ideia mesmo não era gravar. É para utilizar "live". Se for preciso gravar algo, será sempre algo mínimo.

Temos uma Focusrite, mas também é só de 2 canais. 

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2135
On 07/09/2018 at 14:51, tmo disse:

Com um interface mais completo tipo a Focusrite 18i8 consegue-se não apenas fazer uma mistura de 18 canais input em ambiente live, mas também gravá-los simultaneamente.

Uma correcção, na realidade só grava 8 pistas. As restantes será com a adição de um interface adat.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1393

Moço @pgranadas, não leste o parágrafo todo! e sem add ons gravam-se até 10 canais de áudio, 8 por fonte analógica (4 mic/line + 4 line) e 2 de fonte digital (SPDIF), pelo menos a 2ng gen é assim

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora