A.G.E.N.T.E.

Ibanez SR745 ... regresso ao mundo dos vivos (?)

Posts Recomendados:

A.G.E.N.T.E.    146

Boas pessoal!

Então.. venho partilhar convosco (em suaves prestações) a minha mais recente aventura (e para mim tem sido isso mesmo)

Tenho parado há uma série de tempo um baixo Ibanez, de fabrico japonês do ano 2000 (SR 745 WNF).  Apesar de ser um baixo bem fixe, foi ficando para canto  por causa da parte eletrónica.  Estava toda marada, os pots faziam ruído, tinha ligação de terra defeituosa e dava estalidos cada vez que punha os dedos nas cordas ou em qq parte metálica. O pot de médios funcionava intermitentemente.... resumindo... estava um chaço.

Um dia destes deu-me na telha e resolvi meter mão à obra. Como nunca fui grande fã da coloração original (WNF ou walnut flat) comecei por descascar o acabamento original do corpo. Depois de muuuuuita lixadela lá consegui avistar o tom natural da madeira. Como gostei do que vi, resolvi dar um acabamento simples com óleo de linhaça e cera posteriormente.

A foto do "antes" não é minha mas a cor era esta.

To be continued...

image.png

image.png

image.png

• Gosto 5

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
ncarmona    474

Muuuito melhor. Parabéns pela ideia e pela coragem de meter mãos à obra.

Vai-nos mantendo atualizados dessa aventura.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
A.G.E.N.T.E.    146
há 2 horas, tmo disse:

Moço @A.G.E.N.T.E., vais levá-lo à tortura no domingo ou ainda não está no ponto?

:nojento: Acho que ainda não. Nos entretantos esbarrei-me com uns problemas. Vamos ver se os resolvo...com com ajuda aqui da malta. Sozinho não estou a encontrar solução. Tenho que arranjar um tempinho para postar.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
A.G.E.N.T.E.    146

Então vamos lá ...

Primeiro mais umas imagens do processo de tratamento aplicado à madeira, seguindo-se a aplicação de tinta condutora nas cavidades dos pu`s e da eletrónica.

Preamp: Uma vez que o original estava com maleitas optei por um pré da Noll de 2 bandas , que têm a fama de ser bastante transparentes e com a mais valia de ser activo/passivo. Este trabalha mesmo sem pilha ao invés de outros pres que simplesmente fazer bypass da equalização e necessitam de pilha para funcionar.

Substituí o output jack de origem e toca a soldar os elementos em falta.

Neste caso tive que substituir o encaixe da pilha uma vez que o ibanez já tem um embutido, dessoldei o output jack que acompanhava o pré pois só dá com formato tubular.

Tudo soldado conforme o esquema e vamos por cordas nisto....

oleo1.JPG

oleo2.JPG

shielding1.JPG

preamp.JPG

jack.JPG

wiring scm.JPG

encordamento2.JPG

encordamento1.JPG

• Gosto 5

Partilhar este post

Link para o post
A.G.E.N.T.E.    146

Malta, o baixo já soa mas estou a deparar-me com um problema. 

Em ativo, há um ruído de fundo constante que se minimiza ou quase desaparece qdo toco nas cordas ou na ponte. Quando toco em algum destes pontos, oiço uns pequenos estalidos. Será que tenho aqui um problema de terra? Em modo passivo não noto isto, ou se está lá, é muito inferior, o que me leva a querer que dos pu´s não será.

Quando toco nos parafusos que prendem os pu´s, especialmente o do braço, fico com um ruído valente...tipo bzzzz. Alguém me consegue ajudar a despistar o que será isto?

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1744

Seguiste o circuito conforme as instruções do fabricante do Pre-amp?

A minha sugestão é que mandes um email ao fabricante e lhes descrevas todo o circuito, incluindo os pickups. Se puderes grava uns samples desse ruído e envia-lhes esse sample também.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
ncarmona    474
há 33 minutos, A.G.E.N.T.E. disse:

Malta, o baixo já soa mas estou a deparar-me com um problema. 

Em ativo, há um ruído de fundo constante que se minimiza ou quase desaparece qdo toco nas cordas ou na ponte. Quando toco em algum destes pontos, oiço uns pequenos estalidos. Será que tenho aqui um problema de terra? Em modo passivo não noto isto, ou se está lá, é muito inferior, o que me leva a querer que dos pu´s não será.

Quando toco nos parafusos que prendem os pu´s, especialmente o do braço, fico com um ruído valente...tipo bzzzz. Alguém me consegue ajudar a despistar o que será isto?

É de certeza uma ligação à terra. Antes, em vez de estar ligado à terra está ligado ao "hot". Deve ser a ligação do preamp, uma vez que não tens esse problema quando o desligas. Revê as ligações do preamp para perceber se está tudo ligado como deve ser.

Outra coisa: tens o isolamento das cavidades dos pickups ligados à terra? os pickups têm um fio dedicado à ligação à terra (shield)?

$_35.JPG

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora