bandit

Isolador de corrente

Posts Recomendados:

bandit    283

Um alô a todos!

Não sabia bem onde colocar isto

Lembro-me de há tempos ser publicado uma unidade que permitia fazer um isolamento da corrente eléctrica para os amps para evitar ruídos e afins.

Havia até uma unidade feita por um tipo português que andaria pelos states.

Alguém se lembra do que era???

(Isto neste caso é para um ecografo, é som na mesma!)

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
resolectric    1408
há 14 horas, marco_msa disse:

Esse link dá referências onde misturam "alhos com bugalhos".
Um "Power Conditioner" é um aparelho sem tradução directa para português. Como a nossa língua é muito rica (bastante mais do que o inglês médio usado na internet) em Portugal optámos por utilizar "Estabilizador de Corrente" ou "Filtro de Corrente".
O termo inglês "Condicionador de Corrente" é genérico e aplica-se tanto aos filtros como aos estabilizadores, não definindo nenhum deles e portanto, não se aplicando a nenhum deles.

Português 1 - Inglês 0

Um estabilizador de corrente faz isso mesmo: estabiliza a corrente eliminando flutuações.

Um filtro de corrente faz isso mesmo: filtra os ruídos e interferências com origem na corrente eléctrica.

O mais simples que existe é o filtro LC (Bobine + Condensador) que é o que está (ou estava) à venda no link partilhado pelo colega @Ego.
Filtra ruídos de corrente mas não estabiliza nem protege de picos súbitos como, por exemplo, os causadas por descargas súbitas na rede eléctrica - os dos raios, por exemplo.

Claro que nunca poderá custar 500€ nem nada que se pareça. 50 já é caro.

Os estabilizadores evitam, ou corrigem, as flutuações de corrente. Por exemplo, quando a EDP fornece 254 Volts é natural que um estabilizador só deixe passar 220 (ou 240).
Se cair um raio no posto transformador mais próximo ou na rede eléctrica próxima, podem entregar a alma dos vossos aparelhinhos ao criador pois não há estabilizador que aguente com um pico de 50.000 Volts que dura 2 nanosegundos.

Existem uns filtros de picos que afirmam proteger os equipamentos contra esses picos súbitos, provenientes de raios, mas geralmente fazem-no pelo método do suicídio, ou seja, queimam antes de queimar os equipamentos que se seguem.

Para a língua inglesa, tudo isto são "Power Conditioners".
Para a língua portuguesa, tudo isto é bastante mais completo e complexo.

Ah, mais um detalhe: cuidado com as unidades de UPS, aquelas que permitem manter o computador a funcionar durante uns minutos (ou segundos) mesmo quando falta a corrente.
Geralmente produzem ondas quadradas na saída (em vez de fornecerem corrente alterna sinusoidal, como deve ser) e esse tipo de onda (quadrada) é uma fonte tremenda de ruído.
Absolutamente desaconselhável para equipamentos áudio.
Portanto, UPS para áudio, só das boas, muito boas, que produzem Corrente Alterna sinusoidal, pura e limpa.

• Útil 2

Partilhar este post

Link para o post
drill    305
On 02/02/2020 at 10:19, resolectric disse:

Esse link dá referências onde misturam "alhos com bugalhos".
Um "Power Conditioner" é um aparelho sem tradução directa para português. Como a nossa língua é muito rica (bastante mais do que o inglês médio usado na internet) em Portugal optámos por utilizar "Estabilizador de Corrente" ou "Filtro de Corrente".
O termo inglês "Condicionador de Corrente" é genérico e aplica-se tanto aos filtros como aos estabilizadores, não definindo nenhum deles e portanto, não se aplicando a nenhum deles.

Português 1 - Inglês 0

Um estabilizador de corrente faz isso mesmo: estabiliza a corrente eliminando flutuações.

Um filtro de corrente faz isso mesmo: filtra os ruídos e interferências com origem na corrente eléctrica.

O mais simples que existe é o filtro LC (Bobine + Condensador) que é o que está (ou estava) à venda no link partilhado pelo colega @Ego.
Filtra ruídos de corrente mas não estabiliza nem protege de picos súbitos como, por exemplo, os causadas por descargas súbitas na rede eléctrica - os dos raios, por exemplo.

Claro que nunca poderá custar 500€ nem nada que se pareça. 50 já é caro.

Os estabilizadores evitam, ou corrigem, as flutuações de corrente. Por exemplo, quando a EDP fornece 254 Volts é natural que um estabilizador só deixe passar 220 (ou 240).
Se cair um raio no posto transformador mais próximo ou na rede eléctrica próxima, podem entregar a alma dos vossos aparelhinhos ao criador pois não há estabilizador que aguente com um pico de 50.000 Volts que dura 2 nanosegundos.

Existem uns filtros de picos que afirmam proteger os equipamentos contra esses picos súbitos, provenientes de raios, mas geralmente fazem-no pelo método do suicídio, ou seja, queimam antes de queimar os equipamentos que se seguem.

Para a língua inglesa, tudo isto são "Power Conditioners".
Para a língua portuguesa, tudo isto é bastante mais completo e complexo.

Ah, mais um detalhe: cuidado com as unidades de UPS, aquelas que permitem manter o computador a funcionar durante uns minutos (ou segundos) mesmo quando falta a corrente.
Geralmente produzem ondas quadradas na saída (em vez de fornecerem corrente alterna sinusoidal, como deve ser) e esse tipo de onda (quadrada) é uma fonte tremenda de ruído.
Absolutamente desaconselhável para equipamentos áudio.
Portanto, UPS para áudio, só das boas, muito boas, que produzem Corrente Alterna sinusoidal, pura e limpa.

Eu acho que estou a precisar de um filtro lc. Dizes que 50€ já é caro, onde arranjas os teus, se me permites?

Se calhar até posso pedir facilmente a alguém que me faça ou não? Não sei se haverá circuitos na net.

Acho que preciso no mínimo de 2 ou 3. (2 amps + pedalboard)

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    1408

Uma casa de componentes electrónicos, um técnico com jeito para soldar os fios da bobine ao condensador e já está.

Eu tenho um estabilizador gigante, um filtro de picos da Furman e duas caixas com filtros LC (para os amps de guitarra e pedaleiras mais ruidosos). Os filtros LC foram feitos com componentes usados (NOS) que comprei numa feira de velharias. São "heavy duty", creio que eram de um estaleiro falido e foram montados em 3 minutos.

Partilhar este post

Link para o post
Thomasyoung    637
On 04/02/2020 at 14:18, resolectric disse:

Eu tenho um estabilizador gigante, um filtro de picos da Furman e duas caixas com filtros LC (para os amps de guitarra e pedaleiras mais ruidosos). Os filtros LC foram feitos com componentes usados (NOS) que comprei numa feira de velharias. São "heavy duty", creio que eram de um estaleiro falido e foram montados em 3 minutos.

Boas @resolectric

Ainda bem que falas nisso, estou a pensar comprar este estabilizador de corrente https://www.thomann.de/pt/furman_m10x_e.htm mas essas caixas com filtros LC não sei o que é, podes explicar? :) pensei que o da Furman já trazia esses filtros LC que não sei o que é :) heheheh 

Obrigado
Abraço

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    1408

Viva, tudo bem?

Esse Furman terá concerteza um circuito LC (Bobine + Condensador) para filtrar a corrente. É o que eles designam nas especificações por filtro RFI/EMI - Filtro para Interferências de Rádiofrequência e Electromagnetismo.

Também o designam como protector de picos portanto, será daqueles que se desligam quando existe algum pico súbito de milhares de Volts devido a alguma descarga de um raio, por exemplo.

Não é um estabilizador!
Se a empresa que te fornece corrente decidir que é simpático da parte deles oferecerem-te 290 Volts em vez de 240, o Furman achará isso normal e deixa passar os 290 V.
Se no dia em que estiverem a testar as iluminações de Natal aí no teu bairro a corrente descer para 190 Volts, o Furman também acha isso normal, deixando passar os 190 V.

Só como apontamento, eu costumo designar o Furman que tenho aqui (um PM-Pro E) como "o pior equipamento que tenho no estúdio". Acho que padece de depressão e suicida-se com regularidade.
Neste momento está morto, pela quinta ou sexta vez. Já lhes perdi a conta.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora