exmusico

Yamaha Montage e MODX - Tópico de partilha e esclarecimento de dúvidas

Posts Recomendados:

exmusico    138
há 8 horas, phillipric disse:

E mais fácil como quem diz. Para quem sabe. Eu tentei fazer um. Ficou meio bem feito, mas mal aplicado. 

Bom, uma coisa que me está a fazer comichão: conforme se vão fazendo as performances, quando se procura depois qualquer som, acaba por ficar um som com o nome que demos a alguma performance. Isso significa que fica lá o nome "extra" para usar algo que já fizemos, ou o nome do preset acaba por ser alterado quando o usamos numa performance? 

A performance original nunca é alterada ( não há risco de fazer mrd nos progrmas de origem) . Tens  sempre de fazer um store as new para guardar alterações.

Metes o nome que quiseres e vai aparecer automaticamente na libraria "User".

há 3 horas, phillipric disse:

Algo que me está a chatear é haver sempre um corte na mudança de sons, seja os individuais, sejam as performances. Supostamente, não faria isso. Onde não se nota é de Scene para scene. 

Ainda não consegui também descobrir onde usar 16 sons em simultâneo, em vez dos 8. 

Supostamente não faz desde que o program tenha o icon SS. No caso do MODX  tem menos sons assim. Tem a ver com o facto de ser single core    ter apenas 1 tone generator enquanto que o Montage tem 2X ( como se fossem 2 sintetizadores).  A implementação midi tb difere ligeiramente em alguns parâmetros por causa disso. Eu vou colocar em breve uma abordagem técnica  em relação às diferenças da arquitectura de hardware dos 2 teclados   que permitem perceber melhor alguns detalhes importantes.

Acho que 16 é só no Montage. Em todo o caso não há nenhuma performance factory  com mais de 8 parts. Li isso algures num documento da Yamaha.

há 11 horas, Freaking Prawn disse:

:D Oh meu Demiurgo... aquele Excel!!!

Realmente e mais facil fazer um arpejo novo do que andar a procurar por eles. Obrigado Yamaha!

10000 arpégios a  1 minuto cada ( ignorando que tens de mudar o som)  só para ter uma ideia dá 4 semanas de trabalho.

Eles que vão para a meretriz que os pariu:ph34r:... Esse excel ajuda bastante mas mesmo assim é um pesadelo...

Eu já faço arpejos  mas devo dizer que não gosto muito  do sistema. Faz falta uma função de arpeggio tradicional mais intuitiva  fácil de programar.

Vantagem de pescar na base de dados ao calhas: a probabilidade de encontrar um arpeggio inovador e original é enorme o que pode encurtar o tempo de trabalho em composição musical e produção. Isso importa...  Acho que o mal de muita gente ( meu) é de querer explorar o bicho com um abordagem tradicional quando  principal vantagem do coiso é a brutal quantidade de  programas de fábrica.   

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
phillipric    237

Pois. Mas a maior parte das mudanças corta o som, o que é uma trampa. Logo no início do meu live set tenho 1 performance com 6 layers e engata numa segunda performance com mais 4 e, supostamente, terei de segurar o som de uma música para a outra. Corta completamente. Fica uma trampa. 

Partilhar este post

Link para o post
exmusico    138
há 23 minutos, phillipric disse:

Pois. Mas a maior parte das mudanças corta o som, o que é uma trampa. Logo no início do meu live set tenho 1 performance com 6 layers e engata numa segunda performance com mais 4 e, supostamente, terei de segurar o som de uma música para a outra. Corta completamente. Fica uma trampa. 

Enquanto que o Montage tem 2 chips tone generator SWP70 o MODX tem só 1 o que explica algumas limitações quer ao nível de polifonia quer ao nível de outras cenas diversas como esta que referes.

Manual do MODX

“Seamless Sound Switching” is a feature that lets you switch Performances smoothly without any notes being cut off. The SSS feature is available for all Preset Bank Performances in this instrument. However, SSS is available only for the Performance containing Parts 1–4, not for the Performance with using Parts 5– 16.

Manual do Montage:

“Seamless Sound Switching” is a feature that lets you switch Performances smoothly without any notes being cut off. The SSS feature is available for all Preset Bank Performances in this instrument. However, SSS is available only for the Performance containing Parts 1 – 8, not for the Performance with using Parts 9 – 16.

Nota: dentro de cada Part tens 8 sons de base ( waveforms) o que dá  em teoria para ter 32 layers sem corte de som e não apenas 4. No menu EDIT PART dá para configurar esses 8 sons (waveforms) de base. Pode ser que resolva...

O facto da Yamaha ter misturado progs com combis  e sequenciador até tudo no mesmo saco gera esse tipo de confusão... Na realidade todos os programas são combis...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    237

Dentro de cada parte tens 8 sons, para os supostos 32 terias de poder fazer "scenes" (se é a isso que te referes) com mais layers e só surgem 8. 

Na mudança de scenes é verdade que o corte não acontece ou é muito menos notório, mas ao mudar de performance para performance já acontece. 

Como na primeira performance que uso tenho 6 sons e na segunda 5, é impossível fazer essa mudança usando as scenes. Porque até me lembrei que, caso o conseguisse fazer, pois ainda não percebi como atribuir o que eu quero ao superknob (sim, nos vídeos é tudo muito simples, mas na prática) daria, em última instância para ter o primeiro som com o knob virado para a esquerda e ao ir rodando para a direita ir ocultando o primeiro som e fazendo surgir o segundo. Mas lá está, as layers não são suficientes para isso. 

A própria descrição aí fala de "part 5-16". Pode estar a escapar-me alguma coisa. 

Dado que somos 3 (para já 2 com o teclado) se quiseres combinar, podíamos arranjar aí uma hora para umas vídeo chamadas  e ir discutindo estes assuntos. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    195
há 39 minutos, phillipric disse:

Dentro de cada parte tens 8 sons, para os supostos 32 terias de poder fazer "scenes" (se é a isso que te referes) com mais layers e só surgem 8. 

Na mudança de scenes é verdade que o corte não acontece ou é muito menos notório, mas ao mudar de performance para performance já acontece. 

Como na primeira performance que uso tenho 6 sons e na segunda 5, é impossível fazer essa mudança usando as scenes. Porque até me lembrei que, caso o conseguisse fazer, pois ainda não percebi como atribuir o que eu quero ao superknob (sim, nos vídeos é tudo muito simples, mas na prática) daria, em última instância para ter o primeiro som com o knob virado para a esquerda e ao ir rodando para a direita ir ocultando o primeiro som e fazendo surgir o segundo. Mas lá está, as layers não são suficientes para isso. 

A própria descrição aí fala de "part 5-16". Pode estar a escapar-me alguma coisa. 

Dado que somos 3 (para já 2 com o teclado) se quiseres combinar, podíamos arranjar aí uma hora para umas vídeo chamadas  e ir discutindo estes assuntos. 

Uma das coisas que o ultimo update para o MODX introduziu foi um screen para fazer as ligações ao SuperKnob [vou lhe chamar a Teta, porque é o que me parece... uma Teta gigante] mais facilmente.
O que o exmusico diz é verdade, cada som pode ter até 8 sons por si mesmo [e se juntares 8 sons com 8 partes cada são 64 sons simultaneos]. Eu também fiquei algo confuso porque nos videos da malta a usar o Mod falam de facto em 16 partes [16 sons] e costumam mostrar um dos screens que é uma especie de mesa de mistura no Modx em que aparece 1-8 e 9-16. Mas como não tenho o bixo à minha frente não consigo precisar.

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    237
há 53 minutos, Freaking Prawn disse:

Uma das coisas que o ultimo update para o MODX introduziu foi um screen para fazer as ligações ao SuperKnob [vou lhe chamar a Teta, porque é o que me parece... uma Teta gigante] mais facilmente.
O que o exmusico diz é verdade, cada som pode ter até 8 sons por si mesmo [e se juntares 8 sons com 8 partes cada são 64 sons simultaneos]. Eu também fiquei algo confuso porque nos videos da malta a usar o Mod falam de facto em 16 partes [16 sons] e costumam mostrar um dos screens que é uma especie de mesa de mistura no Modx em que aparece 1-8 e 9-16. Mas como não tenho o bixo à minha frente não consigo precisar.

Porra... vai-me fazer obrigar a realizar o update e eu já com coisas feitas. Depois não sei se é fácil de passar o que esteja já feito para o teclado novamente. :/ 

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    195
há 1 minuto, phillipric disse:

Porra... vai-me fazer obrigar a realizar o update e eu já com coisas feitas. Depois não sei se é fácil de passar o que esteja já feito para o teclado novamente. :/ 

tens que fazer um dump para uma pen formatada no Modx.

https://usa.yamaha.com/support/updates/modx_os_updater.html

"
All User memory (Library data, User data, User sample and so on) will be initialized by this updater. Please make sure that you have saved all User data to a USB flash drive before performing this update. To make backup file, connect USB device and go [UTILITY] > [Contents] > [Store / Save], set “Content Type” to “Backup File”, then Select the desired directory of the USB flash memory device and touch [Done]."

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    237

Para fazer o upload, é idêntico? Ao salvar, salva o que lá está e ao fazer o upload guarda novamente? Nisto sou completamente um zero à esquerda. 

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    195
há 1 hora, phillipric disse:

Para fazer o upload, é idêntico? Ao salvar, salva o que lá está e ao fazer o upload guarda novamente? Nisto sou completamente um zero à esquerda. 

1º formatas a pen no Modx e poes la dentro td o k esta em User no modx. Depois fazes o Update [segue as instrucoes] e depois dele feito voltas a colocar o conteudo de User que salvaste na pen, dentro do Modx.

È a mesma coisa quando usas uma pen de um pc para outro

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora