Posts Recomendados:

LuisEmanuel    282

Olá!

Não sei bem se estou a colocar isto no tópico certo...

Se tudo correr como espero, terei dentro de 2/3 meses de fazer o tratamento acústico de uma sala.

A sala ainda é grande. Deverá ser de aproximadamente 50m2. Talvez tenha 8m por 6m, mais coisa menos coisa.

O chão é em azulejo pelo que é horrível para o som. Neste caso, é recomendável o piso flutuante? De que espessura? E por baixo? Aquela "espuma" branca que se costuma pôr é suficiente? Duas camadas? Ou a cortiça faz uma grande diferença? (a ideia é fazer o tratamento e não o isolamento.

Para as paredes, tenho a ideia de colocar umas espumas acústicas nos sítios que me parecerem estratégicos. Tendo em conta que ainda não conheço a sala, talvez seja melhor ouvir primeiro do que estar a fazer conta com X metros de espumas, não? E no que respeita às tais espumas existem espessuras diferentes e formatos diferentes. Têm diferentes tipos de resultados com determinadas frequências ou "biquinhos" das espessuras maiores que puder comprar são os ideais? 

Outro problema prende-se com o facto de haver na sala uma grande janela de vidro. O meu primeiro pensamento era meter uma cortina à frente simplesmente para cortar um bocado de reflexões. Mas acham que devia tapá-la com, por exemplo, cortiça?

Obrigado desde já pela ajuda. Não sou grande entendido nisto (como, aliás, dá para perceber...) 

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
andreb    56

Olá

Envia-me um email para info@someacustica.com que eu posso ajudar-te em algumas coisas

Andre

Citação

O chão é em azulejo pelo que é horrível para o som. Neste caso, é recomendável o piso flutuante? De que espessura? E por baixo?

Piso flutuante sim, podes eventualmente colocar uma manta acústica por baixo para sons de percussão. A versão económica é alcatifa embora não seja de todo profissional

Citação

Para as paredes, tenho a ideia de colocar umas espumas acústicas nos sítios que me parecerem estratégicos. Tendo em conta que ainda não conheço a sala, talvez seja melhor ouvir primeiro do que estar a fazer conta com X metros de espumas, não? E no que respeita às tais espumas existem espessuras diferentes e formatos diferentes. Têm diferentes tipos de resultados com determinadas frequências ou "biquinhos" das espessuras maiores que puder comprar são os ideais? 

Indiferente ser espumas lisas ou piramidais, as lisas até são melhores para a mesma espessura. Solução económica é lã de rocha em molduras tapadas com tecido acústico

Quanto às quantidades depende muito do tipo de som mas para essa área sugeria eventualmente 30 metros quadrados de painéis absorventes espalhados pelo tectos e paredes bem como alguns difusores EPS para tornar o som mais homogéneo e não secar a sala por completo

Citação

Outro problema prende-se com o facto de haver na sala uma grande janela de vidro. O meu primeiro pensamento era meter uma cortina à frente simplesmente para cortar um bocado de reflexões. Mas acham que devia tapá-la com, por exemplo, cortiça?

Cortina é mais que suficiente de preferência cor clara para deixar entrar alguma luz.

• Gosto 2
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    1160

@andreb, também tenho uma questão semelhante para te colocar mas sobre uma situação muito específica, numa sala.

Não se trata do isolamento ou tratamento de toda a sala mas sim de um telhado.

Depois me dirás se preferes que abra outro tópico ou se (caso o @LuisEmanuel não se aborreça com a usurpação) podes dar por aqui umas opiniões "superficiais" pois não te vou pedir um serviço profissional grátis. Obviamente.

A questão é a seguinte:

Tenho uma casa isolada que pretendo tratar acusticamente. Não tenho dificuldades sérias nesse aspecto mas há um detalhe que me está a complicar os cálculos.
O telhado, em telha portuguesa, tem duas "frentes" cujas inclinações pretendo acompanhar no tecto interior. Vejo os barrotes e ripas no interior e pretendo cobri-los com tecto que isole de variações de temperatura e do som (principalmente do barulho da chuva nas telhas).

Considerei vários materiais para o tecto mas não sei o que é que se deve aplicar em primeiro lugar, por baixo (no interior) das ripas e barrotes que suporte eventuais infiltrações e que sirva como primeira frente de isolamento.
Uma vez que pretendo que o tecto interior acompanhe as inclinações do telhado, como é que isto se faz? Qual é o primeiro material a colocar sob as telhas?

Grato antecipadamente por alguma dica.
Como disse, se quiseres e se o @LuisEmanuel preferir, abro outro tópico.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
LuisEmanuel    282

Para mim não há qualquer problema! Vamos aprendendo mais assim!

há 18 horas, andreb disse:

Olá

Envia-me um email para info@someacustica.com que eu posso ajudar-te em algumas coisas

Andre

Piso flutuante sim, podes eventualmente colocar uma manta acústica por baixo para sons de percussão. A versão económica é alcatifa embora não seja de todo profissional

Indiferente ser espumas lisas ou piramidais, as lisas até são melhores para a mesma espessura. Solução económica é lã de rocha em molduras tapadas com tecido acústico

Quanto às quantidades depende muito do tipo de som mas para essa área sugeria eventualmente 30 metros quadrados de painéis absorventes espalhados pelo tectos e paredes bem como alguns difusores EPS para tornar o som mais homogéneo e não secar a sala por completo

Cortina é mais que suficiente de preferência cor clara para deixar entrar alguma luz.

Muito obrigado! Vou entrar em contacto! 

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
andreb    56

lá viva,

Só vi o teu post agora...

Esse tecto interior é tecto sanduiche ? Com XPS ? Pladur hidfrófugo ?

Geralmente aplica-se material de amortecimento de sons de percussão logo debaixo das telhas, podes sempre aplicar uma manta de percussão e

outra de geotextil por debaixo das telhas originais por exemplo

On 3/21/2019 at 08:48, resolectric disse:

@andreb, também tenho uma questão semelhante para te colocar mas sobre uma situação muito específica, numa sala.

Não se trata do isolamento ou tratamento de toda a sala mas sim de um telhado.

Depois me dirás se preferes que abra outro tópico ou se (caso o @LuisEmanuel não se aborreça com a usurpação) podes dar por aqui umas opiniões "superficiais" pois não te vou pedir um serviço profissional grátis. Obviamente.

A questão é a seguinte:

Tenho uma casa isolada que pretendo tratar acusticamente. Não tenho dificuldades sérias nesse aspecto mas há um detalhe que me está a complicar os cálculos.
O telhado, em telha portuguesa, tem duas "frentes" cujas inclinações pretendo acompanhar no tecto interior. Vejo os barrotes e ripas no interior e pretendo cobri-los com tecto que isole de variações de temperatura e do som (principalmente do barulho da chuva nas telhas).

Considerei vários materiais para o tecto mas não sei o que é que se deve aplicar em primeiro lugar, por baixo (no interior) das ripas e barrotes que suporte eventuais infiltrações e que sirva como primeira frente de isolamento.
Uma vez que pretendo que o tecto interior acompanhe as inclinações do telhado, como é que isto se faz? Qual é o primeiro material a colocar sob as telhas?

Grato antecipadamente por alguma dica.
Como disse, se quiseres e se o @LuisEmanuel preferir, abro outro tópico.

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    1160
há 4 horas, andreb disse:

lá viva,

Só vi o teu post agora...

Esse tecto interior é tecto sanduiche ? Com XPS ? Pladur hidfrófugo ?

Geralmente aplica-se material de amortecimento de sons de percussão logo debaixo das telhas, podes sempre aplicar uma manta de percussão e

outra de geotextil por debaixo das telhas originais por exemplo

Olá André!
Não sei o que é tecto sanduiche.
Na realidade aquilo não tem tecto. Só tem telhas com as respectivas ripas e barrotes.
Quero isolar por dentro, criar um tecto isolado termicamente e acusticamente mas acompanhando as duas inclinações do telhado.
Referes o XPS e já vi qualquer coisa sobre esse material. Deduzi que para este caso o ideal seria o XPS SL mas não percebi exactamente se essas placas se aplicam imediatamente por baixo das telhas, entre as ripas. Nunca peguei em placas de XPS e estou um bocado na dúvida.
E estou a aprender! Qualquer dia abro uma empresa de montar telhados :D

Se puderes esclarecer, agradeço!

Partilhar este post

Link para o post
andreb    56

Olá viva,

tecto sanduiche é tecto metálico com um isolamento térmico no meio, tens ai a imagem em baixo

XPS é tipo esferovite azul conhecida mais como Roofmate. Isto faz isolamento térmico mas não acústico.

para isolamento acústico tens mantas MLV (manta de lã de vidro Knauf) ou ou à base de espuma para sons de percussão

http://www.someacustica.com/products/dba-ul-foam/

Para sons aéreos podes usar lã de rocha e depois o pladur hidrófugo. 

Deixo aqui umas imagens

b_prodotti-74110-rel019ded72c22b4ee6bd665dfbc05ea6fd.jpg

Screen Shot 2019-04-02 at 13.07.30.png

Screen Shot 2019-04-02 at 13.07.56.png

• Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
andreb    56
há 9 horas, jorgeteixeira disse:

@andreb julgo que o XPS (poliestireno expandido extrudido) também é utilizado como meio de  isolamento acústico.

Não, é geralmente usado como isolamento térmico. Eu pelo menos nunca vi, geralmente usa-se lã de rocha e ou vidro ou espumas acústicas 

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    1160

Obrigado @andreb!

De facto o meu problema principal, para começar, é o que devo pôr por baixo das telhas. Ou melhor, era o problema principal e que começa a deixar de ser problema pois estou a ficar esclarecido.

Depois de decidir então o que (e como) colocar o material ideal imediatamente abaixo das telhas, passo para a parte que não me está a preocupar tanto e que é a dos materias adicionais para tratar e isolar acusticamente. Aí tenho mais facilidade.
A parte que me atrapalha mais é a de não saber que materiais poderiam estar aplicados directamente sob as telhas, aguentando com sol directo e chuva intensa.
Aquele sítio é um micro-clima com uns 2 Km onde a temperatura oscila entre os -8 e os 40.

Estou ajudado, agradeço-te muito, André. Obrigado ao @LuisEmanuel pela autorização para usurpar o tópico e obrigado pelas dúvidas, questões e esclarecimentos adicionais que possam entretanto surgir.
O @jorgeteixeira refere algo que eu também pensava ser verdade portanto, é sempre bom questionar.
Parece-me que o XPS SL é recomendado pela Soprema só para isolamento térmico, sendo também hidrófobo. Mas não se tratam dessas placas azuis e sim de umas alaranjadas (a julgar pelo catálogo pois nunca vi nenhuma)

Se este projecto avançar, ou assim que avançar, actualizo-vos sobre os progressos.

Obrigado!

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora