paulosergio

É ou não um cover ou clone

Posts Recomendados:

paulosergio    401
há 2 horas, amrest disse:

Acho que uma foi inspirada na outra e não se trata nem de cover nem de clone.

São dois temas que ouvi (e dancei) muito na minha juventude e qualquer banda de baile, quando ainda as bandas de baile não tocavam pimbas, tocava pelo menos uma destas músicas e nos bailes de garagem eram presença obrigatória.

Obrigado pela opinião. Ė certo que para a história ficou isso, ou seja, os BJH supostamente inspiraram-se no tema dos MB e fizeram, ao que consta, um tema diferente.

Mas, por ter mudado a letra, abrandado um pouco o ritmo, ou mesmo ter feito umas variantes, não faz disso um tema original. 

A essência do tema, não mudou. Eu acho que os BJH tiveram mt sucesso com um tema em que não foi deles a inspiração para o fazer.

O esqueleto e a alma da música são iguais. Não te parece?

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
amrest    110
há 5 horas, paulosergio disse:

Eu acho que os BJH tiveram mt sucesso com um tema em que não foi deles a inspiração para o fazer.

É um ponto de vista muito válido e interessante e com o qual também concordo.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
hypermnesium    1187
há 20 horas, paulosergio disse:

O esqueleto e a alma da música são iguais. Não te parece?

Pelo próprio conceito da música, é normal que assim seja, ainda que eu não diria iguais, diria parecidos.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
paulosergio    401
On 26/03/2019 at 10:50, hypermnesium disse:

Pelo próprio conceito da música, é normal que assim seja, ainda que eu não diria iguais, diria parecidos.

De qualquer forma os BJH assumem perfeitamente que pegaram no tema, inspiraram-se nele e até o nome do tema se refere aos Moody Blues. 

Portanto, foi propositado. O que não me parece muito correto ė que os Moody Blues não têm culpa da comparação que lhes foi feita. E o resultado? Um tema de enorme sucesso, que foi criado baseado num outro que já existia. Daí que, na sua essência, o tema dos BJH  teve um enorme sucesso " à custa" dos Moody Blues, "à custa" de um momento de inspiração que não pertencia aos BJHarvest.

O "tecido" musical também tem destas coisas que tornam difícil comprovar um plágio.

Partilhar este post

Link para o post
xamonix    3

Não analisei bem mas parece-me que a música dos BJH tem uma sequência de acordes igual (pelo menos no ínicio), o que não faz da música do BJH nem uma cover nem uma cópia. Aliás este vídeo é elucidativo quanto a isso:

• Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
paulosergio    401
há 8 horas, xamonix disse:

Não analisei bem mas parece-me que a música dos BJH tem uma sequência de acordes igual (pelo menos no ínicio), o que não faz da música do BJH nem uma cover nem uma cópia. Aliás este vídeo é elucidativo quanto a isso:

Boas. Obrigado pelo comentário.

Cover não é, sem dúvida. Eu acho é que houve um aproveitamento de um tema,  que foi modificado, mas nunca deveria ser considerado um original. O vocalista dos BJH pegou no tema,inspirou-se nele, e fez outro tema. Mudou a letra, atrasou o ritmo e propositadamente mudou-lhe o aspecto.

Mas isso dá direito a que se considere um tema original? Há muito boa gente que nem conhece o tema dos Moody Blues e apenas conheça esta versão dos Barclay James Harvest.  Na minha opinião é apenas uma versão e não um original.

Partilhar este post

Link para o post
F.Coelho    263

Progressões de acordes...

São limitadas, pois o universo dos acordes básicos é um número finito... e curto.

Partilhar este post

Link para o post
xamonix    3

Pois aí reside a magia da música.... as notas são só sete (mais bemóis e sustenidos) e no entanto vê os milhões de músicas diferentes que se fizeram (e fazem) com elas.

Partilhar este post

Link para o post
paulosergio    401
há 15 horas, F.Coelho disse:

Progressões de acordes...

São limitadas, pois o universo dos acordes básicos é um número finito... e curto.

Verdade. Mas acho que não se trata apenas de uma sequência de acordes igual. Nesse caso, há milhares ou milhões de músicas com a mesma sequência.

há 13 horas, xamonix disse:

Pois aí reside a magia da música.... as notas são só sete (mais bemóis e sustenidos) e no entanto vê os milhões de músicas diferentes que se fizeram (e fazem) com elas.

É verdade.

Para quem não conhece a história por detrás destas músicas, Os Barclays James Harvest foram comparados aos Moody Blues como os pobres Moody Blues. Na sequência disso, o vocalista e guitarrista dos BJH pegaram no melhor tema dos Moody Blues e desse tema fizeram outro parecido, o tal Poor Mans Moody Blues. Acontece que tiveram um enorme sucesso, sucesso esse baseado num tema que já existia.

Na minha opinião, as alterações que fizeram, nomeadamente da letra, não conferem ao mesmo alguma originalidade.

Eu se roubar um carro e o modificar, não o devia vender como se fosse meu.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora