Eduardo Isidoro

Qual o melhor sistema de som para rua? 50-100 pessoas - musica electronica

Posts Recomendados:

Boas pessoal sou novo nisto e já fiz umas quantas pesquisas mas ainda não consegui chegar a uma conclusão sozinho. Vou começar a fazer umas festas com um grupo de amigos e estamos interessados em comprar um sistema de som. As festas estão projetas para um máximo de 50/70 pessoas e para acontecerem na rua(não excluindo a hipótese de também acontecerem dentro de um espaço) e vão ser dedicadas a musica eletrónica - techno, trance, experimental - e gostava que me dessem umas opiniões sobre que PA devo arranjar, Potencia, marca, tamanho, Ativo/Passivo etc... Não nos importamos de comprar usado só preciso mesmo de ter uma ideia do que vamos precisar. Obrigado!!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2970

Viva Eduardo,

depende mais da área do que das pessoas: qual a área em que vão estar? Se for num espaço de 10 por 10 metros ou espalhadas num campo de futebol?

Uma coisa é óbvia: ao vivo é preciso bastante mais potência porque a dispersão do som é muito maior. Num bar de 10x10 podes ter grande som com umas colunas tipo estas (https://www.thomann.de/pt/ld_systems_dave_8_xs.htm), que têm um total de 350 watts RMS. Agora... estas colunas num espaço aberto não dão para nada.

A minha preferência para grandes potências vai sempre para sistemas passivos. Queima-se o amplificador, é só trocar o amplificador. Uma coluna dá o berro, põe-se outra. Em termos de potência eu diria no mínimo 5000 Watts RMS, a malta da música electrónica gosta de som alto e bons graves. @phillipric que dizes?

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Boas xtech,

obrigado pela resposta!

O espaço que vamos começar por usar para dancefloor é talvez do tamanho de um campo de ténis mas com algumas casinhas a volta, arvores etc.. é no jardim de uma quinta, que por sinal é num patamar mais baixo que o chão o que lhe dá uma acústica bem fixe. Depois de pesquisar melhor também acho que um sistema passivo seja melhor em todos os sentidos menos no espaço que ocupa em arrumação e transporte mas para nos não é grande problema por isso sim estou decidido com um PA passivo.

A parte da potencia é que eu não tenho mesmo a noção do que é preciso e é preferível ter a mais do que não chegar.  Esses 5000 watts é o que seria preciso para o espaço que tenho? Imaginando o tal campo de ténis...

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    207

Sinceramente, é um pouco relativo. São umas festas para estar a curtir o som, ou para poder conversar um pouco, tendo música por baixo? De qualquer forma, existe um volume. Preferível ter mais som e poder por mais baixo do que querer por mais alto e não conseguir. O espaço é importante, mas claro que a densidade de pessoas também faz ao caso. É diferente ter um PA a tocar num espaço amplo ou com 500 pessoas à frente, pelo que, dado o número de pessoas referido, não penso que será necessária tanta potência. Quanto a ser amplificado ou não, também são escolhas pessoais. Amplificado é mais prático. Passivo pode ser montado por "módulos" e substituir qualquer coisa mais rapidamente. 

Sendo música electrónica partiria para marcas com mais "punch". É bom ver valores SPL nas colunas. Procuraria algo dentro da Turbosound, Mackie. Há uns sistemas de uma nova marca UNKA que dizem ser muito "poderosos" e são bem pequenos. Não faço ideias é de valores em que andam a ser vendidos. NEXT também é sempre uma boa escolha, mas lá está, depende sempre de que valores é que andam a pensar investir.

https://www.thomann.de/pt/mackie_live_bundle_plus.htm

Este bundle parece-me uma solução válida para o que pretendem. Subs de 18" e amplificados, tornam tudo mais simples e rápido de ligar. Juntar a isto que tipo de "fonte" vão utilizar. Um pc, mesa de mistura dj, etc. 

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Egiptogrunge    79

Tenta encontrar nos usados dois sistemas LD dave 12. Deve te ficar à volta de 600-1000€. Ficas com som suficiente para isso, talvez para festas até 120 pessoas. Se o estilo musical fosse outro já daria conta do serviço para 150-170 pessoas ou ainda mais se o local não for completamente aberto.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
On ‎23‎-‎08‎-‎2019 at 12:03, phillipric disse:

Sinceramente, é um pouco relativo. São umas festas para estar a curtir o som, ou para poder conversar um pouco, tendo música por baixo? De qualquer forma, existe um volume. Preferível ter mais som e poder por mais baixo do que querer por mais alto e não conseguir. O espaço é importante, mas claro que a densidade de pessoas também faz ao caso. É diferente ter um PA a tocar num espaço amplo ou com 500 pessoas à frente, pelo que, dado o número de pessoas referido, não penso que será necessária tanta potência. Quanto a ser amplificado ou não, também são escolhas pessoais. Amplificado é mais prático. Passivo pode ser montado por "módulos" e substituir qualquer coisa mais rapidamente. 

Sendo música electrónica partiria para marcas com mais "punch". É bom ver valores SPL nas colunas. Procuraria algo dentro da Turbosound, Mackie. Há uns sistemas de uma nova marca UNKA que dizem ser muito "poderosos" e são bem pequenos. Não faço ideias é de valores em que andam a ser vendidos. NEXT também é sempre uma boa escolha, mas lá está, depende sempre de que valores é que andam a pensar investir.

https://www.thomann.de/pt/mackie_live_bundle_plus.htm

Este bundle parece-me uma solução válida para o que pretendem. Subs de 18" e amplificados, tornam tudo mais simples e rápido de ligar. Juntar a isto que tipo de "fonte" vão utilizar. Um pc, mesa de mistura dj, etc. 

obrigado @phillipric pela resposta mas esse sistema da mackie não é bem o que procuro, como referi o espaço de arrumação/transporte/tempo de montagem não é um problema para nós o que acho ser preferível ter um sistema de som passivo para no futuro poder adicionar mais elementos ao PA e poder trocar as colunas/amplificador caso algo se estrague. E não temos a necessidade de comprar novo, no mercado de usados com o dinheiro desse sistema novo da mackie posso comprar algo mais potente e em ótimo estado, é claro que sem garantia e assistência. O nosso budget para começar está no máximo 1000 euros.

On ‎26‎-‎08‎-‎2019 at 16:20, Egiptogrunge disse:

Tenta encontrar nos usados dois sistemas LD dave 12. Deve te ficar à volta de 600-1000€. Ficas com som suficiente para isso, talvez para festas até 120 pessoas. Se o estilo musical fosse outro já daria conta do serviço para 150-170 pessoas ou ainda mais se o local não for completamente aberto.

Boas Egiptogrunge, parece-me ser uma boa ideia. Tens algum feedback desse sistema? Já ouviste ou trabalhas te com o mesmo?

Partilhar este post

Link para o post

Encontrei um IBIZA SOUND CUBE 1812 com 1200w e 103db SPL por um ótimo preço, que acham deste sistema? A marca Ibiza nunca me transmitiu a ideia de som com qualidade mas posso estar enganado.

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    207
há 5 horas, Eduardo Isidoro disse:

Encontrei um IBIZA SOUND CUBE 1812 com 1200w e 103db SPL por um ótimo preço, que acham deste sistema? A marca Ibiza nunca me transmitiu a ideia de som com qualidade mas posso estar enganado.

Ibiza é bom para gastar dinheiro. Eu não gosto. Pode haver quem goste. Qual a diferença em relação ao que te recomendei que dizes que não queres porque preferes um sistema passivo? O passivo vai acabar por ficar mais caro. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
há 14 horas, phillipric disse:

Ibiza é bom para gastar dinheiro. Eu não gosto. Pode haver quem goste. Qual a diferença em relação ao que te recomendei que dizes que não queres porque preferes um sistema passivo? O passivo vai acabar por ficar mais caro. 

Boas Phillipric, a diferença são 2000 euros. É obvio que o que me mostras-te nem se compara a este mas como não temos esse dinheiro todo para investir, por agora temos de começar com algo mais acessível. E eu prefiro o passivo por que nos usados arranja-se um bom PA passivo a preços mais acessíveis do que os ativos, e também pelo facto de poder ir aumentando o sistema ao longo do tempo e de ser mais fácil de substituir algum elemento caso alguma coisa se avarie. É claro que se me aparecer um bom negocio de um PA ativo que não possa deixar escapar talvez ainda mude de ideias.

Partilhar este post

Link para o post
Egiptogrunge    79

Já trabalhei com um Dave 15, gosto bastante, as caixas são em madeira (contraplacado mas bem melhor que plástico), a qualidade de som é boa. Fiz muitas festas com mais de 100 a 200 pessoas com esse sistema, mas em ambientes fechados e noutros estilos musicais. Para 70 pessoas um sistema dave 12 ou 15 já é suficiente, mas tens pouca dispersão de som. Assim com dois dave 12 tens pressão sonora suficiente para as 70 pessoas e tens espaço para crescer (até ao dobro ou mais), aliado a uma boa dispersão sonora.

Quanto à marca Ibiza, tem muito má reputação. É super barata e se fores aos usados são às paletes, isso em princípio não é bom sinal. Além do que se quiserem passar um ar profissional aos vossos eventos essa marca não transmite tal imagem, muito pelo contrário.

Se querem algo novo, vejam também a nova marca ANT, pertence ao grupo que detem as RCF (considerada uma marca muito boa) e a db technology (marca boa). Tem equipamentos a preços muito competitivos para a qualidade que apresentam (tenho duas colunas activas de 12 e gosto bastante).

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora