Enato

Indeciso entre 3 guitarras

Posts Recomendados:

Enato    8

Boa tarde,

Com isto da quarentena, cresceu o vício de querer aprender a tocar guitarra e estava indeciso entre alguns modelos.

Já tive uma guitarra há uns bons anos, mas apenas aprendi a tocar a intro do sweet child o'mine.. 

Agora vou seguir uns tutoriais, como o justinguitar, e tenho o rocksmith para ir me entretendo a brincar nos arcades que ajudam..

Posto isto, tenho três modelos em mente mas não sei bem qual escolher, ou se realmente há diferenças mais técnicas neles.. Queria uma guitarra mais para rock/metal..

Os três modelos são:

1. ESP LTD EC-10
  2. Harley Benton SC-450 P90 GT
  3. Epiphone Les Paul Special VE EBV

A única coisa que sei é que a ESP tem 24 trastes e o restante tem 22.

Já agora, recomendam comprar cordas para ter em backup caso seja preciso? Se sim que tipo de cordas devo comprar?

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Antonio    724

Olá

Compra a que achares que te motiva mais a tocar. Hoje em dia as guitarras baratas são boas! 

Cordas: Compra a guitarra primeiro e vê qual o gauge que vem de fábrica. Se comprares um gauge diferente depois tens de fazer setup... Mas depois vais ter de comprar sim. As cordas são um consumivel vais ter de trocar regularmente. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2155

Aquilo que o @Antonio disse. No entanto, permite-me acrescentar umas informações extra.

A Harley Benton é a mais bonita das 3 que apresentas, mas é a única que tem pickups P90. os P90 são single coils com mais pastilha que os single coils convencionais, mas para o metal poderão ficar um pouco "curtos", é possível, mas... Outro problema é que os pickups são em formato Soap Bar o que torna mais chato a sua substituição à posteriori. Das 3, a Harley Benton é a única com construção tipo Set Neck, sendo as outras tipo Bolt On. Isto vai interferir ligeiramente na acessibilidade aos agudos e no timbre genérico da guitarra.

Esquecendo a questão dos preços e valores, a Harley Benton parece-me ser a mais consistente com aquilo que uma guitarra deste género deve ser, mas tem o inconveniente dos P90 para posteriormente mudar para pickups de jeito.

Eu proponho ainda uma 4ª possibilidade, dentro da mesma ordem de grandeza dos preços, tem humbuckers, é em mogno (para mim é uma vantagem), tem a construção expectável de uma guitarra desse género e é a mais bonita de todas: https://www.thomann.de/pt/harley_benton_sc_450plus_ld_vintage_series.htm

Nesta altura do campeonato, ter 22 ou 24 trastes é irrelevante.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Enato    8

Obrigado aos dois.

Apesar de gostar das guitarras assim num tom preto, essa parece bastante bonita.

Ainda bem que perguntei então, não fazia ideia disto dos humbuckers .. 

Para já a decisão está entre a esp e a HB 450+, mais inclinado para a HB.

Por esse preço aproveito para comprar uns acessórios para o valor dar igual sem os portes

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2155

Já agora, dá uma espreitadela a esta página: https://www.thomann.de/pt/harley_benton_modelos_single_cut.html

Tens mais escolhas. Por esta ordem de grandeza de preços diria para ires para uma madeira em mogno e para humbuckers. Não esperes que esses humbuckers originais sejam fantásticos, mas ficas com uma boa base para upgrades num futuro: pickups, pestana, carrilhões, ponte...

• Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
Enato    8
há 1 hora, tmo disse:

Já agora, dá uma espreitadela a esta página: https://www.thomann.de/pt/harley_benton_modelos_single_cut.html

Já estive a ver e até aos 200€ aquela de 166€ parece ser a ideal.

Estive a ver e a ESP que indiquei também tem humbuckers, mas não tem a tal madeira em mogno, isso faz muita diferença? Essa madeira é mais resistente ou tem alguma particularidade??

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    724
há 7 minutos, Enato disse:

Já estive a ver e até aos 200€ aquela de 166€ parece ser a ideal.

Estive a ver e a ESP que indiquei também tem humbuckers, mas não tem a tal madeira em mogno, isso faz muita diferença? Essa madeira é mais resistente ou tem alguma particularidade??

É o timbre típico desse tipo de guitarras. Aliás o mais tradicional é Mogno com topo em Maple. Não fui ver mas acho difícil nesse preço encontrar uma com topo de madeira diferente. 

Eu também ia para uma Harley Benton com Humbunkers ;)

• Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
Zaphod    85

Como gostas de guitarras em preto até sugeria esta https://www.thomann.de/pt/harley_benton_sc_custom_vb.htm porque já tem uns carrilhões e pestana melhores, mas não está disponível de momento.

Também tens esta estilo PRS https://www.thomann.de/pt/harley_benton_cst_24_bk.htm

Mas as Harley Benton são belas máquinas pelo preço, têm características que os modelos mais baratos de outras marcas não conseguem ter porque são a marca mesmo da Thomann por isso não têm intermediários e outros elementos a inflacionar os preços. Eu já tive várias e estou neste momento à espera que outra fique em stock para mandar vir.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2155

Essa em preto também é fixe...

Partilhar este post

Link para o post
Enato    8
há 1 hora, Zaphod disse:

Como gostas de guitarras em preto até sugeria esta https://www.thomann.de/pt/harley_benton_sc_custom_vb.htm porque já tem uns carrilhões e pestana melhores, mas não está disponível de momento.

Uau, fiquei apaixonado, acho que já sei qual vou escolher. Essa continua a ser tão boa quanto a 450+??

Eu só vou conseguir comprar no final do mês, de maneiras que se as datas que aparecem no produto forem reais chega mesmo a tempo dos meus anos :)

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora