May

LP Studio ou PRS S2 Singlecut

Posts Recomendados:

May    69

Boas a todos,

antes de mais frisar desde já que não é um tópico Gibson vs PRS. Ambas as marcas têm os seus méritos, defeitos, etc :)

Eu vou comprar uma guitarra tipo LP ou Singlecut. Neste momento deparo-me com duas opções:

- Gibson Les Paul Studio 2016 T

- PRS S2 Singlecut 2014

Ambas em loja nacional. A LP Studio fica por menos 300 EUR que a PRS S2. Gosto das duas mas tenho o problema de não poder comprar as duas. A Gibson é praticamente 100% material USA, nitro e com case. A PRS S2 é USA mas o tremolo, pickups, tuners são Korea e o acabamento é uma base polyester com topo em uretano. Não traz case mas sim gig-bag. Toquei nas duas e a PRS "toca-se sozinha" mas a escala mais curta da Gibson também se deixa tocar lindamente.

Fui com a ideia de comprar a PRS mas não consigo ultrapassar o facto da LP Studio, neste momento, por menos 300 EUR(!) me parecer um melhor valor em termos do "package". A PRS é mais confortável. Em termos de som acho-a mais genérica e o "coil-tap" pareceu-me diminuir consideravelmente o volume.

Eu sei que é um "bom dilema" mas caraças... :):) E agora?

Abraço a todos!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
pgranadas    2286

É mesmo um dilema, mas se há uma que te deu mais prazer a tocar, isso significa algo e pode ser determinante. O ponto mais importante numa guitarra, é se ele te chama para ser tocada em vez de ficar a enfeitar um canto. 

Pouco importa se é feita nos USA ou na coreia. IMHO

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
pipes    3609

Nunca toquei nessa PRS, mas todas as LP Studio com que já toquei, eram tanques de guerra. Pau para toda a obra.

De frisar que eram dos anos '90. Não sei como estão as Studio mais atuais...

Partilhar este post

Link para o post
ncarmona    463

Olhando para as specs e já tendo tocado em PRS's (não a S2) e LP Studio eu iria sempre para a PRS. Olhand para as specs da PRS S2 e conhecendo a qualidade de construção das duas marcas, a PRS S2 mais que justifica a diferença de preço. Mesmo que fosse uma PRS SE, eu iria para a PRS e fazia os upgrades que achasse importantes (no meu caso, afinadores e pickups sendo que o faria também caso comprasse uma LP Studio).

Feita a avaliação racional, vem outra parte importante: qual a que tiras mais prazer tocar. LP e PRS single cut têm "feels" muito diferentes. A maneira como elas vibram na mão e no corpo, como as cordas reagem (até porque têm comprimentos de escala diferentes), o look... Tudo isso são coisas que nos dão prazer a tocar uma guitarra e nos põem a tocar guitarra em vez de ir para os copos ou ver TV. Se conseguires experimentar, melhor.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
LuisEmanuel    282

Sem me alongar, já toquei em várias PRS mas não numa S2, a LP Studio já experimentei. Eu optaria pela PRS se tivesse os 300€ da diferença (e não olhava mais para trás!)... 

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2922

Nunca toquei numa PRS, mas já toquei numa PRS SE e fiquei impressionado com o nível de som, construção e acabamentos, tendo em conta que é MIK. Portanto imagino o nível de uma PRS "de facto".

Agora... Gibson LP é a cena. O "mojo", mesmo sendo studio. "Only a Gibson is good enough" :ph34r:

81nZiz0Bn1L.jpg

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
hypermnesium    1184

Lendo o teu post, acho que já fizeste a escolha mas estás á procura de uma justificação lógica para soltar esses 300€ extra da PRS :P

Tu gostaste mais do feeling e da forma de tocar da PRS e se á partida, tudo o que não é passível de ser substituído/melhorado num futuro consideras melhor na PRS que na Gibson, o investimento na PRS está justificado. Além disso, o factor gozo no fundo é o que mais importa, escolhe a guitarra que mais gozo te dê a tocar.

Já agora, o @pipes tem muita razão, as LP Studio dos 90's eram realmente tanques, nada a ver com as mais "modernas". Lembro-me de tocar num par de Studio nessa época e de adorar as guitarras. 

• Gosto 4

Partilhar este post

Link para o post
jlcosta    724
On 3/29/2019 at 10:30, hypermnesium disse:

Lendo o teu post, acho que já fizeste a escolha mas estás á procura de uma justificação lógica para soltar esses 300€ extra da PRS :P

Tu gostaste mais do feeling e da forma de tocar da PRS e se á partida, tudo o que não é passível de ser substituído/melhorado num futuro consideras melhor na PRS que na Gibson, o investimento na PRS está justificado. Além disso, o factor gozo no fundo é o que mais importa, escolhe a guitarra que mais gozo te dê a tocar.

Subscrevo ;)

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1682

Relativamente à diferença de volumes entre Humbuckers e Single coil, é expectável e presente em todas as guitarras que tenham "Coil Split" em humbuckers "convencionais" passivos. Resolve-se o problema facilmente com um compressor, tanto à frente como atrás do preamp (caso o teu amp tenha loop para efeitos).

Relativamente à amplitude de timbres que cada guitarra debita, permite-me dizer que caso sejam ambas no formato HH (não fui ver, a Gibson será, a PRS não sei), ambas têm as mesmas possibilidades considerando um investimento pessoal no artilhar a dita guitarra com um circuito ao teu gosto.

Posto isto no teu caso, guiar-me-ia pelo conforto ergonómico e estético.

Pessoalmente, a assim no ar porque não tenho experiência com nenhuma dessas guitarras, atirava-me à PRS simplesmente porque não gosto da Gibson :D... qual mojo qual carapuça... Na grande maioria dos casos das Gibsons que me passaram por um curtíssimo tempo pelas mãos, era só Hype, qual mojo qual quê...

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Super_Sumo    1

Já toquei em modelos similares da Gibson e da  PRS

As guitarras têm um feeling diferente, Gibson tem um estilo mais classico vintage enquanto a PRS toca melhor coisas modernas e com mais gain. Portanto depende muito do teu estilo e qual sentes que se adequa mais a ti.

São as duas boas guitarras ; )

Neste momemnto prefiro a Gibson noto que tem um som com mais corpo e prefiro o feeling do neck. Mas também já tive uma PRS ptt xD.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora