paulosergio

É ou não um cover ou clone

Posts Recomendados:

paulosergio    401

Há tempos, num forum musical, alguém postou que gostava muito da banda Barclay James Harvest e o seu tema preferido era Poor Man s  Moody Blues. ao que eu respondi que curiosamente era um cover. Depois da admiração inicial, alguém respondeu: não senhor, o tema está registado como original!!

Quem já ouviu Night in White Satin dos Moody Blues vs Poor mans Moody Blues dos Barclays James Harvest, tira as suas conclusões. A questão é que a música foi registada como original, pelos BJH e, quanto a mim, não é mais que uma versão ou adaptaçào, com uma letra diferente. Ou seja não deveria ter sido registada como tema original.

Ora vejamos:

Qual a vossa opinião?

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
hypermnesium    1187

Não é um cover, usa o original como inspiração propositadamente, não é uma cópia, não é um cover/versão, é simplesmente inspirada em, daí o nome do tema.

Citação

John Lees wrote this hauntingly beautiful love song, although its inspiration was anything but beautiful. A music journalist had alluded to Barclay James Harvest as a poor man's Moody Blues, which obviously irked the lead guitarist, so he based this on the Moody's classic "Nights in White Satin." The melody though is entirely different, and attempts to sing the words of the latter to the tune of the former do not work, which is Lees' polite way of telling this journalist what he thought of his claim.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
paulosergio    401
há 30 minutos, hypermnesium disse:

Não é um cover, usa o original como inspiração propositadamente, não é uma cópia, não é um cover/versão, é simplesmente inspirada em, daí o nome do tema.

Eu também li isso, mas não concordo. Os BJH tiver um enorme sucesso com o tema. Que não era deles! Isso de dizer que foi inspirado em, e tal, e depois ter a mesma estrutura, basicamente o mesmo refrão e melodia... Na essência, a melodia e o sentimento que carrega é o mesmo! Acho que foi um aproveitamento, um golpe.

Não te parece?

Partilhar este post

Link para o post
hypermnesium    1187

Honestamente não. Não considero que as semelhanças que encontro no tema, que as há sem dúvidas, sejam suficientes como para dizer que é uma cópia descarada, aproveitamento indevido, plágio, etc.

Partilhar este post

Link para o post
F.Coelho    263

No espaço quântico e na teoria dos universos paralelos existem infinitas possibilidades e uma delas é os Moody Blues terem plagiado os BJH :D.

Sem dúvida que têm a mesma base. Consigo cantar uma música sobre a outra. Mas são, no meu entendimento, ambas belas.

Isto dos plágios é uma chatice. Num daqueles mundos que referi, desconhecem a palavra plágio. Tudo o que é criado é posto ao serviço da humanidade e é a humanidade a dona de tudo. As pessoas têm a subsistência garantida porque não precisam de comer e o clima é tão ameno que dormem ao relento. As pessoas são fortes e não contraem as poucas doenças que existem... e blá, blá, blá.

(Ps: Uma saudável provocação)

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
paulosergio    401

Sem dúvida que ambas são belas. Diria mesmo que gosto bastante da "versão" dos Barclay James Harvest. Mas...ir buscar a essência de um tema, põr-lhe uns enfeites por cima, adocica-lo  um pouco e vendê-lo como se fosse seu, não acho de todo correto. Cada tema tem uma essência, podemos tocar o mesmo tema ao vivo, e fazer n variantes, mas não deixa de ser quem ė. 

Digamos que foi roubada a bicicleta, pintada e mudados os pneus e vendida como nova...acho mal....

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
paulosergio    401
há 11 horas, F.Coelho disse:

Por falar em BJH, o ritmo da guitarra em partes deste tema:

https://www.youtube.com/watch?v=7bVzpGIzSzs

fez-me lembrar este:

https://www.youtube.com/watch?v=5IpYOF4Hi6Q

são diferentes. Mas quando o cérebro puxa uma coisa por outra...

O ritmo de uma faz lembrar a outra? Até nem acho muito. 

Embora seja só um exemplo que estejas a dar, no caso dos temas atrás referidos não me parece que seja apenas um "faz lembrar", mas o ir buscar um tema, fazer-lhe uma operação e ficar a parecer outro.

Na Teoria das cordas que referiste, todo o universo está ligado e interrelacionado. E num mundo perfeito, não haveriam direitos de autor? Talvez, mas neste mundo, fazer um tema como Nights in White Satin é um grande momento de inspiraçào. Quem o teve, merece todo o crédito e apenas ele.

Partilhar este post

Link para o post
amrest    110

Acho que uma foi inspirada na outra e não se trata nem de cover nem de clone.

São dois temas que ouvi (e dancei) muito na minha juventude e qualquer banda de baile, quando ainda as bandas de baile não tocavam pimbas, tocava pelo menos uma destas músicas e nos bailes de garagem eram presença obrigatória.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora