Wannabeproducer

Interface de Audio?

Posts Recomendados:

Boas malta, queria saber se vale a pena investir numa Focusrite Scarlett 2i2 2nd Gen uma vez que tenho uma Behringer Mixer XENYX QX1202Usb, é esta mixer que uso para covers e outras gravações no meu homestudio. Sei que a focusrite tem um bom feedback por parte de todos que a têm e ainda para mais tem um preço muito bom.

A questão é se haverá diferença entre a interface e a mixer que já tenho! Obrigado!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Bem, diferenças há, mas a resposta à tua questão depende da utilização.

As duas maiores diferenças a favor da Focusrite que me ocorrem são:

1. Maior qualidade dos pre-amps das entradas
  2. Ultra-baixa latência USB

Agora, a importância disto é relativa.

Qualidade dos pre-amps:

• O objectivo fazer gravações de alta qualidade? Não só produção própria para consumo próprio, e apresentar um trabalho mais profissional?
  • Usas mais algum material entre as tuas fontes (microfone, guitarras), como pre-amps externos?
  • Se já usas outros pre-amps externos e vais essencialmente usar a placa como "line-in", nao compensa o investimento. Se não usas e a qualidade te interessa, talvez compense.
  • Se algum de nós consegue distinguir entre duas gravações dos preamps? Se calhar não, eheh.

Latência:

• Se pretendes fazer gravações multipista, em que vais gravando pista a pista, isto é relevante! Delay entre o que gravas e o que ouves exige que tenhas que corrigir isso no projecto, é uma chatice.
  • Se pretendes usar plugins/vst/processamento LIVE no PC, é essencial! Senão vais sentir a latência e dá cabo do teu trabalho
  • Se combinares as gravações multipista, com o uso de VST live, ainda mais importante é.
  • Aqui é o ponto onde a diferença vai ser relevante para o mais comum mortal. Não que eu tenha referências negativas da latência da behringer, mas tipicamente estas mesas não teriam este foco. Já que a tens, é uma questão de veres primeiro se isto é um problema ou não!

Agora, a Xenyx não é desprovida de vantagens!

• Consegues ter maior controlo nos canais,
  • Equalização
  • Efeitos por canal sem precisar passar por processamentos do PC

... e isto também são vantagens que podem ser relevantes, dependendo do uso. Por exemplo se a placa for para usar tanto em casa como ao vivo, se calhar a Xenyx tem mais vantagens em usar ao vivo.

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    866
On 24/10/2018 at 18:22, Billovsky - CC disse:

...

Latência:

• Se pretendes fazer gravações multipista, em que vais gravando pista a pista, isto é relevante! Delay entre o que gravas e o que ouves exige que tenhas que corrigir isso no projecto, é uma chatice.
    ...

Creio que isto não é problema, pelo menos em nenhum dos programas de gravação multipistas (DAW) que conheço.
Todos têm compensação de latência. Ou seja, reconhecem os drivers instalados, as configurações aplicadas e comunicam ao utilizador qual a latência. Internamente fazem a compensação da mesma pelo que, todas as pistas que se gravem em "overdub" ficam alinhadas automaticamente com as pistas gravadas anteriormente.

Portanto, não existe esse problema.

A latência é um problema quando se pretende tocar um VSTi (instrumento virtual) através de um controlador MIDI. Carrega-se numa tecla (se o controlador for um teclado) e o som sai com atraso.
Nesse caso sim, é preciso ajustar as configurações dos drivers para obter uma latência mais baixa.
Claro que latências mais baixas apresentam cargas maiores em CPU e memória e muitas vezes é necessário aumentar a latência, em projectos já muito "carregados" de VSTs ou com som gravado a frequências de amostragem muito altas.

Convém dominar e entender as configurações dos drivers ASIO para se poderem manipular e configurar conforme as necessidades.
É raro que se possam manter sempre no mesmo estado, pelo menos em projectos complexos.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora