tiagocunha

Guitarra em cortiça expandida

Posts Recomendados:

mpexus    629
há 2 horas, tmo disse:

... eu critico a tese de Mestado. É óbvio que não lhe tive acesso nem lhe conheço os contornos e limitações, MAS num mestrado de DESIGN de PRODUTO apresentar um resultado (que é para o caso UMA GUITARRA) em que partes do Design/Conceito são IGUAIS e imagem de marca de outras GRANDES MARCAS... eh pah, faz-me uma comichão do caraças.

Só para relembrar, sinto-me enganado pelas notícias...

É um dos problemas que vejo em Mestrados. Vais defender a tese do que quiseres mas as pessoas que te avaliam nada percebem do assunto ao qual vão avaliar.

Tivessem sido Luthiers a avaliar e possivelmente o resultado teria sido bastante diferente.

Eu quando vi esta noticia a aparecer primeiro nas redes cliquei curioso e senti-me também defraudado.  É uma Telecaster com uma peçazitas  de Cortiça quando pensei que todos os materiais à excepção dos Metais fossem em Cortiça, Corpo Neck e Fretboard e Botões.

Se daqui poderão advir coisas praticas? Podem, os Botões, os Tunning Pegs e tudo o que seja Plásticos pode ser substituído muito possivelmente por esta forma de Cortiça. No entanto se usar carradas de Colas ou similares para fazer com que o Material seja resistente, então não vejo qual a mais valia em relação ao Plástico.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    1662
há 5 horas, ncarmona disse:

Só para aproveitar a maré de guitarras com design "à frente", lembro só estes dois exemplos recentes:

Relish Guitars

Hartung Guitars

Isso é DESIGN, assim como as que sugeri anteriormente...

Partilhar este post

Link para o post
tiagocunha    442

@xtech Podias só mudar o nome da thread para "Guitarra em cortiça expandida"? Aquele "s" está a fazer-me confusão :D

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2920
há 2 horas, tiagocunha disse:

@xtech Podias só mudar o nome da thread para "Guitarra em cortiça expandida"? Aquele "s" está a fazer-me confusão :D

Done!

• Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
ncarmona    462
há 11 horas, tiagocunha disse:

«reduz em 75% a utilização de madeira no corpo da guitarra»

Duvido. Se o braço e o centro da guitarra são em madeira, a parte de cortiça deve representar 25% a 40% do volume (e peso, caso fosse toda em madeira) da guitarra. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Egiptogrunge    68

Eu cá acho uma excelente iniciativa. Temos de mudar um pouco a mentalidade do "bota a baixo", dar valor a quem se mexe e faz acontecer. Se saiu algo fraco, pra próxima sai melhor, se não tiver a iniciativa é que não sai nada.

Agora temos de perceber que vivemos numa época de marketing, é mais importante parecer que ser. Não lendo a tese não podemos estar para aqui a dizer se é boa ou não. Não sabemos o propósito, os objetivos, as conclusões.

Que o rapaz tenha sucesso e que as guitarras soem bem.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
hypermnesium    1184
há 1 hora, Egiptogrunge disse:

Eu cá acho uma excelente iniciativa. Temos de mudar um pouco a mentalidade do "bota a baixo", dar valor a quem se mexe e faz acontecer. Se saiu algo fraco, pra próxima sai melhor, se não tiver a iniciativa é que não sai nada.

É uma boa iniciativa? Sem dúvida.

Temos de mudar um pouco a mentalidade do "bota a baixo", dar valor a quem se mexe e faz acontecer. Se saiu algo fraco, pra próxima sai melhor, se não tiver a iniciativa é que não sai nada.

Não é mentalidade do bota abaixo, é crítica. Por alguém ter iniciativa, não significa só por si que tenho que elogiar, gostar, estar de acordo... É esta crítica, ou espírito crítico que ultimamente faz muita falta na nossa sociedade.

Agora temos de perceber que vivemos numa época de marketing, é mais importante parecer que ser. Não lendo a tese não podemos estar para aqui a dizer se é boa ou não. Não sabemos o propósito, os objetivos, as conclusões.

Há muito que vivemos numa época de marketing, á mulher de César não basta ser, tem de parecer. Baseando-me só nas notícias e nas fotos que podemos ver, sem querer entrar na tese em si, não entra isto numa lógica de publicidade enganosa?

Ou seja, em primeiro lugar, não é uma guitarra de cortiça, em segundo lugar, não vejo como se reduz em 75% o uso de madeira tal como diz o @ncarmona, em terceiro lugar, tendo em conta onde se usa a cortiça acho complicado usar essa guitarra como protótipo para avaliar as capacidades sonoras do material.

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
Egiptogrunge    68

Eu basicamente concordo com a maioria das criticas aqui apresentadas. O que acho mal é que as críticas parecem estarem a ser apontadas, ainda que possivelmente de forma inconsciente, ao rapaz e à guitarra em si. Quando o que temos de criticar são as notícias. Sabem bem como são as notícias, muitas vezes, ou melhor, na maioria das vezes são deformadas de forma a obterem mais likes/clicks.

Agora se este paleio todo (como o de ser a 1ª guitarra ser em cortiça..) tiver proveniência do rapaz, aí sim temos de criticar.

Concordo que faz falta sentido crítico à sociedade, e que muitas vezes "passamos paninhos quentes", mas penso que mais do que isso somos excelentes a "botar a baixo" e medíocres a ter iniciativa...

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1662

No link que o @tiagocunha postou ainda agora há um entrevista ao rapaz... vejam o filme. O próprio rapaz diz que as qualidades do timbre da guitarra se devem à cortiça. A "entrevista" é um chorrilho de nadas. Pouco ou nada se aproveita dali excepto a oportunidade de ouvir a guitarra.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora