Mr. Smith

Ajuda - Mudança de material (não é para carregar) :-)

Posts Recomendados:

Mr. Smith    93
há 6 horas, Freaking Prawn disse:

A interface tem uma função chamada "pad". clica nela.

Boas e obrigado pela ajuda. A entradas atrás 3,4,5 e 6 não têm essa opção (recordo, queria o teclado ligado atrás).

A interface tem entradas balanceadas e o teclado tem saídas balanceadas - estou a usar 2 cabos não balanceados! Poderá ser por isso que o sinal é tão pequeno? Penso ter -10dbs as saídas do Roland, chegará para as entradas de linha da placa? Ver se arranjo um cabo desses amanhã aqui na minha zona mas não deve ser fácil encontrar.

Cumps,

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    3170

Um cabo balanceado tem 3 conectores, sendo que dois deles levam sinal, sendo um deles invertido. Ao usares um cabo não balanceado em conectores balanceados, perdes não só resistência ao ruído, como o nível do sinal é inferior. Resumindo: eu experimentava com cabos balanceados antes de culpar a interface :)

A alternativa é arranjares uns preamps para meter no caminho para te subirem o nível do sinal, se não for suficiente.

Partilhar este post

Link para o post
Mr. Smith    93
há 1 hora, xtech disse:

Um cabo balanceado tem 3 conectores, sendo que dois deles levam sinal, sendo um deles invertido. Ao usares um cabo não balanceado em conectores balanceados, perdes não só resistência ao ruído, como o nível do sinal é inferior. Resumindo: eu experimentava com cabos balanceados antes de culpar a interface :)

A alternativa é arranjares uns preamps para meter no caminho para te subirem o nível do sinal, se não for suficiente.

Obrigado @xtech pela ajuda. Acabei de experimentar e nâo fez qualquer diferença, ficou exactamente igual. Usando um plugin de preamp na pista resolve o problema a nível da saída mas o sinal de entrada permanece evidentemente pequeno (entre os -42 e -54 no Reaper).

Cumps,

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    2006
há 21 horas, Mr. Smith disse:

...Penso ter -10dbs as saídas do Roland, chegará para as entradas de linha da placa?

...

-10dB na saída do teclado será provavelmente sinal não balanceado.

Seja como for, balanceamentos à parte, ligar uma saída de nível -10 numa entrada +4 resulta num sinal fraquinho.
Não é impraticável mas não se compara com o equilíbrio correcto dos níveis: +4 para +4 ou -10 para -10.

O sinal baixo de uma forma tão exagerada deverá ser porque ou os configurações "Common" do Roland estão a definir-lhe um volume de saída baixo ou então o controle (em software) do interface está com alguma atenuação nas entradas do mesmo.
Não basta aumentar os ganhos no Reaper.
É preciso ir à gestão do interface e ver se os níveis de entrada (software) estão bem ajustados.
Não sendo esses, são os ajustes de nível das entradas áudio no sistema operativo.

• Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
Mr. Smith    93
há 2 horas, resolectric disse:

-10dB na saída do teclado será provavelmente sinal não balanceado.

Seja como for, balanceamentos à parte, ligar uma saída de nível -10 numa entrada +4 resulta num sinal fraquinho.
Não é impraticável mas não se compara com o equilíbrio correcto dos níveis: +4 para +4 ou -10 para -10.

O sinal baixo de uma forma tão exagerada deverá ser porque ou os configurações "Common" do Roland estão a definir-lhe um volume de saída baixo ou então o controle (em software) do interface está com alguma atenuação nas entradas do mesmo.
Não basta aumentar os ganhos no Reaper.
É preciso ir à gestão do interface e ver se os níveis de entrada (software) estão bem ajustados.
Não sendo esses, são os ajustes de nível das entradas áudio no sistema operativo.

Boas!

Do manual:

a90out02.JPG.fea560aee5c0cb5932e4c186d2ed7307.JPGa90out01.JPG.cce3fe64fdebee8816cafd0fe8629d32.JPG

No software de gestão da interface está no máximo (estava em 0dbs passei para 6dbs).

No SO se for aqui também está no máximo:

a90out03.JPG.ce6d3e6bd752c682d24d4dd0970a2d56.JPG

Também pode ser do teclado, foi adquirido há pouco tempo e está velhinho, mas aqui não tenho como experimentar, não tenho outro diferente.

Nas configurações do teclado quando o comprei fiz um reset para repor todos os valores iniciais mas tenho que ir ver melhor ainda. Obrigado @resolectric!

Cumps,

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    2006

Realmente parece estar tudo correcto.
Nota que não estou a corrigir nem a tentar alterar nada do que te disseram antes e que, a meu ver, está absolutamente certo.
Estava é aqui a pensar com "os meus botões" e a tentar perceber qual seria o problema.

Mais uma coisa: a idade do teclado não tem nada a ver com o volume de som produzido ou intensidade do sinal.
Só se fosse uma avaria mas nesse caso, podia acontecer num teclado novo.

Ali naquela lista de impedâncias de carga, 10K Ohm é para nível de linha portanto, tudo ok mas não fala no nível do sinal admitido na entrada.

Para já, parece-me que não te vou conseguir ajudar em nada.
Se resolveres diz pois também aprendo.

• Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
Mr. Smith    93

Provavelmente será noobice minha...já descobri mais um slider no A90 que não estava no máximo e agora fica entre os -42Db e -30Db no Reaper, mas com tudo no máximo. Para meter qq gingarelho antes do sinal entrar na interface será um preamp como diz o @xtech; também dará uma mesa de mistura certamente. E uma DI activa também dará? Pergunto para escolher o que mais se adequa à situação; por exemplo se for uma mesa devolvo a interface, não preciso de tantas entradas sendo assim.

Cumps,

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    832
há 6 minutos, Mr. Smith disse:

Provavelmente será noobice minha...já descobri mais um slider no A90 que não estava no máximo e agora fica entre os -42Db e -30Db no Reaper, mas com tudo no máximo. Para meter qq gingarelho antes do sinal entrar na interface será um preamp como diz o @xtech; também dará uma mesa de mistura certamente. E uma DI activa também dará? Pergunto para escolher o que mais se adequa à situação; por exemplo se for uma mesa devolvo a interface, não preciso de tantas entradas sendo assim.

Cumps,

Di passiva com pad de atenuação. Há muitas baratas 

Partilhar este post

Link para o post
Mr. Smith    93

Mas o pad é para usar quando o sinal é demasiado alto?! Eu tenho o problema oposto, o sinal que sai do teclado é muito fraco.

Cumps,

há 11 minutos, Antonio disse:

Di passiva com pad de atenuação. Há muitas baratas 

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    832
há 14 minutos, Mr. Smith disse:

Mas o pad é para usar quando o sinal é demasiado alto?! Eu tenho o problema oposto, o sinal que sai do teclado é muito fraco.

Cumps,

Tens razão li à pressa. Pensava que era o problema contrário porque é mais comum... 

Já li melhor. Não faz muito sentido, parece estar tudo certo. Ou é avaria ou é qualquer coisa que te está a escapar no settings ou ligações. E não, não deves precisar de comprar mais nada

• Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora