Thomasyoung

Construção de estúdio com tratamento acústico.

Posts Recomendados:

Thomasyoung    760

Boas caríssimos, 

Estou a montar o meu estúdio caseiro e venho por este meio saber se existem materiais novos para o efeito.

O estúdio será numa garagem onde estou a pensar meter Pladur nas paredes com painéis de Lã de rocha mineral de 40mm + 30mm sobrepostos em mosaico.

Quanto ao tecto será o mesmo das paredes, mas não sei onde encontrar o que segura o tecto ao tecto em pladur em borracha para o som não se propagar para o R/C.

A Porta ainda não encontrei uma porta acústica barata, e penso comprar uma normal e tentar eu isola-la.

Gostaria de saber se alguém já fez o mesmo, e o que usou, e quem contratou para fazer este tipo de trabalho ? (estou a pensar pedir ao Leroy)

Muito Obrigado

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
resolectric    2015

O tecto de pladur pode ser pendurado por varetas de aço fixas ao tecto estrutural.
Na extremidade oposta das varetas, onde será aplicado o pladur, colocam-se calhas apropriadas para fixação (e sustentação) do pladur.
O espaço vazio (caixa de ar) entre o tecto estrutural e o tecto de pladur pode (e deve) também ser revestido de lã-de-rocha.
Sugiro que a lã-de-rocha do tecto seja colocada em zigue-zague ou em "ésses" para criar espaços ireegulares de absorção e de espaço vazio. Não pouses as mantas de lã-de-rocha horizontalmente por cima do pladur do tecto. É menos eficaz.

Quanto a quem o deve fazer, sugeria alguma empresa mais pequena ou uma equipe pequena de pessoal. Local, talvez. Costumam ser mais baratos e dedicam-se, habitualmente, com mais atenção ao cliente individual.
Também há mais possibilidades de se conseguir alguma garantia no trabalho, para eventuais correcções ou alterações posteriores.

Atenção à iluminação. Precavê a instalação eléctrica que possas querer colocar atrás das novas paredes. Aconselho-te o uso de tubagens de diâmetros acima do que pensas poder utilizar e evita ângulos apertados.
Recorda-te também que as luzes embutidas nos tectos são sempre o sítio por onde o isolamento vai falhar. É por aí que o som vai passar! Por esse motivo, candeeiros de pé ou instalados sobre o pladur são o ideal.

Prepara-te também para a enorme alteração de temperatura que vai existir dentro da sala.
Sem ar condicionado, uma sala completamente isolada e fechada, torna-se um forno ou, ocasionalmente, um frigorífico.
Mais uma vez, as tubagens de ar condicionado que atravessarem as paredes vão criar sítios por onde o som vai sair de forma muito intensa.

Atenção às dimensões da sala. Procura na net as "golden ratios" para dimensões acústicas.

• Gosto 3
  • Amo 1

Partilhar este post

Link para o post
Thomasyoung    760

Boas @resolectric

Em principio hoje recebo 2 orçamentos de empresas pequenas para instalação do pladur.

Apenas realcei que o que prende o tecto ao tecto de pladur que seja em borracha para absorver mais o som, essa técnica que dizes em S da la de rocha não sabia, pensei meter em mosaico, ou seja duas camadas de lã.
Quanto a porta estou a considerar Porta em madeira, alem de serem mais baratas penso que possa á posteriori  tentar fazer algo que abafe mais o som, até porque portas acousticas são bem caras :( 

Mais ajudas são bem vindas, obrigado. Não sendo um estúdio profissional, queria não incomodar os vizinhos ao máximo.

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    2015

As portas no meu estúdio são em madeira só que foram feitas à mão e estão cheias de lã-de-rocha.
Como queria que as duas portas para o exterior fossem mais largas do que o "standard" (para entrarem flight cases, bombos Gretsch gigantes e Hammonds... :rolleyes: ) e as fábricas de portas não as faziam, tiveram de ser "hand made" pelo senhor carpinteiro que andou aqui a martelar. Só entre a régie e a cabine é que tenho porta dupla mas são do mesmo género que as outras ainda que com uns 10cm a menos na largura.
Não são grossas, que o meu orçamento também não dava para tudo.
Estúdio pequeno, numa cidade pequena, num país pequeno e sem indústria discográfica digna da designação... portas de 5 cm chegam.
Isolam suficientemente bem.

• Gosto 2
  • Riso 1

Partilhar este post

Link para o post
andreb    66

Boa tarde,

Podes desligar o tecto a colocar de pladur da estrutura existente com anti-vibráticos.

http://www.someacustica.com/products-category/antivibrations/

Em relação a novos materiais tens muitas alternativas a lã de rocha, produtos mais ecológicos mas mais caros

http://www.someacustica.com/products/artnovion-foamart-agl/

Esses links são do meu site, trabalho nessa área.

Não vais encontrar portas acústicas baratas... não existe tal coisa no mercado. Podes no entanto alterar uma porta normal e colocar mais massa nesta para aumentar o isolamento acústico mas o mais importante é o sistema de encaixe, tipo duplo batente.

• Gosto 3
  • Amo 1

Partilhar este post

Link para o post
Thomasyoung    760
há 13 horas, andreb disse:

Boa tarde,

Podes desligar o tecto a colocar de pladur da estrutura existente com anti-vibráticos.

http://www.someacustica.com/products-category/antivibrations/

Em relação a novos materiais tens muitas alternativas a lã de rocha, produtos mais ecológicos mas mais caros

http://www.someacustica.com/products/artnovion-foamart-agl/

Esses links são do meu site, trabalho nessa área.

Não vais encontrar portas acústicas baratas... não existe tal coisa no mercado. Podes no entanto alterar uma porta normal e colocar mais massa nesta para aumentar o isolamento acústico mas o mais importante é o sistema de encaixe, tipo duplo batente.

@andreb queres cá vir fazer um orçamento ? ainda não avancei com nenhuma empresa.... Mas vou decidir na próxima semana.

Caso estejas interessado envia-me mensagem privada, Obrigado

Partilhar este post

Link para o post
andreb    66
há 4 horas, resolectric disse:

off topic...

@andreb, tens disco novo e não dizes nada no FM?!

Parabéns! Espero que corra bem!

Olá !

Tinha um disco novo no ano passado, já ando a trabalhar noutro ! O do ano passado não ficou 100 % a meu gosto, tenho que melhorar :-)

Dá para ouvir aqui o último

https://open.spotify.com/album/7HYemQ91diorXzmKTQpLi1

há 2 horas, Thomasyoung disse:

@andreb queres cá vir fazer um orçamento ? ainda não avancei com nenhuma empresa.... Mas vou decidir na próxima semana.

Caso estejas interessado envia-me mensagem privada, Obrigado

Olá PM enviada !

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    2015
há 4 minutos, andreb disse:

...

Tinha um disco novo no ano passado, já ando a trabalhar noutro ! O do ano passado não ficou 100 % a meu gosto...

Eu acho que é só por causa disso que fazemos novas obras; para corrigir os erros das anteriores.
Se algum artista, alguma vez, fez uma obra que considerou perfeita, então não fez mais nenhuma a seguir ;)

Abraço!

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora