exmusico

Yamaha Montage e MODX - Tópico de partilha e esclarecimento de dúvidas

Posts Recomendados:

phillipric    278

Domingo estreei o bichinho ao vivo. num sistema de som que não era meu. Tem um som bem encorpado, superior a qualquer coisa que tive até hoje. 

Ainda assim, parece-me que certos samples de piano (experimentei vários mesmo para ter essa noção) são demasiado "monocórdicos". O que quero dizer com isto, muitas vezes parece que o pedal não segura as notas, fica um som vazio.

Noutro aspecto, pode ser por ter sido um dos primeiros sons que editei, mas fiz uma performance com várias layers de piano, pads, timbalões, strings... o som está brutal, mas clipou por todo o lado, mesmo sem haver clip na mesa ou no amplificador. Não sei se é dos samples usados (uso um que é o Nord Imperial e parece-me que "distorce"), ou se tenho de baixar no mixer o sinal geral, embora quase todos os tenha entre os 115 e os 127 e não cliparam. Não é a primeira vez que tenho esta sensação de que os samples estão a clipar quando ataco com mais força. 

• Gosto 1
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Freaking Prawn    383

Algumas samples clipam mesmo.
Outra cena que desgosto e qúe as samples de violinos/celos/violas ja teem vibrato. Deveria ser algo que o utilizador podesse escolher colocar livremente [lfos servem para isso].

Pelo menos ja descobri onde andam os arpejos. :facepalm:

• Riso 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    278

Resolvida a questão dos samples que "clipam", não era mais do que o pré de saída definido a +6db. Voltando para 0db e voilá. Som limpo. 

Sexta e sábado passados fui fazer 2 eventos, um de baile (não com este teclado é óbvio) e no dia seguinte na altura dos aperitivos de um casamento. Falando no que importa, o som do Yamaha é simplesmente brutal. O piano soa qualquer coisa de extraordinário, os registos graves são limpos sem demasiado "embrulho" ou grave exagerado e relativamente aos agudos só falta sentir o martelo a bater nas cordas. Pena mesmo só não ser o de 88 teclas, mas tendo em conta o negócio que foi, cada vez mais apaixonado pelo teclado. 

Junte-se a isto uma mesa Mackie, um amp Synq (é chinês, sim, mas é digital e tenho gostado muito. Prático, leve, potente QB) e uns tops de 12" da JBL. Perfeito. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    383
há 1 hora, phillipric disse:

Resolvida a questão dos samples que "clipam", não era mais do que o pré de saída definido a +6db. Voltando para 0db e voilá. Som limpo. 

Sexta e sábado passados fui fazer 2 eventos, um de baile (não com este teclado é óbvio) e no dia seguinte na altura dos aperitivos de um casamento. Falando no que importa, o som do Yamaha é simplesmente brutal. O piano soa qualquer coisa de extraordinário, os registos graves são limpos sem demasiado "embrulho" ou grave exagerado e relativamente aos agudos só falta sentir o martelo a bater nas cordas. Pena mesmo só não ser o de 88 teclas, mas tendo em conta o negócio que foi, cada vez mais apaixonado pelo teclado. 

Junte-se a isto uma mesa Mackie, um amp Synq (é chinês, sim, mas é digital e tenho gostado muito. Prático, leve, potente QB) e uns tops de 12" da JBL. Perfeito. 

os Modx88 teem problemas no teclado, ficas melhor servido com a tua versão.

Mas sim, tem sons muito bons. Gosto imenso de alguns Rhodes, o Bosendorfer, alguns instrumentos de cordas...

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    278

O problema que referes penso que foi só na "tiragem" inicial, após isso foi corrigido pela Yamaha. Posso estar equivocado, mas tenho ideia de ter lido isto num fórum americano. 

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    278

Boa malta, como andam esses MODX? Confesso que vou ter de "tirar o curso todo outra vez"... não edito nada desde a última mensagem que deixei aqui, a vontade tem sido perto de zero... desânimo mesmo pela falta de "estrada". 

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    383
On 18/12/2020 at 16:26, phillipric disse:

Boa malta, como andam esses MODX? Confesso que vou ter de "tirar o curso todo outra vez"... não edito nada desde a última mensagem que deixei aqui, a vontade tem sido perto de zero... desânimo mesmo pela falta de "estrada". 

olha, confesso que não abri os manuais porque gosto de descobrir as coisas por mim mesmo.
Mas PQP o bixo e muito confuso. As vezes dou por mim a não saber por vibrato no Mod Wheel, por exemplo. Estas coisas basicas são dificeis no Modx [a culpa e minha, na verdade. Nos sints e mais basico este tipo de operações].

Mas tirando isso, gosto imenso dos pianos electricos. Perfeitos para lounge music.
Os efeitos são muito bons na maioria [apesar de usar efeitos externos 99% do tempo].

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    278
On 03/07/2020 at 12:37, Freaking Prawn disse:

Haha. Eu nem encontro os arpeggios.

Com a brincadeira de andar aqui a testar sons e a criar os drum set (chamemos assim) também ainda não descobri onde está isso. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora