F.Coelho

Backing Tracks - Mais uma forma de produzir

Posts Recomendados:

F.Coelho    199

Já há muito tempo que me debatia com o problema de não encontrar alguns backing tracks, especialmente de temas que não tiveram uma grande divulgação mas que contém solos de guitarra de qualidade.

Um desses temas, por exemplo, é “Time waits for no one”, dos Rolling Stones, onde Mick Taylor executa um solo simples mas de muita beleza.

Com os programas Band-in-a-Box e Audacity resolvi o problema.

Aponto o método de trabalho:

1. Encontrar um “Style” no Band-in-a-Box que se encaixe no tema;

2. Escrever os acordes;

3. Eliminar/acentuar ou atenuar os instrumentos que soam mal;

4. Exportar este tronco principal como ficheiro .wav;

5. Voltar aos acordes e acrescentar, modificar, enriquecer ou manter (sem alterar o comprimento ou o tempo da peça);

6. Reduzir o som de todos os instrumentos a zero, deixando aquele que queremos trabalhar;

7. Seleccionar na biblioteca, o estilo de som mais adequado dentro do enorme universo para este instrumento (Nylon guitar, Dist guitar, Synth Voice, Grand Piano, Crash, Wind, …);

8. Exportar esta faixa como ficheiro .wav;

9. Repetir os passos desde 5. até 8.;

10. Depois de termos uma série de ficheiros .wav, abrimos todos eles no programa Audacity e procedemos à mistura e produção de uma única faixa.

E já está. Podemos obter um Backing Track com múltiplos instrumentos que trabalham vários acordes, dentro da mesma composição. Uma autêntica orquestra.:yes:

Com certeza que haverá no mercado software virado para este assunto. No entanto, como disponho destes dois programas, ao fim de algum tempo encontrei uma solução.

E fica aqui registada a minha experiência.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Egiptogrunge    37

Por vezes encontras as faixas em MIDI, ou feitas para o guitar pro e podes exportar como MIDI. Depois é só abrir com uma DAW e teres VST com sons semelhantes ao que procuras. Claro que geralmente soa mecânico, nota-se a falta de dinâmica, mas para backing track ou pra fazer um karaoke já desenrasca.

• Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
Egiptogrunge    37

Exacto,e fizeste muito bem em apresentar a tua solução. Eu falei nos MIDIs e nos ficheiros guitar pro mais para relembrar alguém mais distraído, pois para a maioria do pessoal do fórum tal não é novidade nenhuma ;)

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora