exmusico

Yamaha Montage e MODX - Tópico de partilha e esclarecimento de dúvidas

Posts Recomendados:

phillipric    237

Outra questão, que se calhar é simples:

É possível definir tocar uma tecla e ela ficar continuamente a "soar" até se voltar a tocar e parar o som? 

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Freaking Prawn    187
há 1 hora, phillipric disse:

os 8 elements de cada som podem ser editados mas não são sons diferentes, certo? Acabam por não ser os tais 8 sons dentro de cada som. Pelo que me fui apercebendo vão sendo activados dado a intensidade com que se toca nas teclas, teclas mais graves ou mais agudas, entrada de efeitos, etc. Parece-me mais um multisample do que propriamente outra coisa.

Grátis para os proprietários do Montage. Custo de 89,99€. 

Cada "element" pode ser aquilo que tu quiseres. Tens imensos sons que podes usar como "element" de um som geral. Isto é bom quando - por exemplo - queres fazer um som com um pad por baixo, mas o pad não é em si mesmo importante. Portanto em vez de gastares 1 slot para um pad super complexo, usas 1, 2 ou 3 "elements" numa unica slot onde haja outras coisas.

Por exemplo:

Tens uma Slot só de piano [com 8 elementos para aquela expressividade bacana]
Tens uma Slot só de orgão [com 8 elementos]
Tens uma Slot só de bateria [? não tenho a certeza se os drums ocupam slots... alguem me explique]
Tens uma Slot para sons variados de preenchimento [1 elemento com um pad, outro com sinos, outro com cavaquinho, outro com o Covid]

Não é necessário ocupar slots só para 1 tipo de som.

Fo**** essa de só para Montage lixou-me.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    237

Ok, mas, por exemplo, experimentei agora mesmo com o element 8 de um som de piano. Esse element, inicialmente, está definido como o som do "damper". Ao seleccionares um som de organ, vais ouvir esse som de organ, certo, mas só o damper. 

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    187
há 2 minutos, phillipric disse:

Ok, mas, por exemplo, experimentei agora mesmo com o element 8 de um som de piano. Esse element, inicialmente, está definido como o som do "damper". Ao seleccionares um som de organ, vais ouvir esse som de organ, certo, mas só o damper. 

depende de qual a som que estas a usar. Se o som em si mesmo [neste caso um piano] tiver 8 elementos, muito provavelmente ele tem todos eles  para aumentar expressividade. Podes escolher outro som de piano que não tenha todos esses elementos.
Se retirares o elemento "damper" e colocares um "organ" em vez, esse som será um piano com 7 elementos mais um 8º elemento que é um "organ".

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    187

haha.

Eu entendo o teu dilema. Quanto mais a tecnologia avança, mais complexo o interface se torna [nem sempre, mas pronto].

Podia ser bem pior. Podia-mos estar a falar de um Kurzweil... e nunca mais sairiamos daqui

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    237

Bom, não vou entrar já pela parte dos elements. 

Para já, no meu caso, vou criar as minhas performance, definir o live set e a partir daí, adicionar conforme for aprendendo a utilizar as coisas. O SuperKnob pode ser importante para isso. Para começar. 

Ainda não percebi como fazer os "assign" e as potencialidades. Verdade que a maioria das coisas de que preciso efectivamente, são subidas e descidas de sons, entradas de uns rotary... mas poder definir os 4 "volumes" para usar como registos nos "organ" poderia ser interessante. 

há 40 minutos, phillipric disse:

Outra questão, que se calhar é simples:

É possível definir tocar uma tecla e ela ficar continuamente a "soar" até se voltar a tocar e parar o som? 

Quanto a isto? É para o tema "Fix You" dos Cold Play. Toco-o com piano em vez do organ, mas ao entrar na segunda estrofe tenho uma tecla definida (no tom do tema) que fixo, só que me impede a expressividade com a mão esquerda pois tenho o mindinho sempre a segurar aquela tecla e o polegar a fazer o bordão da harmonia. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    187

Olha, ja que estás em frente ao bixo, faz este exercicio:

1- começa um som novo
2- escolhe como elemento 1 um violino, 2 um violoncelo, 3 um pad simples, 4 uma voz qualquer simples.

toca e vê se aquilo que poderia ser uma scene com varios sons, pode ser apenas um som com 4 elementos. Muitas vez o mais complexo não é a melhor resposta

há 3 minutos, phillipric disse:

Bom, não vou entrar já pela parte dos elements. 

Para já, no meu caso, vou criar as minhas performance, definir o live set e a partir daí, adicionar conforme for aprendendo a utilizar as coisas. O SuperKnob pode ser importante para isso. Para começar. 

Ainda não percebi como fazer os "assign" e as potencialidades. Verdade que a maioria das coisas de que preciso efectivamente, são subidas e descidas de sons, entradas de uns rotary... mas poder definir os 4 "volumes" para usar como registos nos "organ" poderia ser interessante. 

Quanto a isto? É para o tema "Fix You" dos Cold Play. Toco-o com piano em vez do organ, mas ao entrar na segunda estrofe tenho uma tecla definida (no tom do tema) que fixo, só que me impede a expressividade com a mão esquerda pois tenho o mindinho sempre a segurar aquela tecla e o polegar a fazer o bordão da harmonia. 

"Axo" que podes fazer um som fazer loop [ou mantendo ele a soar, usando um pedal de sustain], mas o exmusico responderá a isto melhor

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    237
há 1 minuto, Freaking Prawn disse:

Olha, ja que estás em frente ao bixo, faz este exercicio:

1- começa um som novo
2- escolhe como elemento 1 um violino, 2 um violoncelo, 3 um pad simples, 4 uma voz qualquer simples.

toca e vê se aquilo que poderia ser uma scene com varios sons, pode ser apenas um som com 4 elementos. Muitas vez o mais complexo não é a melhor resposta

Posso experimentar, mas pelo que vi nalguns vídeos, a verdade é que todos os elementos fazem falta. Mas também só têm demonstrado sons de pianos. Pode ser que a yamaha tenha sido preguiçosa nesta questão noutros samples e possam estar mais simples. Mas eles próprios fazem performance já com 3 e 4 parts... não me parece. Mas vou experimentar, por curiosidade. 

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    187
Agora mesmo, phillipric disse:

Posso experimentar, mas pelo que vi nalguns vídeos, a verdade é que todos os elementos fazem falta. Mas também só têm demonstrado sons de pianos. Pode ser que a yamaha tenha sido preguiçosa nesta questão noutros samples e possam estar mais simples. Mas eles próprios fazem performance já com 3 e 4 parts... não me parece. Mas vou experimentar, por curiosidade. 

Para gravar, acredito que sons de piano mais complexos [ou intrumentos acusticos com varias modulações] façam sentido. Porém, para tocar ao vivo, muita da expressividade perde-se no meio de outros sons. Pelo que podes simplificar as tuas criações tendo isto em mente. Daí o exemplo que te dei do exercicio. Se te soar, não é necessario mais complexidade

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora