John10

Válvulas tiny terror

Posts Recomendados:

John10    625

Caros! Há muito tempo que não venho cá. Trabalho e outras obrigações, pelo que desde já um abraço a todos.

Queria que me ajudassem com uma questão.

Uma das válvulas do power do me Tiny Terror não acende e o amplificador perdeu volume pelo que deve ter ido à vida.

As minhas perguntas são as seguintes

1 - Necessito apenas de mudar as válvulas de power certo?

2 - Tenho lido que não é necessário fazer biasing a não ser que haja red plating das válvulas. Isto é correcto?

3 - Não sendo necessário fazer biasing posso substituí-las em casa? Já vi ai vídeos pela net de pessoal a trocar as válvulas e parece bastante simples (certificar que não há corrente e remover e colocar com cuidado).

Agradeço a ajuda porque na net vê-se muita coisa e gostava de saber a vossa opinião.

Obrigado!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    1857

1ª pergunta: SIM, as válvulas de pré e power são independentes. Avaria numas não implica mudar as outras. Portanto, muda apenas as de power se foi aí que identificaste o problema. Antes de comprares válvulas novas, experimenta primeiro e com o amp desligado (obviamente) trocar a posição das actuais...

2ª pergunta: fazer ou não o BIAS depende dos amps, não tanto das válvulas em si. Por exemplo, a Mesa Boogie não precisa de fazer BIAS às válvulas de power em nenhum (que eu saiba) dos seus amps. Não sei de outras marcas a fazerem o mesmo.

3ª pergunta: supostamente, tu podes fazer o BIAS em casa (sabendo como, não é o meu caso) e há amps que já vêm com contactos para usar o multímetro e fazer o BIAS a gosto.

Posto isto, e especificamente no teu caso, a primeira coisa que diria para fazeres seria ler o manual do amp e/ou contactar a marca / distribuidor...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
John10    625

@tmo

Obrigado. Já contactei algumas pessoas mas as respostas são dissonantes. A loja onde comprei o amp disse que tinha de trocar todas as válvulas, por exemplo. Por isso vou continuar a tentar saber. 

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2998
há 3 minutos, John10 disse:

A loja onde comprei o amp disse que tinha de trocar todas as válvulas,

Disseram-te mal! As válvulas de pré duram montes de tempo, não precisas mudar. Claro que para eles é melhor, mais vendem...

Respondendo:

1 - À partida, sim. As válvulas de power, provavelmente vais ter que mudar ambas

2 - Não faço ideia esse precisa. Eu diria que se comprares um par "matched" no caso desse amp não precisas.

3 - Podes na boa...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1857

Links interessantes:

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
John10    625

@tmo

Obrigado. Eu encontrei o manual do meu tiny terror e o que diz lá é o seguinte:

Biasing

"Todos os modelos à excepção do TIny Terror, Rocker 30 e AD30 (estes modelos têm bias fixa" beneficima de ter a bias revist quando as válvulas de potência são substituídas"

Em Inglês

"All models except fo Class A models, which are fixed bias units, will benefit from having the bias checked when the output valves are replaced"

De acordo com a Orange o TIny terror é Class A, portanto tomo a tradução por correcta.

Assim sendo procederei à substituição das válvulas em casa. Já mandei o amplificador para uma pessoa que me vai instalar o British Glory Mod e para isso terá de drenar os condensadores do circuito, por isso poderei mudar as válvulas sem risco.

Acho que vou aproveitar e avaliar se mudo as do pré ou não dado que já estou a alterar várias coisas no mesmo.

Obrigado @tmo e @xtech pela ajuda!

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1857

@John10 As válvulas de power ou pré podem ser sempre mudadas sem necessidade de drenar os condensadores, pois não se mexem em contactos (supostamente). O problema está quando se vai fazer o BIAS  à maneira do sapateiro... sem desrespeito para com os sapateiros...

A mudança das válvulas deverá ser feita com o amp DESLIGADO, sejam de power ou pré. Segundo o vídeo anterior, o fazer o BIAS ao amp já deverá ser feito com o amp ligado.

Tal como as válvulas de power, as de pré alteram substancialmente o timbre e reacção do amp... o carácter geral supostamente mantém-se, mas o timbre muda, assim como o ganho e o "grão" dos drives. É um labirinto adicional para os nossos bolsos...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
John10    625
há 6 horas, tmo disse:

É um labirinto adicional para os nossos bolsos...

Ora nem mais! :D

Aliás aceito até sugestões de qualquer forista acerca de válvulas. Para o pré e para o power. Tenho pesquisado mas para já estou um bocado confuso acerca deste assunto. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
ncarmona    501
há 19 horas, John10 disse:

Ora nem mais! :D

Aliás aceito até sugestões de qualquer forista acerca de válvulas. Para o pré e para o power. Tenho pesquisado mas para já estou um bocado confuso acerca deste assunto. 

Isso vai depender do amp e dos gostos, portanto leva o que eu te vou dizer com o seu grão de sal.

Em termos de válvulas de pré, a sentires diferenças, serão relativamente subtis. As válvulas de pré que eu mais gosto são as Tung-Sol 12AX7. Para o meu gosto são as que têm melhor equilíbrio entre graves e agudos. Se quiseres experimentar uma para testar experimenta colocá-la ora numa posição (V1) ora noutra (V2).  

Em termos de EL84 (power) as que mais gostei até agora foram as Sin-O. Mas aí eu só mudaria se não estivesse contente com o som do amp. Daria sempre prioridade ao modelo de válvulas recomendado pelo fabricante do amp.

Atenção à terminologia do "fixed bias"!! Não quer dizer que não tens de mexer no bias do amp! Esse nome tem a ver com arquitetura do circuito das válvulas e que a voltagem aplicada à "grid" é fixa.  Convém sempre verificar o bias sempre que se mude de especificação de válvulas (cada marca e modelo têm especificações eletrónicas próprias) e mesmo que não troques o modelo de válvulas convém verificar porque existe sempre alguma variabilidade no fabrico. Mas aí já será um acerto menor. O que os fabricantes dos amps fixed bias dizem é que, mantendo o modelo de válvulas, é seguro fazer troca de válvulas sem acertos no bias. Os Cathode bias ajustam o bias por si próprios. Portanto É AO CONTRÁRIO do que os nomes intuitivamente nos fazem crer

«Cathode Biased amp do not require biasing to change power tubes. Fixed biased amps require biasing to change power tubes  as well as periodic bias checks to ensure they are working properly.

Cathode biased amps are less efficient than fixed bias amps. Example: a cathode bias Tweed Bassman type amp with two 6L6’s would be about 25 Watts. The same amp in fixed bias would be about 40 Watts.  It is important to note that the volume difference is actually quite minimal. Many tube amps are over powered for the average users volume needs.»

https://carlscustomamps.com/cathode-vs-fixed-bias/

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora