exmusico

Yamaha Montage e MODX - Tópico de partilha e esclarecimento de dúvidas

Posts Recomendados:

Freaking Prawn    289

Malta voces no vosso Modx/Montage teem tambem dificuldade em certas zonas do ecra? Aquela rodinha do topo direito [Utilities] não a consigo acertar, aparece a luzinha vermelha mas e sempre ao lado. Teem algum truque ou vou ter mesmo que comprar um stylus?

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Freaking Prawn    289

Ja resolvi. Tinha que calibrar o ecrã.

Ok. Primeiras impressões:

1- F***** que a Yamaha abusa na complexidade dos menus como sempre.
2 - Tem sons muito bons. Tem outros bem fraquinhos. Os coros ate se papam, algumas strings, os pianos são bacanos, instrumentos mais exoticos são interessantes.
3 - Ainda não explorei o FM-X, nada a dizer.
4 - As velocidades nos patches são estranhas e teem que ser mexidas, mas gosto do teclado em si mesmo.
5 - Efeitos bacanos na maioria.
6 - E um teclado bem complexo com muito por onde mexer

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    256
On 30/05/2020 at 23:21, Freaking Prawn disse:

Ja resolvi. Tinha que calibrar o ecrã.

Ok. Primeiras impressões:

1- F***** que a Yamaha abusa na complexidade dos menus como sempre.
2 - Tem sons muito bons. Tem outros bem fraquinhos. Os coros ate se papam, algumas strings, os pianos são bacanos, instrumentos mais exoticos são interessantes.
3 - Ainda não explorei o FM-X, nada a dizer.
4 - As velocidades nos patches são estranhas e teem que ser mexidas, mas gosto do teclado em si mesmo.
5 - Efeitos bacanos na maioria.
6 - E um teclado bem complexo com muito por onde mexer

Concordo que há muito por onde mexer. No entanto, acho os menus excelentes. Posso ainda não ter aprofundado muito, mas no que já fiz, foi uma habituação rápida. 

Quanto aos sons, acho que sim, há sons excelentes, outros para encher chouriços. Mas temos de lembrar que procuram abarcar todas as necessidades e não só as nossas individuais. Pianos acho muito bons e tenho colocado alguns samples externos e dá sempre a ideia que os presets com uma pequena edição conseguem fazer o que parece melhor noutros samples. Os orgãos dão uma coça à Roland, por exemplo. E. Piano (e tudo o que seja similar ao DX7) também são muito bons. Os strings são naturais. Confesso que os coros deixaram a desejar. Precisava bem de algumas coisas mais "naturais" para encorpar som em partes fortes de vários temas que canto e sinto que deixa a desejar. 

Há 2 semanas atrás, a minha esposa esteve de férias e ficou um pouco com o meu filho e eu pude explorar um pouco mais, embora ainda sem muito mais do que tinha feito. Dei uso também ao microfone através do A/D in... acho que a nível de equalização deixa a desejar. Consegui utilizar o Vocoder até, dá uns efeitos engraçados, os reverb soam bem, mas sinto falta de um equalizador standard, ou seja, tipo 4 botões, agudo, médio, parametrização, grave... a única coisa que surge no menu é tipo gráfico. Pode-se editar, mas fica sempre um som um bocado "caixa". 

Sons FM nem sequer experimentei. Não são o que preciso, nem a minha onda, sinceramente.

Velocidades nos Patches, estás a falar dos atack, decay, etc?

Qualquer dúvida, é ir falando e vamos tentando ajudar-nos uns aos outros. 

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    289
há 2 horas, phillipric disse:

Velocidades nos Patches, estás a falar dos atack, decay, etc?

Qualquer dúvida, é ir falando e vamos tentando ajudar-nos uns aos outros. 

Estava a referir-me a expressão das proprias tecla. O som salta muito.
Não tenho podido dedicar-me ao Modx porque tenho obras em casa e ele esta no meu quarto da musica. Mas de vez em quando vou la matar a sede. Ainda não percebi como e que se salva um patch sequet. Tenho estado a experimentar os pianos e os coros. Sim, de facto os coros são fraquitos, mas tem algumas variantes bacanas. A treta dos coros e que quando esticam o pitch eles deixam se soar naturais. Ainda não descobri nenhum sample pack de coros proprios para o modx/montage como a SoundIron faz para a Korg [nem o modx/montage tem espaço interno para eles]. Ja tenho alguns packs de lado [Bosendorfer, Live Instruments e Mellotron] mas ainda nao os instalei [ja fiz o update].

Parece que amanha o Blake Angelos da Yamaha vai anunciar algo novo para estes teclados as 21 no Youtube.

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    256

O Bosefonder é bom para usar como piano só... Começando a juntar alguma coisa fica estranho.

Salvar um preset é fazer store no botão ao lado do ecrã. Dás o nome que quiseres e ele assume como um novo preset, não substitui o que fizeste. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    289
há 4 horas, phillipric disse:

Saiu o novo update 2.5 para o Modx. 

yes. E para fazer frente ao Motion Control do Fantom. Mas este faz ate 8 partes. Bem bacano.

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    256

Ainda não consegui explorar a fundo.

Acabei esta semana de editar os sons que queria para os Live. 

Agora procurar as funcionalidades mais elaboradas. Ainda não consegui entender o superknob. Fui seguindo uns tutoriais mas nem sequer meter um efeito Rotary lá, consigo, por exemplo. 

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    289
há 1 hora, phillipric disse:

Ainda não consegui explorar a fundo.

Acabei esta semana de editar os sons que queria para os Live. 

Agora procurar as funcionalidades mais elaboradas. Ainda não consegui entender o superknob. Fui seguindo uns tutoriais mas nem sequer meter um efeito Rotary lá, consigo, por exemplo. 

So a partir de amanha e que vou explorar a fundo o bixo. O que descobrir vou dizendo

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora