xtech

[Desafio VS] - Jack and Danny Telecaster vs Squier Affinity Telecaster

Posts Recomendados:

xtech    2893

Hoje estava a pensar nas dúvidas que a malta muitas vezes tem sobre guitarras equivalentes mas de marcas diferentes. Como já nos passaram pelas mãos variadíssimo material ( GASeados :D ), achei interessante que pudéssmos criar um conjunto de tópicos a comparar 2 materiais equivalentes.

E sendo assim, chuto o primeiro: um desafio de telecasters low end: 

Jack and Danny Telecaster vs Squier Affinity Telecaster. 

j-und-d-electric-guitar-tl-natural-tele-shape-natural_1_GIT0000934-000[1].jpg vs27616-squier-affinity-telecaster-in-butterscotch-blonde[1].jpg

Cá vamos então...

brace-yourselves-the-gk35e0.jpg

Características:

Ambas as guitarras que me passaram pelas mãos tinham características muito semelhantes: picapaus anónimos, corpo em alder, braço em maple. Bolt-on neck, afinadores e hardware também ele anónimo. A J&D tinha acabamento natural, apenas com um verniz (bastante grosso, diga-se) enquanto que a a Squier tinha um acabamento "blonde" - para disfarçar o que com muita atenção se conseguia ver: o corpo feito de um retalho de 6 peças coladas... :nojento: A j&D tinha menos: 3. Menos mal. Além disso o corpo da Jack and Danny era full-size, ou seja, a grossura era mesmo igual ao de uma Telecaster digna desse nome. A Squier Affinity tinha um corpo "magrinho". A Squier tinha um braço mais fino, mais ao meu gosto, mas como se sabe, gostos são relativos e não posso considerar isso uma vantagem ou desvantagem.

Vencedora: Jack and Danny.

Construção:

No geral, ambas eram razoáveis e apresentavam algumas falhas na pintura/verniz com alguns pontos mais baços. Na J&D o braço tinha alguns trastos mais ásperos nos bordos, e o exemplar que eu tinha, tinha o verniz estalado perto do braço. Normalmente não é crítico, mas talvez os parafusos não tivessem sido apertados com o torque certo, e essas diferenças, mesmo que mínimas, podem ter ajudado a isso. Excluindo a pintura, a Squier não tinha falhas óbvias: braço bem acabado, trastos suaves, não trastejava nada. Acima da média. Com o tempo as porcas do "socket" do jack ficaram soltas em ambas.

Vencedora: Squier

Som:

Aqui os dados voltam a inverter-se: apesar de nenhuns pickups serem especialmente bons, a Jack & Danny soava a telecaster, inclusivamente aquele "click" metálico do ataque que as teles têm. Já a Squier soava a... morta. Não consigo explicar se era pela menor grossura do corpo ou outra coisa qualquer, mas simplesmente não soava. Soava a um som "genérico", apagado e sem brilho. Como tenho um Dimarzio Twang King para o neck de telecaster em casa, cheguei a colocá-lo em ambas. E soava diferente em ambas, muito melhor na J&D, excelente mesmo. Já na Squier, soava algo melhor que o pickup stock, mas ainda assim, muito apagado. Há qualquer coisa na Squier que não "bate" nem a deixa soar bem, provavelmente a sua construção. Será o corpo magro? Constituído por muitas peças de madeira colada? Será o hardware? Não sei, mas simplesmente não soa.

Vencedora: Jack and Danny

Conclusão

A Squier é boa para quem tem mãos pequenas, para quem está a aprender e quer uma guitarra leve, fácil de transportar e fácil de tocar. Não tem grandes falhas, mas não soa a telecaster, tem um som muito apagado e sem carácter. Já a J&D pode ser uma excelente base para upgrades, e portanto eu recomendaria para guitarristas mais experientes. Uma visita ao luthier para dar um acabamento aos trastos e um upgrade de pickups fará soar muito melhor esta guitarra. Convém também dar uma vista de olhos ao aparafusamento do braço, reaparafusando para homogeneizar a tensão dos parafusos e evitar estaladelas no corpo.

Estejam à vontade para criar mais tópicos do género, e para acrescentar os vossos comentários se já experimentaram estas duas guitarras!

• Gosto 4

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
jorgeteixeira    1240

Já tive uma Squier (by Fender) Affinity Telecaster, mudei-lhe os PUs, e ficou melhor. Boa relação qualidade/preço.

Quanto à da outra marca que referes, não conheço, nem tenho qualquer interesse em conhecer. Para mim, é mais uma das muitas marcas que não fazem mais nada senão copiar... 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2893
há 4 horas, jorgeteixeira disse:

Quanto à da outra marca que referes, não conheço, nem tenho qualquer interesse em conhecer. Para mim, é mais uma das muitas marcas que não fazem mais nada senão copiar... 

Muitas vezes as cópias superam as originais. Aliás, a J&D é uma cópia mais fiel em muitos aspectos da Fender Telecaster original do que a Squier (que também não deixa de ser uma cópia).

Eu tenho interesse em conhecer todas as opções que há no mercado e escolher a melhor, no sentido de ficar melhor servido e gastar o mínimo possível.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
jorgeteixeira    1240

Compreendo o teu ponto de vista. No meu, não dou qualquer atenção a marcas que copiem descaradamente outras. Podem ter guitarras 10x melhores mas, para mim, deveriam ser punidas.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora