jihad

Software vs Amp Valvulas

Posts Recomendados:

jihad    11

Olá pessoal, 

Toco guitarra a sensivelmente 7 anos, nunca troquei de amp, sempre usei um Roland Cube, e estou a ponderar comprar algo novo.

O meu orçamento é no maximo de até 1000€, já com coluna, no caso do amp.

Ando muito entusiasmado com o software Bias, mas para ter o ter ainda tenho de comprar algum material (placa de som e colunas). Já vi o tópico do @Thomasyoung sobre o Bias e ainda me abriu mais o apetite :)

Quanto a amps, queria algo virado para um som pesado, mas que tivesse um canal de som porreiro.

Os amps que tenho visto são:

PRS MT 15

Orange Brent Hinds

Laney Ironheart

Peavey 6505 mini

Colunas compraria ou zilla ou hezu.

Obrigado

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    1407

E que tal um rig misto? Se não tens banda, diria 1 desses cabeços e uma loadbox tipo a Two Notes Captor e uma placa de som ou a nova da Boss, que já inclui interface ...?

Partilhar este post

Link para o post
jihad    11
há 59 minutos, tmo disse:

E que tal um rig misto? Se não tens banda, diria 1 desses cabeços e uma loadbox tipo a Two Notes Captor e uma placa de som ou a nova da Boss, que já inclui interface ...?

O esquema seria cabeça-loadbox-coluna? Com essa loadbox carregas patches? Desculpa a ignorância, mas ainda sou leigo neste assunto. E obrigado :yes:

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1407

Boas @jihad Sim, o princípio das loadbox é esse, e também o de permitir gravar directamente o amp sem precisares de coluna.

No caso da Captor - https://www.two-notes.com/en/torpedo-captor -  vem incluído software/plugin para carregar IRs (assim muito brevemente são imagens das curvas de EQ de colunas) e com essas IRs fazes a festa na gravação. Este software (de nome Wall of Sound) traz cerca de 16 IRs, mas pode ler os que quiseres, basta arranjares na net, há-os de todos os tipos, à borlix e a pagantes.

Com a Captor precisas de um interface áudio (placa de som) que faça a conversão do sinal áudio analógico em sinal áudio digital (formato usado dentro dos PCs), que os há pelos 100€ já com boa qualidade (procura pela Focusrite).

A nova loadbox da Boss - https://www.boss.info/us/products/waza_tube_amp_expander/ - já tem um áudio interface incluído, carrega IRs e efeitos e só não tira cafés por pouco...

As loadbox originalmente serviam para poder colocar o amp (a válvulas) no prego, à noite num apartamento, não ter nenhuma coluna e dar a carga necessária para que este não queime, convertendo o sinal áudio amplificado para sinal tipo linha. Basicamente aplicam-se resistências para retirar força ao sinal, dissipando a energia extra em calor, mas isto tem mais que se lhe diga obviamente, só que aí já não me meto. O sinal áudio tipo Linha, encaminhava-se para um interface, gravava-se e aplica-se um IR loader (leitor de IRs) com a coluna desejada. O som, no meio de uma mistura torna-se quase imperceptível quando comparado com as técnicas mais tradicionais de gravação, dizem os entendidos.

Actualmente muitas loadbox já incluem atenuador de potência para se poder usar o amp no prego (que é quando as válvulas de potência soam bem, assim se diz) a volumes confortáveis aos ouvidos e aos vizinhos...

Portanto, a minha proposta inicial seria um cabeço à tua escolha, uma destas loadbox e, se necessário, um interface áudio. Vou assumir que já tens headphones para usar inicialmente. Depois, mais tarde podes ponderar comprar coluna de guitarra, com mais calma e até mais informado sobre o que esperar desta ou daquela, pois já as poderás ter testado através de IRs... As colunas para monição em estúdio também podem ser compradas numa 2ª ou 3ª fase, quando já sentires outras necessidades ou tiveres outras possibilidad€$.

Agora, atenção, os IRs de uma mesma coluna não são todos iguais, dependem MUITO da forma como se fez a captação da sua imagem de EQ, na qual os microfones usados contam muito, não só na respectiva qualidade, mas também na localização relativamente ao(s) altifalantes, assim como à posição da coluna na sala e do tipo de sala em que é feita. Há uns tempos aventurei-me nestas coisas e fiz uma thread sobre o assunto:

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Thomasyoung    472

Boas @jihad não sei qual foi o Topico que sobre o BIAS que abri :) já nem me lembro :)

Mas com um orçamento de 1000€ já vais encontrar bastantes soluções para o que queres.
Se o que queres é um som pesado, devias "tentar" encontrar USADO um Mesa Boogie Mini rectifier por 750€/800€ e depois uma coluna por 200€ se é mesmo som pesado que procuras.

Acredito que existam muitas soluções, mas só posso aconselhar aquilo que já exprimentei.

Poderia dizer-te sem exprimentar esta opção barata :)
https://www.thomann.de/pt/jet_city_amplification_100hdm_bundle_bundle.htm

Tens também a ver em Bundle da cabeça 50 Watts :) e poupas bem mais, mas lá está não exprimentei.

Espero que consigas o que queres já que hoje em dia muita gente compra para depois vender passado poucos meses porque não era bem aquilo que procurava, normalmente aconselho sempre a exprimentar numa loja... Mas não as lojas em Portugal que temos muito pouca coisa por cá.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
jihad    11

@tmo obrigado pela explicação das loadbox. Fiquei curioso em relação à nova da Boss, vou esperar para ver preços. Já ando com o bichinho dos software a bastante tempo, pena nunca ter experimentado nenhum. Na blackfriday a positive grid estava a fazer 50% de promoção. Estava virado para esse software, pois costumo fazer covers e é uma forma de ter o som mais parecido possivel.

On 18/11/2018 at 00:52, tmo disse:

Boas @jihad Sim, o princípio das loadbox é esse, e também o de permitir gravar directamente o amp sem precisares de coluna.

No caso da Captor - https://www.two-notes.com/en/torpedo-captor -  vem incluído software/plugin para carregar IRs (assim muito brevemente são imagens das curvas de EQ de colunas) e com essas IRs fazes a festa na gravação. Este software (de nome Wall of Sound) traz cerca de 16 IRs, mas pode ler os que quiseres, basta arranjares na net, há-os de todos os tipos, à borlix e a pagantes.

Com a Captor precisas de um interface áudio (placa de som) que faça a conversão do sinal áudio analógico em sinal áudio digital (formato usado dentro dos PCs), que os há pelos 100€ já com boa qualidade (procura pela Focusrite).

A nova loadbox da Boss - https://www.boss.info/us/products/waza_tube_amp_expander/ - já tem um áudio interface incluído, carrega IRs e efeitos e só não tira cafés por pouco...

As loadbox originalmente serviam para poder colocar o amp (a válvulas) no prego, à noite num apartamento, não ter nenhuma coluna e dar a carga necessária para que este não queime, convertendo o sinal áudio amplificado para sinal tipo linha. Basicamente aplicam-se resistências para retirar força ao sinal, dissipando a energia extra em calor, mas isto tem mais que se lhe diga obviamente, só que aí já não me meto. O sinal áudio tipo Linha, encaminhava-se para um interface, gravava-se e aplica-se um IR loader (leitor de IRs) com a coluna desejada. O som, no meio de uma mistura torna-se quase imperceptível quando comparado com as técnicas mais tradicionais de gravação, dizem os entendidos.

Actualmente muitas loadbox já incluem atenuador de potência para se poder usar o amp no prego (que é quando as válvulas de potência soam bem, assim se diz) a volumes confortáveis aos ouvidos e aos vizinhos...

Portanto, a minha proposta inicial seria um cabeço à tua escolha, uma destas loadbox e, se necessário, um interface áudio. Vou assumir que já tens headphones para usar inicialmente. Depois, mais tarde podes ponderar comprar coluna de guitarra, com mais calma e até mais informado sobre o que esperar desta ou daquela, pois já as poderás ter testado através de IRs... As colunas para monição em estúdio também podem ser compradas numa 2ª ou 3ª fase, quando já sentires outras necessidades ou tiveres outras possibilidad€$.

Agora, atenção, os IRs de uma mesma coluna não são todos iguais, dependem MUITO da forma como se fez a captação da sua imagem de EQ, na qual os microfones usados contam muito, não só na respectiva qualidade, mas também na localização relativamente ao(s) altifalantes, assim como à posição da coluna na sala e do tipo de sala em que é feita. Há uns tempos aventurei-me nestas coisas e fiz uma thread sobre o assunto:

@Thomasyoung acho q comparaste 3 softwares, e o q te tinha agradado mais tinha sido o BIAS. Em vez do mini rectifier preferia fazer mais um esforço e investia num Mesa Boogie Mark V :wub:

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Thomasyoung    472
há 1 hora, F.Coelho disse:

Comprei este há cerca de 6 meses e estou muito satisfeito.

https://www.youtube.com/watch?v=NcF-QBHK4Ns

@F.Coelho Já tive esse Amp durante um ano e apenas me desfiz dele porque achei que não aceitasse muito bem pedais de overdrive e distorção.

Mas eu sou um gaijo muita esquisito, porque o amp é muito fixe até mudei as valvulas de Pré e ficou melhor, mas mesmo assim nunca fiquei totalmente satisfeito :)  Já o meu Line6 DT25 gosto bastante :) o unico senão do DT25 é o canal clean que podia ser mais brilhante tipo fende.

São gostos, ainda bem que há praí tantas Marcas e Amps diferentes :)

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Laney Lionheart + um pedal pra encorpar e dar sons pesados e tens tudo flexível desde o limpo, passando pelas gamas todas de overdrive... 

Era o que eu comprava com esse orçamento :D

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora