phillipric

Captar voz em casa

Posts Recomendados:

phillipric    194

Olá entendidos da "mistura" e do estúdio. 

Estou a gravar umas maquetes. Para captação de instrumentos, temos uma Focuslite que tem cumprido bem a sua função. Para captar a voz estou com algumas dificuldades pelo facto de não ter microfones de fita. O que aconselham? Tenho cardioide o Shure SM58, o PG58 (que não deve ser muito adequado) um Sennheiser S815. De condensador, só os da bateria. Há alguma dica ou truque para captar a voz com esses microfones? Não tenho estúdio, mas a sala de ensaio é toda revestida a madeira e o tecto a esferovite, cria um ambiente seco qb. Mas noto a diferença entre estar muito próximo do micro ou mais afastado e por vezes dá ideia de que a voz ficou muito "fechada", sem brilho. 

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
resolectric    1077
há 1 hora, phillipric disse:

..
Para captar a voz estou com algumas dificuldades pelo facto de não ter microfones de fita.
...

Ninguém tem de ter microfones de fita para gravar voz nem a ausência dos mesmos será algum tipo de "dificuldade"!

O SM58 serve perfeitamente!

Quanto à distância correcta da voz em relação ao microfone, convém que não seja demasiada para não se começar a sentir muito "som de sala" e alguma perda de presença ou de graves na voz e que não seja tão pouca que se captem sopros a mais.

Depois de se escolher a posição ideal do ponto de vista técnico, tudo o resto é estética e o gosto  vai ditar a forma como deves gravar.

• Gosto 4

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    194

Ok, valeu... até fizemos uma mistura interessante, dado o material disponível. Eu não entendo nada de edição, foi o guitarrista que fez, tem jeito para a coisa.

A bateria foi fácil. Foi escrita em partitura... :P 

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora