mastersamu

Multi efeitos ou pedais em separado?

Posts Recomendados:

resolectric    2231
há 3 horas, Freaking Prawn disse:

...
Publiquei algo nos teclados. Se pudesse dar ali um saltinho agradecia. Ando com duvidas quanto a proxima compra :D
...

Já fui lá ver mas não comento porque não conheço nenhum deles.

(trata-me por tu - sou músico ;) )

• Gosto 1
  • Riso 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
mastersamu    38

Só pérolas... quem me dera ter um espaço para fazer um pequeno estúdio , já tinha muito por onde me entreter.

Voltando aqui ao tópico acho que por enquanto acho que tenho a coisa planeada para a minha primeira pedalboard.

Estão para chegar os últimos pedais e fichas para fazer as ligações e espero que caibam na pedalboard que inventei que por sua vez encaixa que nem uma luva numa hard case que tenho por aqui .

Não sei se a ordem dos pedais está perfeita mas.. vejam la pela foto se está porreiro assim.

Acho que já tenho muito por onde me entreter.

Coloquei o korg Pandora no send/return da mooer red truck porque aquilo tem efeitos que nunca mais acaba e da me a possibilidade de ter 3 ao mesmo tempo , juntando aos restantes que estão á vista vejam lá a maluqueira. Não era para colocar mas fiz a experiência de colocar um delay nele e ao mesmo tempo na mooer e saiu um som que fiquei rendido, só isto por si próprio já vale a pena, e assim poupo num afinador que o da mooer não é grande coisa.

o EQ é que estou  mais na dúvida em que parte da cadeia fica melhor.

O NUX solid studio, é um simulador de amp’s com possibilidade de carregar impulse response.. não sei se me vai agradar, pelos demos parece porreiro, o intuito principal é poder ligar diretamente a uma mini mesa de mistura USB e ligar também um iPad para praticar e fazer umas Jam’s fora de horas sem incomodar .

PC, TC Voicetouch2 e um teclado Roland ea7 ( arranger mas com bom potencial, especialmente quem também dá para carregar samples) 

Combo Dean Markley k150 (100w)  que está a fazer agora a idade de Cristo mas adoro o som dele para fazer barulho.

Tudo ligado á mesa e micado  e está feito o meu mini estúdio na sala,  já ocupei o lugar autorizado pela mulher, mais  que isso é dá @&*#@ lol

CBC0F15F-91E3-4416-8997-CE201F7203D3.jpeg

59CB8D64-8338-4B9C-9A26-871F2C8E9375.jpeg

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2452

Rapaziada, estou a considerar seriamente em comprar um gingarelho destes multi-efeitos APENAS para efeitos. O meu rig actual é o seguinte:

Guitarra -> Mesa Boogie Triaxis -> Loop send para G-ForceLoop return para o Triaxis e sai para: Record Out -> Placa de som ou Output -> Power amp.

O Triaxis e o G-force são controlados por pedaleira MIDI Roland FC300, com a qual faço total remodelação sonora de cada patch/programa.

Ora o gingarelho a adquirir servirá para colocar efeitos entre a Guitarra e o Triaxis, ou se tiver uma boa dose de efeitos simultâneos, eventualmente substituir o G-Force (reduzindo assim o número de conversões A/D e D/A). O que é que preciso/procuro que este gingarelho tenha:

• Controlo total por MIDI
  • Várias possibilidades de routing dos efeitos em série ou paralelo
  • FX Loop Stereo é uma mais valia
  • Excepcional conversão analógico/digital caso o use com o método dos 4 cabos
  • Pequeno, compacto que me caiba dentro da rack sem ter de mudar de rack ou fazer grandes alterações.
  • Ligação USB para actualização de firmware, eventual carregamento de IRs (agora todos têm), eventual gravação áudio via USB...

Daquilo que o mercado proporciona, olho para os aparelhos NOVOS na ordem de até 600€ e vou piscando o olho ao Line6 HX Stomp ou ao Headrush Gigboard (que ainda não investiguei mais a fundo), ou a algo semelhante, como o Mod DUO. A Line6 M5 também me pareceu interessante pela maior simplicidade, disponibilidade no mercado em 2ª mão (acessibilidade e preço), mas ainda não investiguei o respectivo manual.

Coisas a considerar:

• Disponibilidade no mercado em 2ª mão, preferencialmente na Tugaland.
  • Maior número de efeitos simultâneos, melhor
  • Mais pequeno, melhor
  • Menor consumo de electricidade, melhor (para não ter de investir num alimentador novo e tralhas dessas...

O que é que de facto preciso em termos de efeitos à frente do Triaxis:

• Wahwah e variantes
  • Compressor

Este gingarelho será controlado à distância através de MIDI, daí que o controlo total por MIDI é fundamental e a edição por aplicação em PC é um bonus adicional. Convém no entanto que seja possível editar tudo "onboard".

Inicialmente, ponderei antes enveredar pelo ProStage WahryTone ou Remote Wah, que são "pedais" analógicos controlados por midi, só que o 1º custa 400€ e o segundo 300€ na versão simplificada sem qualquer forma de programação a não ser com conhecimento de programação MIDI por SYSEX, ou com o aditivo para ligar ao PC por USB sobe para os 500€ no total... ao qual teria depois de juntar um compressor, de preferência com MIDI (onde, qual? pois...)... ora por estes valores... pois já estão a ver a coisa.

Alguém tem uma Line6 M5? Já tem uns valentes anos, como é a conversão A/D?, e o controlo MIDI?, quantos efeitos em simultâneo?

Também me passou pela cabeça um Boss MD500, mas é uma máquina diferente e não tem nem compressores nem Wahs controláveis, apenas touch wah e auto wahs, pelo que me pareceu... (manual, onde estais tu?)

O que não quero: pedaleiras completas tipo Line6 HD... ou PODXT, ou Bos GTs e coisas dessas.

Portanto, e numa de conclusão, na vossa opinião de experientes num assunto do qual ando distante, o que é que sugerem?

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    338
há 7 horas, tmo disse:

Coisas a considerar:

• Mais pequeno, melhor
  • Menor consumo de electricidade, melhor (para não ter de investir num alimentador novo e tralhas dessas...

• Wahwah e variantes
  • Compressor

O que não quero: pedaleiras completas tipo Line6 HD... ou PODXT, ou Bos GTs e coisas dessas.

Portanto, e numa de conclusão, na vossa opinião de experientes num assunto do qual ando distante, o que é que sugerem?

So porque tens uma G-Force, ate te pagava um copo.

Tenho uma Zoom MS70CDR que e especifica para delays, modulações e Reverb [e tem mais uma porrada de extras: comps, Eqs, etc]. A unica coisa que nao tem e entrada para pedal de expressão, o que e úma pena [tem auto Wahs e filtros porem]

As emulações são muito boas [outras nem por isso, mas na maioria, os delays chorus e reverbs são bacanos].

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
mastersamu    38
On 16/04/2020 at 02:40, tmo disse:

Rapaziada, estou a considerar seriamente em comprar um gingarelho destes multi-efeitos APENAS para efeitos. O meu rig actual é o seguinte:

Guitarra -> Mesa Boogie Triaxis -> Loop send para G-ForceLoop return para o Triaxis e sai para: Record Out -> Placa de som ou Output -> Power amp.

O Triaxis e o G-force são controlados por pedaleira MIDI Roland FC300, com a qual faço total remodelação sonora de cada patch/programa.

Ora o gingarelho a adquirir servirá para colocar efeitos entre a Guitarra e o Triaxis, ou se tiver uma boa dose de efeitos simultâneos, eventualmente substituir o G-Force (reduzindo assim o número de conversões A/D e D/A). O que é que preciso/procuro que este gingarelho tenha:

• Controlo total por MIDI
  • Várias possibilidades de routing dos efeitos em série ou paralelo
  • FX Loop Stereo é uma mais valia
  • Excepcional conversão analógico/digital caso o use com o método dos 4 cabos
  • Pequeno, compacto que me caiba dentro da rack sem ter de mudar de rack ou fazer grandes alterações.
  • Ligação USB para actualização de firmware, eventual carregamento de IRs (agora todos têm), eventual gravação áudio via USB...

Daquilo que o mercado proporciona, olho para os aparelhos NOVOS na ordem de até 600€ e vou piscando o olho ao Line6 HX Stomp ou ao Headrush Gigboard (que ainda não investiguei mais a fundo), ou a algo semelhante, como o Mod DUO. A Line6 M5 também me pareceu interessante pela maior simplicidade, disponibilidade no mercado em 2ª mão (acessibilidade e preço), mas ainda não investiguei o respectivo manual.

Coisas a considerar:

• Mais pequeno, melhor

• Wahwah e variantes
  • Compressor

Este gingarelho será controlado à distância através de MIDI, daí que o controlo total por MIDI é fundamental e a edição por aplicação em PC é um bonus adicional. Convém no entanto que seja possível editar tudo "onboard".

Inicialmente, ponderei antes enveredar pelo ProStage WahryTone ou Remote Wah, que são "pedais" analógicos controlados por midi, só que o 1º custa 400€ e o segundo 300€ na versão simplificada sem qualquer forma de programação a não ser com conhecimento de programação MIDI por SYSEX, ou com o aditivo para ligar ao PC por USB sobe para os 500€ no total... ao qual teria depois de juntar um compressor, de preferência com MIDI (onde, qual? pois...)... ora por estes valores... pois já estão a ver a coisa.

Alguém tem uma Line6 M5? Já tem uns valentes anos, como é a conversão A/D?, e o controlo MIDI?, quantos efeitos em simultâneo?

Também me passou pela cabeça um Boss MD500, mas é uma máquina diferente e não tem nem compressores nem Wahs controláveis, apenas touch wah e auto wahs, pelo que me pareceu... (manual, onde estais tu?)

Estás num patamar completamente diferente,  muita areia para a minha camioneta, midi então sempre foi um bixo para mim, anos e anos com sintetizadores e programar sons e não consegui atinar com o midi.

Por isso é que a guitarra é um escape para mim, mas desta maneira (amp, meia duzia de pedais simples e guitarra) e estou horas a brincar.

e olha que mesmo assim para hobby (não creio que tenha hipótese de tocar ao vivo guitarra, é bem mais fácil integrar como teclista) é uma brincadeira bastante cara, a jogar com material de gama mais baixa ja tenho uma brincadeira de quase 2k investidos, imagino tu, só esse triaxis upa upa..

On 16/04/2020 at 10:34, Freaking Prawn disse:

So porque tens uma G-Force, ate te pagava um copo.

Tenho uma Zoom MS70CDR que e especifica para delays, modulações e Reverb [e tem mais uma porrada de extras: comps, Eqs, etc]. A unica coisa que nao tem e entrada para pedal de expressão, o que e úma pena [tem auto Wahs e filtros porem]

As emulações são muito boas [outras nem por isso, mas na maioria, os delays chorus e reverbs são bacanos].

Comprei á 1 semana, bem fixe, tem muito para experimentar mas já encontrei meia dúzia de efeitos que me inspiraram a tocar e experimentar outras coisas.

Como diz um amigo nosso do youtube, se um pedal fizer isso é por que é um bom pedal :) 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2452

@mastersamu actualmente, o material que tenho que comprei em 1ª mão é: 2 pedais de volume/expressão, a caixa da rack, cabos, algumas guitarras (não todas). O Triaxis, o G-Force e o 2:Fifty (poweramp), a pedaleira actual, 1 dos pedais de expressão/volume e 4 guitarras (de 8, 9 se contarmos com a Mikro) foi tudo em 2ª mão. Isto relativamente a material directamente relacionado com guitarras, depois tenho a placa de som e as colunas FRFR, assim como os speakers das colunas de guitarra que foram comprados em 1ª mão também, mas já há MUITO tempo atrás. Depois, é preciso ver que estas colecções não se fazem do dia para a noite, nem sou de fazer muitas compras, prefiro juntar para arranjar aquilo que de facto preciso em vez de andar a trocar de material sempre que muda a estação do ano...

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora