Lestat

Compra de guitarra eléctrica

Posts Recomendados:

Lestat    2

Boa tarde,

Ando há algum tempo a pensar em me iniciar na guitarra eléctrica, mas estou com alguma dúvida no que comprar e se é algo que realmente me vou debruçar - ando numa de experimentar coisas diferentes, pelo que não quero gastar muito dinheiro na eventualidade de não ser para mim.

Neste momento existem duas possibilidades com preços semelhantes:

Um pack que contém uma Fender Afinity SSS, amp e afinador (Nova ainda em caixa)

Ou uma Ibanez gio gsa60 (HSS) usada

Para um absolutamente iniciado, qual recomendam? No fundo com a Ibanez, teria de comprar o amp e afinador à parte, o que significa que fica mais caro, mas será que vale a diferença? Pelo que tenho lido, a Ibanez é mais flexível no estilo de música e eu neste momento não tenho um estilo definido. Outra coisa que li em relação à Ibanez é que o uso do tremolo nesta guitarra faz com que ela fique logo desafinada - alguém confirma? Na verdade nem sei se o tremolo é algo que irei usar, provavelmente a curto prazo não.

Obrigado

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
amrest    63

Apenas a minha opinião:

- Se vais iniciar-te na guitarra (aprender a tocar) compra a que mais te agrada visualmente (imagina a ver-te ao espelho com a guitarra).

- Informação a mais sobre as guitarras só te vão atrapalhar por isso compra uma e começa. Quando já tocares e achares que é hora de evoluíres na qualidade do instrumento, aí sim, procura informar-te sobre as características das guitarras.

- Há alguns tipos de guitarras preferidas por músicos de determinado estilo mas isso não significa que as outras não servem para esse estilo. A flexibilidade é algo relativa (minha opinião).

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1393

Não precisas de gastar dinheiro em afinadores, há "n+1" apps para Android ou iOS gratuitas e perfeitamente funcionais. Aliás há por aí um tópico sobre o assunto.

No que a guitarras respeita, as que apresentas não são muito diferentes uma da outra, sendo que a Ibanez talvez se apresente mais apelativa pela suposta flexibilidade acrescida (fruto do pickup da ponte ser um Humbucker).

Eventualmente, sugerir-te-ia enveredares antes por uma placa de som externa em vez de um amp, e usas Headphones e mais umas aplicações para te divertires com a coisa sem gastares muito carcanhol.

Quanto ao trémolo (leia-se VIBRATO) desafinar a guitarra, bom, isso está mais dependente do set up da guitarra e do tipo de uso que lhe deres do que do material propriamente dito, mas, claro está, algumas peças não permitem muitas avarias. Para o caso não há-de ser muito diferente da Fender Afinity que indicas...

Mais do que isto, começa mesmo por comprar uma guitarra para poderes ter uma experiência mais directa... e já agora, com aulas também.

Partilhar este post

Link para o post
hypermnesium    1068

O @tmo já te respondeu a quase tudo. Tens apps de afinadores satisfatórias e além disso, pensa que um afinador não é especialmente caro (obviamente estou a falar de um afinador básico).

Discordo dele num ponto, que é a placa de som em vez de amp. Eu acho que uma pessoa quando está a começar gosta de fazer barulho, simplesmente ligar um jack, amp e tocar. Sem ter que ligar o pc, usar simulações, comer com a latência, já para não falar que abres aquilo e o mais normal é, perderes horas a tentar perceber como funciona, efeitos, amps, etc. Para mim, a placa de som é algo que é muito interessante já mais á frente na aprendizagem.

Quanto ás guitarras em si, são muito semelhantes em termos de qualidades mas tens que entender que por esta gama de preços, dificilmente vais conseguir uma guitarra que digas "uff, tenho guitarra para anos". Além disso, não te preocupes especialmente com a suposta versatilidade de teres um humbucker em vez de um single na ponte porque quando perceberes a diferença entre ambos, o contexto em que um é mais útil que o outro e como o usar, provavelmente já estarás a pedir uma guitarra nova ;)

Um ponto muito importante para mim, as aulas. É muito fácil desanimar a tentar aprender um instrumento sozinho e a guitarra pode ser muito ingrata e um professor que ajude, corrija erros e posturas e te consiga manter motivado, é meio caminho andado para avançares melhor e mais rápido. A ser possível, faz umas aulas.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1393

... a história da placa de som era apenas como alternativa mais barata ao amp, estava a pensar naquelas de 100€ novas. Mas com um BOSS  Katana já se arranja som bem porreiro por preços bem baratos e duradouros (quer dizer que o amp vai durar bastante tempo se bem tratado, não cansa o ouvido nem a mioleira). A piada recorrente é que os Katana são do katano... :D

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2135
On 07/11/2018 at 12:48, tmo disse:

A piada recorrente é que os Katana são do katano... :D

Aparentemente o novo Fender é uma ameaça ao seu reinado...

Partilhar este post

Link para o post
mpexus    538

Tendo em conta que o OP  até agora nunca mais sequer visitou o site é porque não está interessado no que lhe poderiam dizer ;)

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
auranoir    5

Procura uma Yamaha Pacifica usada. É uma guitarra que está de acordo com aquilo que procuras. Versátil e um pouco melhor que essas duas guitarras que referes.

Quanto a amplificação, se tiveres computador com uma boa placa de som, "arranja" o Amplitube ou https://alternativeto.net/software/amplitube/

Só precisas de um cabo e USB guitar link que adquires por cerca de 15€

Se realmente gostares de tocar guitarra, podes depois pensar numa Ibanez em condições com 24 trastes para tornares-te num guitar hero  :P

Partilhar este post

Link para o post
Lestat    2

Antes de mais obrigado pelas respostas.

Acabei por optar por uma Ibanez GIO, já com amplificador, que estava dentro do orçamento que tinha. A guitarra parece-me estar em boas condições. Fiz uma pequena limpeza, retirei as cordas antigas que já estavam bastante pretas e espalhei um pouco de óleo mineral no braço e parece que ficou melhor. Ao colocar as cordas novas, segui alguns vídeos do youtube, e com um afinador de telemóvel (Guitar Tuna para android e Fender tune), como foi recomendado aqui, consegui afinar as cordas.... mas a entonação está a ser mais complicada.

Segundo os experts do youtube, move-se a ponte(?) de cada uma das cordas para a frente ou para trás, se estiver flat/low ou sharo/high, respectivamente. Infelizmente, as cordas todas (excepto a corda 'E' de baixo que é a única que o afinador detecta correctamente corda livre, ou 'pressionada' no 12º traste) estão todas 'sharp/altas' (desculpem, mas ainda desconheço a terminologia e os vídeos são todos em inglês). Tentei apertar o braço, mas sem grande sucesso. Fiz pequenos incrementos e testava, mas o afinador mostrava sempre um valor de +101. A ponte dessa corda específica está completamente para trás... Está a escapar-me alguma coisa?

Edit: Instalei outra app, desta vez Pro Guitar Tunner, que mostra o espectro com maior detalhe e isso permitiu-me atingir a entonação, mas com algum erro.. isto é, não é perfeito. A curvatura do braço parece correcta. Segui este vídeo:

Entretanto, a corda B, partiu, mas nem estiquei muito... :(

As restantes cordas parecem estar bem...

Obrigado.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora