Daedus

Fio para rewiring.

Posts Recomendados:

Daedus    1

Boas noites pessoal,

Tenho 2 guitarras para fazer rewiring e estou com algumas dúvidas onde e qual fio hei-de comprar.

Algúem me pode dar umas luzes? Queria evitar comprar na loja do chinês mais próxima e nem sei ao certo o que pedir, haha.

Obrigado e um abraço

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    1732

Bem vindo!

Em tempos usei um cabo "Ether Net" que estava marado e retalhei-o, usava os fios internos e a coisa funcionava perfeitamente. Mais tarde comprei um saco com fios de várias cores na Mauser (cadeia de lojas de electrónica) e não me deve ter ficado por mais de 10€, mas já foi há uns anos. Pessoalmente, tenho preferência por fios unifilares, simplesmente porque assim que se arrumam, ficam no lugar. Há quem prefira os "multicore", porque não se partem tão facilmente... Eu vejo-lhes alguns inconvenientes:

• O descarnar é mais frustrante porque acabamos sempre por levar alguns dos fios atrás, fazendo com que a ponta fique mais frágil.
  • Se tivermos a cavidade da guitarra muito cheia (é o caso das minhas guitarras... loucuras), os multicore funcionam como molas, não dá para os "arrumar" e a consequência é que ficam a fazer força sobre as juntas de solda. Se o descarnar da ponta levou uns tantos fios atrás... já sabemos o resto.

No entanto, cada um é como cada qual e os gostos devem ser discutidos de forma saudável para haver uma partilha de conhecimentos. Apenas desta forma crescemos.

Resumindo, se tiveres cabos informáticos em casa que já não uses por estarem estragados ou obsoletos (com terminais/portas que já não se usam, tipo os cabos de monitor VGA ou os de Porta Paralela para impressora), retalha-os e usa os coloridos que o compõem.

Nas minhas avarias procuro usar sempre cabos coloridos, para não me perder no esquema que estiver a montar.

Entretanto, vou movimentar esta thread para a secção DIY, que me parece mais indicada, boa?

• Gosto 1
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2956

O objectivo de um cabo é conduzir a corrente eléctrica. Se as distâncias forem grandes, aí o problema é mais complicado (capacitâncias, etc). Para distâncias mais curtas, tecnicamente qualquer cabo chega. Não é preciso cabos grossos porque a corrente que passa dos picapaus é muito baixa, portanto não há perda por dissipação assinalável.

Quanto à cena do unifilar e multifilar que o @tmo falou, concordo que o unifilar ajeita-se melhor porque mantém a forma que lhe deres, ajudando à melhor arrumação. No entanto, convém dizer que não gosta de grandes dobragens pois parte-se mais facilmente internamente e podemos nem dar por isso do exterior, nisso o multifilar é muito mais resistente.

Btw: grande ideia essa do cabo de rede, são logo 8 condutores ali à mão a baixo custo.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Daedus    1

Obrigado malta! Lá saquei uns bons fios de uma fan antiga, que até parecem da mesma gauge dos actualmente existentes nos circuitos (ou os poucos que sobraram.. ligados desde 1972..) abraço!

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora