exmusico

Yamaha Montage e MODX - Tópico de partilha e esclarecimento de dúvidas

Posts Recomendados:

exmusico    135

Uma vez que já somos pelo menos 3 ( um pouco inédito neste fórum... :)), resolvi criar este tópico para podermos tirar dúvidas e partilhar dicas em relação a este dois modelos da Yamaha que partilham entre eles muitas características nomeadamente  o sistema operativo. O outro tópico das estações de gama média é mais util para quem queira comparar  sinths de marcas diferentes na ajuda a decisão de compra.

Para já, eu posso ajudar na parte da programação pois  já ultrapassei o nivel PAdawan e espero chegar a Jedi daqui uns meses:yes::synth:

Aviso também que estas máquinas são estupidamente complexas e requerem algum estudo e dedicação.

------------

Editor mais popular:

http://www.jmelas.gr/montage/bundle_ord.php

(Não recomendo o uso  até que saibam bem trabalhar com o SO do teclado)

Manuais:

https://usa.yamaha.com/files/download/other_assets/5/1162395/modx6_modx7_modx8_en_om_a0.pdf

https://europe.yamaha.com/files/download/other_assets/7/812097/montage_en_om_b0.pdf

ANEXOS:

Ficheiro Excel  criado e partilhado no Facebook por  Stephane Caron .

Muito útil para navegar e filtrar por entre os 10000 arpeggios disponíveis.

ModxArpDB.xlsx

• Gosto 2
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
exmusico    135
há 5 horas, Freaking Prawn disse:

So daqui a 5 semanas, segundo a Thomann :sad:

Não procuraste usado?  Andam uns quanto no OLX.

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    187
há 30 minutos, exmusico disse:

Não procuraste usado?  Andam uns quanto no OLX.

como tenho que comprar uns monitores e uma stand, fica mais barato e pratico pela Thomann

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    187

:D Oh meu Demiurgo... aquele Excel!!!

Realmente e mais facil fazer um arpejo novo do que andar a procurar por eles. Obrigado Yamaha!

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    237

E mais fácil como quem diz. Para quem sabe. Eu tentei fazer um. Ficou meio bem feito, mas mal aplicado. 

Bom, uma coisa que me está a fazer comichão: conforme se vão fazendo as performances, quando se procura depois qualquer som, acaba por ficar um som com o nome que demos a alguma performance. Isso significa que fica lá o nome "extra" para usar algo que já fizemos, ou o nome do preset acaba por ser alterado quando o usamos numa performance? 

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    187
há 3 horas, phillipric disse:

E mais fácil como quem diz. Para quem sabe. Eu tentei fazer um. Ficou meio bem feito, mas mal aplicado. 

Bom, uma coisa que me está a fazer comichão: conforme se vão fazendo as performances, quando se procura depois qualquer som, acaba por ficar um som com o nome que demos a alguma performance. Isso significa que fica lá o nome "extra" para usar algo que já fizemos, ou o nome do preset acaba por ser alterado quando o usamos numa performance? 

sempre que fazes uma alteração a um som, deves salvar esse som com um nome novo e liga-lo ao preset que estas a usar para a maquina saber o que o teu preset contem.

Convem fazeres o update tambem. A Yamaha introduziu algumas cenas novas:

Fixes and Enhancements

< V1.10 to V2.00 >

New features;

New effect types have been added.

New Performances have been added.

The Pattern Sequencer function has been added.

You can now play songs, patterns and audio files from the Live Set display.

Super Knob Link has been added to the data that is recorded in the Scene function.

Keyboard Control has been added to the data that is recorded in the Scene function.

Increased the range of the LFO Speed parameter.

You can now connect MIDI equipment via the USB TO DEVICE terminal.

The Global Micro Tuning settings have been added.

The Audition Loop setting has been added.

Improvements have been made to the user interface.

The Note capacity (total area in Store) has been increased from 130,000 to 520,000 (for Songs) and 520,000 (for Patterns).

Fixed problems;

Fixed other minor problems.

< V1.00 to V1.10 >

New features;

A new function has been added that allows you to selectively enable (or disable) recording of Arpeggio data, when recording MIDI songs.

You can now set a Center note in the Edit Waveform display.

You can now set a key for assignment when loading WAV files or AIFF files as waveforms.

You can now select the Assignable Knob for Common Parts, by pressing the [PART SELECT MUTE/SOLO] in the dialog displayed when selecting the Part parameter and pressing the [CONTROL ASSIGN] button.

The Panel Lock function has been added to prevent inadvertent operations during your performance.

Fixed problems;

Fixed a problem in which the footswitch would freeze when it's used as a sostenuto in combination with the sustain pedal.

Fixed minor problems.

https://usa.yamaha.com/support/updates/modx_os_updater.html

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    237

Não entendi. Sempre que começo uma performance "minha", começo pelo som base (Init), vou juntando os vários sons "preset" e gravo como uma nova performance. Terminando tudo até gravo como "live set".

Mas depois, quando vou, por exemplo, a "Category", a pianos, aparece um som com o nome que eu dei à performance. 

Já vi que o update apaga tudo o que já está feito. Tenho de ver se sei fazer um backup com as livrarias novas que tenho já no teclado e se depois consigo passar tudo de volta.

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    237

Algo que me está a chatear é haver sempre um corte na mudança de sons, seja os individuais, sejam as performances. Supostamente, não faria isso. Onde não se nota é de Scene para scene. 

Ainda não consegui também descobrir onde usar 16 sons em simultâneo, em vez dos 8. 

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora