tiagocunha

Guitarra em cortiça expandida

Posts Recomendados:

On 20/02/2020 at 02:46, CarlosC disse:

não quero ser "mauzinho" mas vi tanta conversa. 
para mim nos meus instrumentos, não ser em madeira não é aceitável. 
se fosse rico e nem tivesse que tocar em qualquer lugar ou ambiente que não controlo, trocava 3 dessas por uma muito bem feita à mão por um individuo que fosse extraordinário nessa arte de forma consistente ao longo de décadas cujo nome tivesse reputação e prestigio associados.  (provavelmente tinha que vender o carro e um rim) 

ahah provavelmente não teria de se desfazer do rim pois faz falta

um luthier com décadas e um nome muito bem consilidado é caro sim mas existem muito bons por ai .

Hoje em dia com 10 anos de experiencia um luthier consegue tanto ou melhor que a 50 anos pois existem cursos, livros etc que no passado não existia.

e sabe de uma coisa, hoje os grande colecionadores estão a comprar guitarras a luthiers como duque "so" tem 10 anos de mercado sabe porque??

eu explico, eu conheço varios e que tem varios instrumentos de valores que nem a sua casa, 2 rins e carro conseguem pagar, provavelmente ficaria ainda a dever dinheiro :P , ja tive hipótese de pegar em guitarras m que o seu dono tinha pago 60.000£ por elas e ja tinham recebido propostas para venda no 2x do valor e não venderam e sabe que mais? esse sr comprou me uma guitarra, eu perguntei... mas eu sou um ze ninguém porque quer uma minha??? resposta foi " é negocio amigo José, hoje pago 3000£ pela sua guitarra daqui a 10 ou 15 anos quando o seu nome estiver la no alto ela valera ainda mais"

adicionando a isto eu tive com uma guitarra construída sr Romanillos e vendida em 1973 pela quantia de 300£ o seu dono tocou com ela uns anos, tinha mais guitarras e foi tocando com todas, e a 2 anos colocou a a venda... o valor dela não era tão alto pois ele estava a querer vender tudo o que tinha la pelas razoes dele e ate vendeu barato, mas mesmo assim vendeu por 35.000£ e teve a guitarra a venda aproximadamente 30minutos :)

claro que estamos a falar quem tem interesse neste tipo de negocio :)

não venda o rim :)

JM 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
CarlosC    65

Devido a já ter tido contacto com alguns instrumentos um pouco fora do normal é que fiquei com curiosidade.

Agora a parte do investimento já é outro assunto que não tem muita relação com a performance musical do instrumento e com o meu interesse em certas madeiras e técnicas de construção mais puristas, etc. Sei bem que há um mercado de coleccionadores e com valores até bastante mais elevados. 

Creio que a ultima Zeidler inacabada que depois foi finalizada por diversos outros Luthiers de renome mundial esteve à venda por $100 000.

Para não falar de uma D'aquisto (das quais as Peerless "tentam" ser uma cópia) que está avaliada em $250 000. 

Agradeço o concelho que é bastante sensato e com o qual concordo. Há valores que se tornam especulativos. 

Claro que certos nomes tornam-se marcas devido a uma confiança associada a um padrão de qualidade espectado nesses instrumentos.

Mas isto já nos desvia muito dos materiais alternativos na construção de instrumentos. Acho difícil não se recorrer ao tampo em abeto.

Partilhar este post

Link para o post
On 12/03/2020 at 03:53, CarlosC disse:

Acho difícil não se recorrer ao tampo em abeto.

cedro é muito usado, eu uso muito quando faço lattice bracing mas também com o tradicional fan bracing.

Partilhar este post

Link para o post
CarlosC    65
On 15/03/2020 at 21:36, jm.customguitars disse:

cedro é muito usado, eu uso muito quando faço lattice bracing mas também com o tradicional fan bracing.

Sim é verdade, cedro é bastante comum.Mas em archtops, se o tampo for esculpido a malta quer sempre "spruce tops" e "maple backs". 

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora