Renato

Que strat escolher?

Posts Recomendados:

Renato    43

Viva!

Sempre toquei mais metal/rock, a última guitarra eléctrica que comprei foi uma Schecter Loomis FR que fazia mais sentido com a minha antiga banda e que ainda gosto de ter e não tenho intenções de me desfazer dela. Mas de vez em quando toco numa guitarra com single coils e acho que "preciso" de algo tipo uma strat. Para não ficar totalmente confinado a um certo tipo de sonoridades estava com ideias de arranjar uma guitarra de gama média com pickups HSS.

Olhando para a escolha mais óbvia vejo na Fender duas séries que me chamaram a atenção: a Player, na casa dos 500 e tais €, e a Deluxe, mais a partir dos 700€. Conheço pouco strats em geral, por isso estava a tentar juntar ideias.

Na Player gosto mais do headstock mais estreito e elegante, com uns pickups que parecem ser um pouco hot dentro do género, não sei se comprometem os sons limpos típicos (vem-me à cabeça Eric Johnson, Mateus Asato, ...).

Na Deluxe gosto que tenha o neck joint com mais acesso aos últimos trastes. Não costumo ser picuínhas mas o headstock não consigo gostar dele... Os pickups noiseless da Deluxe parece que não são consensuais. Se percebi bem não são realmente single coils, são duas bobines uma em cima da outra, tipo um humbucker mas em paralelo em vez de em série. Supostamente com uma grande vantagem ao nível de ruídos, principalmente ao vivo, mas menos do agrado dos mais puristas porque não é bem o som strat. Alguém tem experiência própria?

De resto, parece que ambas são mexicanas, ou seja, não é critério de escolha.

Algum aspecto mais a ter em conta para um desconhecedor de strats? Já agora, os fretboards em maple são sempre envernizados/brilhantes ou há versões sem esse acabamento?

Obrigado

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    1744

E porque não fazeres um coil split aos humbuckers da tua guitarra? Vais aos sons da tipologia sem precisares de gastar muito dinheiro (praticamente nada comparado com o comprar uma guitarra nova).

Por outro lado, é sempre bom ter uma desculpa para uma guitarra nova :P

No que respeita à escolha, não te poso ajudar, posso no entanto advertir-te que o conceito de uma strat não se fica apenas pela distribuição dos pickups, uma strat não é apenas uma configuração HSS... tens o comprimento da escala que anda pelas 25.5 polegadas, tens a curvatura da escala, geralmente pelas 12 polegadas (acho, corrijam-me sff), número de trastes, posição do pickup do braço (geralmente coincide com a posição do 24º traste), ângulo do headstock (sem ângulo), o que obriga a "string trees".... tudo isto contribui para a sonoridade e toque de uma strat

Se a tua preocupação é apenas o som, a minha sugestão é coil split aos humbuckers, chegas lá muito perto.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2970
há 9 horas, Renato disse:

Os pickups noiseless da Deluxe parece que não são consensuais.

E não são mesmo. Eu não aprecio, strats para mim têm que ser com singlecoils verdadeiros. Dizem que é igual mas eu acho que não. Se queres mesmo HSS, já vais ter um humbucker que é noiseless por si mesmo... é fazer o coil split como disse o @tmo.

Quanto à escolha em si, é mesmo uma questão de preferência, há gostos para tudo. Eu gosto dos headstocks "grandes", por acaso, não só não me metem espécie como até aprecio mais esteticamente. 

Quanto ao resto, diria para escolheres uma com ponte "vintage" tradicional, não das de dois fulcros. E com braço em maple, tem um som mais "claro", como eu gosto em strats (além do visual que acho que também sai favorecido).

Não tenhas medo de escolher uma strat "como manda a tradição", porque em abono da verdade as modernices (pickups noiseless, ponte de dois fulcros, etc) acabam por desvirtuar aquilo que para mim é uma máquina perfeita e que te dá sons que não consegues obter com outras guitarras. Eu sou fã de stratocasters e da sua sonoridade típica que é inigualável. Para mim comprar uma strato HH não faz grande sentido - para isso comprava uma ibanez, por exemplo.

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
Renato    43

Tenho que experimentar. Vi que tb há outra diferença na radius dos braços entre a Player e a Deluxe. Não tenho experiência própria mas consta que sendo muito redondos limita os bends, que é uma coisa que uso com frequência.

Em relação aos pickups, tb tenho ideia que os sons mais caractrísticos das strats são nas posições intermédias pelo que diria que uma HSS face a uma SSS não me limitava por aí além. 

Tenho que experimentar. Há tempos penso que a Music Factory tinha umas Player na parede, tenho que ir lá ver.

Obrigado pelas dicas!

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2314

Permitam-me um desabafo.

Estava a ver o tópico, e não parava de me questionar de algo, que vai e vem, volta a atormentar-me. Que é: “porque raio a Ibanez não tem uma S com a configuração típica de Stratocaster???”

Para mim era o melhor dos dois mundos. O braço e corpo da S, mas a tonalidade típica duma Strat.:wub:

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1744

@pgranadas

Compras uma S com rings e mudas-lhe estes para uns... já sabes so resto. Fiz isso à minha, arranco-lhe um porradão de timbres diferentes. Sons de strat, tele, les-paul, super strat...

• Riso 1

Partilhar este post

Link para o post
há 2 horas, pgranadas disse:

Permitam-me um desabafo.

Estava a ver o tópico, e não parava de me questionar de algo, que vai e vem, volta a atormentar-me. Que é: “porque raio a Ibanez não tem uma S com a configuração típica de Stratocaster???”

Para mim era o melhor dos dois mundos. O braço e corpo da S, mas a tonalidade típica duma Strat.:wub:

https://www.ibanez.com/eu/products/detail/sa560mb_01.html

Acho que fazendo split ao humbucker ficavas com esse sonho realizado :D

Partilhar este post

Link para o post
Renato    43
On 30/10/2019 at 18:45, Antonio disse:

Charvel Pro Mod DK24 HSS :yes:

Vai ser a minha próxima guitarra :P

Já uma vez tinha olhado para esta mas não tinha encontrado muitas referências e esqueci-a. Voltei a ver e o que encontrei só diz bem! Se tivesse que ter só uma guitarra entrava pra short-list. Bem interessante o wiring dos pickup's.

Mas como tenho outra pras cenas mais heavy estava mais inclinado para algo mais tradicional. A strat Player é uma gama mais de entrada mas vi uma review de que gostei muito do som dela. Claro que não deve ter nada a ver ter sido feita pelo Tom Quayle.

Já tenho coil split em duas guitarras e embora tenha sons diferentes e úteis acho que não é bem a mesma coisa que single coils. Embora nos últimos tenha muito pouca experiência. 

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2970
há 6 horas, Renato disse:

Charvel Pro Mod DK24 HSS

Isso é uma strat "on steroids". Porreira e grande guitarra? Sem dúvida! Mas não é bem a mesma coisa que uma strato:

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora