Posts Recomendados:

Esta é a minha primeira entrada neste fórum e faço-o por interesse pessoal e por muita, mas mesmo muita dúvida sobre alguns aspectos práticos ou de logística, com que os Luthiers se têm que bater.
Num país como o nosso, onde algumas pequenas coisas são ainda impossíveis de encontrar, pergunto-me: onde arranjam os construtores de guitarras, particularmente os de guitarras eléctricas por exemplo, a madeira para o corpo da guitarra, ou para a escala? Isto se tivermos em consideração que uma guitarra de corpo sólido, tipo Les Paul, tem uma altura superior a 60mm.
Não há no nosso mercado nenhum importador ou comercializador de madeiras que corte  uma prancha com essa espessura. Pior ainda se tiver de construir um braço completo em que o cabeçote apresente um ângulo superior a 20º em relação à escala. Para um tipo de braço destes necessita de uma tábua com pelo menos 75mm.
Existe apenas uma empresa que eu conheça, aqui na área do Porto, que pode fazer uma prancha deste tipo, no entanto só vende às paletes ou fiadas, o que para quem como eu pretende fazer disto apenas um hobbie, torna impossível a prática desta actividade.
Gostava de ouvir da parte de quem tem experiência onde compram as madeiras e a quem.
Agradeço antecipadamente a quem estiver com disposição para me responder.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
ncarmona    428

Bem vindo ao Forum.

Do pouco que sei sobre construção de Les Pauls, o corpo costuma ser composto por mogno (4,5 cm) e maple (1,5 a 1,6 cm). Para o braço precisarias de 64mm de espessura para acomodar o ângulo do headstock. Mas há quem defenda que a melhor maneira de fazer braços com headstock angulado é com joint-scarf: dá mais resistência ao headstock e poupa-te o deseprdício de madeira que implica fazer um braço de Les Paul.

https://www.stewmac.com/How-To/Online_Resources/Neck_Building_and_Repair_and_Setup/Neck_Construction_Tips_and_Techniques.html

Partilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas simpáticas palavras de recepção ao fórum e um especial agradecimento pela pronta e preciosa informação.
Logo que tenha resultados prometo deixar aqui o meu testemunho.
Obrigado pela ajuda

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
kyuuga    31

Para responder à tua pergunta, e aviso desde já que pouco ou nenhum conhecimento tenho sobre isso, imagino que das duas uma:

1) ou usam madeiras diferentes e compram blocos enormes para depois indo cortar à medida das guitarras que queiram fazer;

2) ou então compram a alguém dentro da UE, pode não haver aqui em Portugal mas felizmente dentro da UE é fácil importar esses bens materiais.

Suponho que até seja uma mistura dos dois. Podem importar os materiais que querem de outro lado mas depois fazem o trabalho deles ao cortar tudo direitinho. Daí ficar muito mais caro do que outro tipo de instrumentos pois é um trabalho exímio feito à mão e é para isso que se pagam os serviços deles.

Posso estar a dizer uma completa barbaridade mas suponho que seja assim que funcione.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora