Posts Recomendados:

Aires N    1

Boa noite.

Comprei um cavaquinho, mas não faço a mínima ideia como afinar...

O senhor que o construiu disse que o melhor era Ré Si Sol Sol.

Comprei também um afinador Fender que dá para escolher várias opções: guitarra, baixo, ukelele, violino.

Qual escolho?

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
resolectric    1194
há 12 horas, Aires N disse:

Comprei um cavaquinho, mas não faço a mínima ideia como afinar...

O senhor que o construiu disse que o melhor era Ré Si Sol Sol.
...

A afinação pode ser feita de acordo com aquilo que vais tocar. Tal como nas guitarras (ou noutros instrumentos).
Se falarmos do uso tradicional do Cavaquinho, a afinação varia conforme a região do país.

há 12 horas, Aires N disse:

...
Comprei também um afinador Fender que dá para escolher várias opções: guitarra, baixo, ukelele, violino.

Qual escolho?

Verifica se o afinador tem uma opção "Cromática".
Se não tiver, arranja uma APP de afinador para o telemóvel. Faz o mesmo efeito e são, muitas vezes, mais precisas e versáteis que os afinadores dedicados.

Recomendo o Cleartune:
Android
Apple

• Gosto 1
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
Aires N    1

Obrigado pela resposta Resolectric.

O afinador tem a opção cromática.

Já experimentei e acabei por partir uma corda...

Antes das letras (das notas) estavam uns números que eu não sei o que significam.

Em qual número deve ficar?

Já procurei na Music Factory (em Alfragide) mas não têm cordas de cavaquinho e durante um mês não voltam a ter.

Recomendam alguma loja para comprar cordas para o cavaquinho em Lisboa, de preferência fácil de estacionar?

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    1194

Quase todas as lojas de instrumentos deverão ter cordas para cavaquinho. Muitas vezes vendem-se avulso e não em "packs" como as cordas de guitarra. As cordas "avulsas" costumam estar em rolos e cortam-se à medida.

Uma maneira porreira de afinar é seguires a afinação das 4 cordas mais finas da guitarra.
É uma boa maneira de começar.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Aires N    1

Mais uma vez, obrigado pela resposta.

Com a ajuda do afinador em modo "Cromático" acho que estou no caminho certo! Já começa a parecer novamente um cavaquinho, mas agora falta-me uma corda...

Tenho de tratar disso.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
gv    12

Fica aqui o meu contributo com link para uma página na net que é da autoria de José Lúcio Ribeiro de Almeida e que tem informações que podem dar uma grande ajuda nesta questão das várias afinações dos cavaquinhos e na espessura das cordas que deve usar em cada tipo de afinação. http://www.jose-lucio.com/0 Cavaquinho/Cavaquinho.htm. (Não é que toque ou saiba tocar cavaquinho, mas também tenho andado a pensar nisso)

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora