Posts Recomendados:

PauloMPM    0

Olá a todos,

Tenho um pequeno problema com um dos potenciômetros da minha guitarra, por isso vim obter ajudar para conseguia perceber qual o problema. 

Fiz recentemente uma nova cablagem na minha Les Paul. Tudo certo, segui o sinóptico de montagem dos captadores, ficou tudo direitinho, pelo menos assim penso! Mas após esta nova cablagem verifiquei que o potenciometro do volume da ponte,  quando desligo o volume, ele desliga o som, ok é o normal, mas se lhe mexer um pouco, o som liga, como se tivesse com mau contacto.

Penso que não seja problema da ligação pois já vi e revi “n” de vezes o sinóptico de montagem e ficou igual ao que pedia, pesquisei várias formas de o fazer e verifiquei que a forma que liguei é igual ao que muitas pessoas fazem. Não sei se possa ter aquecido de mais o potenciômetro e ele “avariou”, não sei, não percebo o que possa estar a fazer este “mau contacto”, pois apenas o potenciômetro do volume da ponte tem este problema.

Se alguém conseguir ajudar... 

Obrigado!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
ncarmona    518

Partindo do princípio que ligaste correctamente os potenciómetros, o meu diagnóstico é que o potenciómetro avariou.

• Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
PauloMPM    0

Sim, esta tudo a corresponder com o Sinóptico. Mas se por acaso alguma coisa não estivesse em conforme, haveria a possibilidade de isto acontecer?
Quero eu dizer, que o cursor, no interior do potenciômetro, roda sobre a resistência e a única coisa que pode fazer é aumentar/reduzir sinal. O que está acontecer é mesmo estranho, pq ele aumenta/reduz volume, mas tem qualquer “mau contacto/posição” que faz com que estando sem volume, ativa na mesma o volume, será possível isto acontecer? 

Obrigado 

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1921

O que colocas em termos de problema seria mais facilmente avaliado se o conseguisses mostrar através de um vídeo (o óptimo) ou um áudio (bom) acompanhado por descrição mais detalhada.

Independentemente da afirmação de teres o circuito desenhado conforme o esquema, o problema encontra-se no efeito do potenciómetro, portanto mostra-se importante apresentares o som da coisa, juntamente com umas fotos das entranhas da guitarra e apontar para o dito com uma seta ou algo semelhante. Podem ser "n" coisas diferentes, desde maus pontos de soldadura, potenciómetro estragado, potenciómetro errado ou incorrecto para a função pretendida, etc.

• Gosto 1
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    1477
há 46 minutos, PauloMPM disse:

...mas tem qualquer “mau contacto/posição” que faz com que estando sem volume, ativa na mesma o volume, será possível isto acontecer?

Sim.
Pode ser devido a sujidade ou à linha de resistência partida, no interior do potenciómetro.
O terminal que faz o contacto com a resistência também pode estar torcido ou deslocado e tocar no ponto de resistência mínima quando chega ao ponto de resistência máxima (volume mínimo).

Portanto a solução será, em primeiro lugar, usar um spray de limpeza de potenciómetros e exercitar a rotação.
Se não resolver terás de mudar o potenciómetro.

• Gosto 1
  • Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
F.Coelho    263

Na equipa que está a jogar bem não se mexe.

Chego à conclusão, ao fim de um bons anos, que quanto mais me mexe mais se estraga. Mas adiante.

Não será o caso, mas aponto para outro problema que costuma acontecer.

Quem isola o interior da "caixa" dos POT's com papel de cobre ou alumínio tem de ter cuidado com o distanciamento dos terminais dos mesmos ao isolamento.

Monta-se tudo em conformidade e quando se aperta o POT, um ou mais terminais acaba por entrar em contacto com o isolamento e depois é uma trapalhada para descobrir o que está mal, especialmente quando se está a trabalhar num espaço apertado (e quando o POT não está perfeitamente perpendicular ao plano da madeira) . Aconselho a fazer as montagens sem apertos e testar. Tudo ok? Se sim, utilizar anilhas interiores para dar o devido distanciamento entre terminais e isolamento.

Neste caso particular, apresentado, retirava o POT e com um voltímetro fazia-lhe o teste de condutividade/resistividade rodando o veio.

(Também o POT pode estar mal apertado e na parte final um dos terminais pode entrar em contacto com outro terminal de um outro POT e ir buscar sinal aí).

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora