Gonçalo Carvalho

Guitarra para iniciar HSS?

Posts Recomendados:

Freaking Prawn    289
há 2 minutos, Gonçalo Carvalho disse:

Pois so agora reparei que n percebo nada de pick ups activos ou passivos... lol XD

Too much information..

pick ups activos são pick ups que requerem pilha de 9v para funcionarem porque a guitarra tem um pre amp interno.
Por norma as guitarras teem pups passivos [não requerem pre amplificação], mas algumas teem activos.
Geralmente os pups activos fazem mais sentido nos baixos electricos porque da-lhes mais sinal limpo. Nas guitarras os pups activos sao mais usados para a metalada.
Mas mesmo que compres essa, mais tarde podes fazer o mod e converte-la para passiva [ao contrario e mais dificil].

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Tava mesmo agora a Googlar XD

Acho que sou mais ''passivo'' mas tou a gostar destas guitarras e pelo preço n posso errar, hehe ja agora comparando com a Ibanez 

https://www.egitana.pt/ibanez-gsa60-bkn-black-night?gclid=Cj0KCQjwz4z3BRCgARIsAES_OVf_FF2NtDx-wqsTYHMrFYLnj2BvNNAr1DWzpAKsyEE18WmwoyidKvwaAmHbEALw_wcB

São melhores ?

é que se for a loja a que comprava agora se calhar era esta, assim vou ter de pesquisar mais um bocado pk gosto mto das ''Les Paul''

https://www.olx.pt/anuncio/harley-benton-sc450-bk-IDFFh5d.html#ffccedfbfc

100€ n da para pedir muito mais XD é pena é ser nos açores

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2153
há 2 minutos, Freaking Prawn disse:

pick ups activos são pick ups que requerem pilha de 9v para funcionarem porque a guitarra tem um pre amp interno.
Por norma as guitarras teem pups passivos [não requerem pre amplificação], mas algumas teem activos.
Geralmente os pups activos fazem mais sentido nos baixos electricos porque da-lhes mais sinal limpo. Nas guitarras os pups activos sao mais usados para a metalada.
Mas mesmo que compres essa, mais tarde podes fazer o mod e converte-la para passiva [ao contrario e mais dificil].

... errr... há aqui uns tantos clichês, mas genericamente falando é isto. Quanto à transição activo para passivo ou vice-versa, é sensivelmente a mesma coisa. No caso do passivo para activo pode acrescer a necessidade de criar uma cavidade extra para a pilha, mas regra geral, é a mesma coisa em termos de dificuldade.

O que eu acho que é importante dizer, é:

1. Os pickups activos são mais consistentes de guitarra para guitarra (o que na gíria se traduz por soarem todos ao mesmo qualquer que seja a guitarra em que sejam colocados), mas trazem o benefício de serem silenciosos a ruídos externos e microfonias parasitas. Os pickups activos têm igualmente menos opções de ligações entre eles.
  2. Os pickups passivos são mais verdadeiros às características específicas de cada guitarra, permitem muitas mais opções de ligações entre eles, mas são igualmente mais susceptíveis a microfonias.

Dentro do panorama de escolhas entre activos e passivos tanto os há direccionados para o metal como para outros géneros sonoros. O serem direccionados não significa para este ou aquele género não significa porém que não seja possível tocar jazz com pickups de metal ou vice versa, pois isso está nos dedos de cada um.

A nível pessoal, enveredei pelos pickups passivos pelas suas maiores possibilidades de ligações e têm sido as minhas pesquisas ao longo dos últimos anos. Verdade seja dita, não tenho praticamente nenhuma experiência com pickups activos, mas as suas limitações tímbricas afastam-me de os procurar. Como referência, as minhas guitarras principais têm 21 opções diferentes (duas delas) e outra tem 145, isto conseguido  apenas com 2 humbuckers, piezos e switches a gosto... hehehe.

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2153
há 22 minutos, Gonçalo Carvalho disse:

God dahm your talking Chinese

XDDD

Basicamente pelo que escreveste gosto mais dos pickups passivos, n gasto pilhas

Ok, vamos por partes. Aquilo a que me refiro com consistência diz respeito a, por exemplo, saberes exactamente como é que o som vai sair aquando da instalação de um determinado pickup activo numa qualquer guitarra, seja ela de escala curta ou longa, de madeiras pesadas ou leves, de construção bolt-on, Set neck ou neck through.

Já um pickup passivo é mais fiel à guitarra em que é instalado, no sentido em que permite que as qualidades tímbricas intrínsecas da guitarra surjam de forma mais diferenciada de guitarra para guitarra.

As microfonias a que me referia dizem respeito à utilização de overdrive e distorção em amplificadores. Como estas sonoridades ampliam muito o sinal, todos os ruídos microfónicos serão amplificados e tornar-se-ão bastante significativos. Em sons limpos, mostram-se insignificantes.

A tecnologia dos pickups passivos é muito mais antiga e evoluiu muito pouco, com variações mínimas no design, continuam a ser bobines de fio magnetizadas, variando no número de voltas, geometria (mais altos ou mais largos), tipologia de do fio (mais grosso ou mais fino) e pouco mais. Já os activos, têm como base a mesma bobine, mas muito menos de metade das voltas (um décimo?) o que significa serem muito fraquinhos por si, implicando assim a existência de um pré-amplificador para aumentar o nível do sinal captado. É aqui que entra a tecnologia mais avançada. Recentemente há uma marca que em vez de enrolar fio, optou por IMPRIMIR placas de circuito impresso, sobrepô-as e fazer neste processo as referidas bobines, necessitando igualmente de pré-amplificação. Por serem placas de circuito impresso sobrepostas, conseguem ligar ou desligar placas para aceder a mais sons (ver a marca Fishman).

A questão aqui é que os pré-amps usados em pickups activos estão afinados para determinada combinação de bobines (impressas ou não), o que não permitem desligar uma ou outra bobine no caso dos humbuckers, tal como também não se deve colocar pickups activos em série uns com os outros.

Já os pickups passivos permitem fazer todas as brincadeiras e mais algumas. Por exemplo duas quaisquer bobines (pickups single coil) têm 6 ligações/sons possíveis, que é o dobro de dois single coils activos. Se passarmos a conta para 4 bobines (o equivalente a 2 humbuckers) a soma de combinações sobe astronomicamente, contra as mesmas 3 combinações apenas para os activos (isto caso não tenham possibilidades de coil split, mas estes são muito ais caros).

Ou seja, aqui o que conta é o ouvido de cada um e se o que os respectivos pickups debitam vai ao encontro das necessidades de cada um. No meu caso, venham passivos que ainda tenho muito por explorar, mas se pudesse ter mais guitarras sem preocupações, certamente que iria experimentar uns tantos activos.

Partilhar este post

Link para o post

Bem deu para entender, passivos sejam, (no meu nivel é indiferente) 

So gostava que me dissessem assim (fogo 6ss seguidos)  escolhe esta guitarra que é a melhor para o teu nivel (eu sei que n existe uma resposta para isto) mas do genero esta guitarra é boazinha em madeiras e pode dar para fazer upgrade em alguns componentes no futuro e fica bomba. 

N sei explicar isto bem, se recorrer a analogia de uma bicicleta, explico me melhor, basicamente quero um quadro de carbono com um shimano media gama (altus ou alivio) mas que de para no futuro por xt ou xtr, lol ning vai por shimano xt numa bike do continente  isto existe? 

Básicamente best bang for the buck? 

E ja agora para tocares em casa as 2 da manha usa um amp xpto que de para ligar uns headphones y e n precises de gastar mais dinheiriinho em pedais e coisas afins antes que a tua mulher te de um tiro.. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Mr. Smith    66
há 8 horas, Gonçalo Carvalho disse:

E ja agora para tocares em casa as 2 da manha usa um amp xpto que de para ligar uns headphones y e n precises de gastar mais dinheiriinho em pedais e coisas afins antes que a tua mulher te de um tiro.. 

Boas... um Boss Katana de 50w, se comprares usado deverás conseguir aí por uns 175 € e faz o que pretendes. Nunca experimentei, a recomendação é só pelo que li. Vê uns videos no youtube a ver se te serve. Cumps,

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora