F.Coelho

Aplicação para PC - Produção

Posts Recomendados:

F.Coelho    256

Até à data tenho utilizado a aplicação Band-in-a-Box para estudar temas e criar alguns Backing Tracks.

Queria mudar de aplicação, pois a versão que tenho apresenta algumas limitações, mas desconheço o que existe no mercado.

Por isso venho pedir a vossa ajuda.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    1730

O que procuras é um DAW (Digital Audio Workstation), dos quais o Cakewalk aparentemente é gratuito e o REAPER anda lá perto (60$ para o utilizador caseiro por um DAW completo).

Partilhar este post

Link para o post
F.Coelho    256

Estive a ver alguns vídeos dos DAW que sugeres, no YT.

São programas com potencialidade sem dúvida. Mas estou mais virado para este tipo de produto (que não vi nos vídeos dos DAW em questão):

https://www.youtube.com/watch?v=3wU4d92KfhU

Explicando. A versão que tenho do Band in a Box já é muito velhinha. Os estilos que estão disponíveis na minha versão, em termos de qualidade de som estão ao nível dos primeiros jogos do Super Mario :). Na notação musical não permite composições mais elaboradas (como por exemplo colocar sextinas com septinas... num mesmo compasso). Finalmente, os menus são pouco amigos.

Ou seja é uma versão muito básica que me tem ajudado a estudar, na construção de harmonias e acompanhamentos básicos.

Reparo agora que existe a versão do BB de 2018, como coloco a demonstração no vídeo anterior.

Vejo também que existem melhorias no que respeita aos "Real Tracks", como se pode constatar neste link abaixo:

http://www.pgmusic.com/bbwin.packages.pro.htm

Mas também reparo que esta aplicação é cara e desconheço se existiram melhorias nos outros pontos fracos a que me refiro.

Já estive a ver que está à venda na Thomann e a versão mais completa custa 272 euros.

https://www.thomann.de/pt/pg_music_biab_2018_megapak_pc_e.htm

Resumindo, não sei onde meter.:)

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1730

Os DAW fazem isso tudo, pelo menos os que conheço: REAPER, Studio One, Cubase...

Basicamente o que queres é um software que te permita fazer "composição" através de escrita ou notação musical e recorrer a sons MIDI para teres uma ideia do que está a sair, certo? Neste campo qualquer um destes DAW faz isto relativamente bem.

O Notion, o Sibelus ou o MuseScore (gratuito) são dedicados à escrita musical e que têm conversores MIDI para comunicação e pré-audição das composições, o que me parece ser mais aquilo que procuras. Pensa nestes como um Word para a escrita musical.

Por fim, existe ainda o GuitarPro que é do género dos anteriores, mas que está optimizado para a guitarra, ou seja, não apenas te permite escrever em partitura mas também em tablatura (ou notação pelas cordas da guitarra...) e faz a conversão entre ambas.

Depois há outros programas que se baseiam em agarrar samples e a processá-los, não tanto em gravar ou escrever de raiz... mas já não estou familiarizado com estes.

Dos que mencionei acima, trabalhei apenas com o Reaper, o Cubase, o Studio One (versão artista) e o Guitar Pro (há muitos anos atrás). Cheguei mesmo a fazer composição de bateria com o rato do computador no Cubase que enganou ouvidos mais educados e sei que qualquer DAW completo faz o mesmo, de formas mais ou menos semelhantes, ou seja, permite mexer nos mesmos parâmetros: duração, altura, intensidade e timbre (associado a instrumentos virtuais ou samples). As minhas composições de bateria... e guitarra, obviamente...

e ainda...

No que diz respeito aos DAW, estes permitem incorporar temas já gravados, por exemplo um mp3 ou o audio de um vídeo, por exemplo, retalhá-lo com acções de cut/copy/paste (portanto fazer samples), aplicar-lhe efeitos e deformá-lo sonicamente e também retardá-los ou acelerá-los sem alteração do pitch. O Studio one tem ainda, na versão mais recente, funcionalidades com detecção de harmonias e a possibilidade de as alterar, mas não sou versado nisso.

O que tenho usado para o meu projecto musical PSIORB é o Reaper, e mantemos os temas em trabalho na cloud para que todos possamos ter acesso às últimas versões dos temas. Com o devido cuidado, consigo partir os temas em partes individuais que depois atraso ou acelero para estudar as minhas frases ou para estudar a melhor expressão global do groove, por exemplo. FLAWLESS neste campo. Andamos com um tema há algum tempo em mãos a 110bms. Retardei-o para 80bpms sem qualquer alteração de pitch, mexo-lhe na velocidade para estudo sem qualquer problema, MAS primeiro é necessário que o beat do programa esteja sincronizado com o audio gravado.

O @Desventrar e o @resolectric poderão dar-te dicas mais focadas, pois este é o meio deles...

• Gosto 1
  • Útil 1
  • Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
F.Coelho    256

Gostei dos teus vídeos, pela conjugações de sons que surpreendem. Bom trabalho.

Quanto ao segundo tema (M&I)  por mim substituía a guitarra na harmonia e deixava esse trabalho para um órgão. E sobrepunha um trabalho de baixo encorpado. O solo mantinha, ou eventualmente, depois da nova versão, dava-lhe um cheirinho de overdriven e talvez compression. Acho que o tema tem muita potencialidade e é um trabalho inacabado. Minha opinião.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1730

@F.Coelho O tema do primeiro vídeo foi entretanto convertido para a minha banda, o outro talvez lá vá parar. Isto são gravações já com alguns anos e serviam apenas para demonstrar que se pode fazer composição de rato e clicks em DAWs (e ganhar mais uns views nos filmes hehehe), para o caso foi o Cubase... mas creio que isso já sabias...?

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
exmusico    82

O BB é um espécie de arranjador em Software. Tem  pouco a ver com um sequenciador estilo Cubase...

O que se faz é dar acordes e ele faz a musica. Tal e qual um arranjador normal teclado.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora