Danicafd

Dúvidas sobre PA

Posts Recomendados:

Danicafd    14

Boas, tenho uma banda e andamos à procura de um P.A. para a nossa sala de ensaios.

O que temos, para já é:

Uma mesa de mistura Behringer Xenyx 502, a pequenina que só tem uma entrada XLR.

Duas colunas já para aí com 20 anos com por volta de 100 Watts.

Estava a pensar em comprar um amplificador para fazer um sistema Mesa->Amplificador->Colunas.

Estamos a pensar usar isto para amplificar voz e teclado.

As minhas questões são as seguintes:

O amplificador que comprar tem de ter mais de 200 Watts, certo?

Para que parâmetros devo olhar quando estiver a escolher o amplificador?

A impedância que aparece mencionada nas colunas serve para alguma coisa que me interesse?

Obrigado e cumprimentos!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    1547

As colunas são activas? Se sim, não precisas do amplificador para nada, investe antes numa mesa melhor.

Partilhar este post

Link para o post
Egiptogrunge    56

É como o tmo disse. Se as colunas são activas (ou seja têm já um amplificador embutido na mesma, caso não saibam distinguir basta verem se as colunas têm de ser ligadas à electricidade ou não, as que têm são activas) não precisam de amplificador. Se as colunas são passivas precisam de um amplificador, e o mesmo convém ter uma potencia de saída ligeiramente menor que a potência das colunas pois assim evitam queimar as colunas caso estejam a trabalhar no limite das mesmas ou existam picos de potência. Se as colunas têm 100W cada uma diria que precisam de um amp com 150w de potência.

Eu usaria antes colunas activas, talvez com mais um bocado de potência. Têm a desvantagem de terem mais cabos, visto cada uma necessita também de cabo de alimentação eléctrica, mas tem a vantagem de se uma queimar ainda tens outra, não precisas de andar com mais o amplificador atrás, mas por outro lado as passivas são mais leves...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Danicafd    14

Tinha de ideia que precisava de comprar um amplificador com maior potência que a soma das colunas.

Acho que não ia mesmo correr bem então... :wacko:

Obrigado!

Partilhar este post

Link para o post
Egiptogrunge    56

Já queimei colunas de PC (aí com uns 10W) por ligar a amplificador de colunas de gente grande :D:D Mas isso era quando era criança e usava o método super inteligente de tentativa e erro ehehheh
Eu não sou muito entendido, vocês até podem ter um amp de 200W, mas se metem o volume no máximo arriscam-se às colunas dar o berro, quer por a possível existência de picos, nos quais a potência pode ser superior à máxima das colunas, quer por stress devido a estarem a trabalhar perto do máximo durante muito tempo.

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1547

A regra para os amps a válvulas é que a coluna deve ter igual ou maior potência e amperagem que a saída do amp ao qual está ligada. Se trabalhamos em stereo, tem-se em consideração a relação de potência e amperagem de cada canal do amp com a coluna. Quando se diz que um amp stereo tem 100W de potência, ou é o total da soma dos dois canais (o mais comum) ou indica-se que é por canal.

A regra para os amps a válvulas diz respeito mais à segurança do amp do que da coluna propriamente dita. Um transformador queimado é bem mais caro que um speaker e os transformadores queimam se tiverem colunas com amperagens inferiores às saídas. Para o caso das colunas terem amperagem superior, mas potência inferior, aí creio que são as colunas a sofrerem os danos.

Esta regra para os amps a válvulas poder-se-á aplicar linearmente a amplificadores solid state (a transistors, como os de PA), mas creio que serão menos sensíveis às questões da amperagem.

No entanto, é ler os manuais de instrução de cada aparelho, frequentemente disponíveis nos sites das respectivas marcas e, em caso de dúvida, comunicar com a marca a solicitar esclarecimentos.

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    430

Depois de anos a fio a ensaiar e tocar ao vivo com bandas nas mais variadas condições, o meu conselho é não usarem colunas. A não ser que tenham uma sala bem grande e com tratamento acústico muito bom.  

Invistam numa mesa porreira que dê para micar tudo. Ponham os amps afastados e a fazer barulho para bem longe de vocês. De preferência invistam nas novas tecnologias de modeling e toquem guitarra sem amp. Depois cada um investe num amplificador de phones daqueles baratinhos a pilhas que ficam no cinto (a behringer tem uns) e tocam todos baixinho, de phones. 

Acreditem que é muito mais cómodo e têm muito mais noção se a banda soa realmente bem ou não. É que no meio do "cagaçal" tudo soa muito fixe...   

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
Egiptogrunge    56

António isso é bem verdade, na banda de baile que tive neste ano também era assim, mas como não usávamos amps era ainda mais simples. Era pedaleira-mesa-uma equalizaçãozita e in-ears. Tinha-mos um pequeno PA que deixava-mos a tocar bem baixo, era mais para as visitas ou para as bailarinas ;)

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora