Gonçalo Carvalho

Guitarra para iniciar HSS?

Posts Recomendados:

Zaphod    80

A minha opinião é a mesma de praticamente todos aqui: Harley Benton. Referi as Yamaha, Vintage e Cort porque se encontram em lojas por cá e tinhas dito que não querias mandar vir online, preferias experimentar pessoalmente. Da Harley Benton tenho actualmente aquela SC-Custom mas o modelo com pickups passivos e uma Strat. Também já tive outra Strat, uma Tele, outra Les Paul, um baixo, e duas acústicas... Por algum motivo continuo a comprá-las :flirt:  (já agora algumas comprei novas e outras no OLX, depois quando vendi foi praticamente pelo mesmo preço; é uma das vantagens do mercado de usados; desvantagem é não saberes bem o que estás a comprar ou estares distraído e comprares uma guitarra com vários problemas e não teres a garantia para te safar). Aquele modelo SC450 do OLX se calhar não recomendo, é o modelo de entrada das Les Paul. Nunca recomendo os modelos de entrada (apesar de também serem porreiros) é sempre preferível dar um pouco mais pelos modelos seguintes que já têm características melhores. É melhor o modelo SC450PLUS ou o SC550 como também já referiram. A SC-Custom tem o braço mais fino que a SC450Plus. Já agora também https://www.thomann.de/pt/harley_benton_dc_custom_cherry.htm já que gostas de SG (eu também! mas mais por causa do guitarrista de Elder e da onda stoner rock eheh). Ou se não quiseres gastar tanto, aquele modelo DC-580 que já referiram também. Já agora, eu não tenho nenhum problema com basswood, não me soa mal e tem um bom feel; a única coisa é que é uma madeira mais mole e fica com marcas mais facilmente. E outra coisa, acho que a informação sobre a GSA60 em alguns sites deve estar errada; não estou a ver uma Ibanez de 170€ ter corpo em mogno e escala em rosewood.... E no site mesmo da Ibanez não é essa a informação que está.

Amps deixo para outra pessoa. Actualmente diria uma coisa mais simples e sem tantos efeitos como um Katana Mini, mas isso é baseando-me na minha tendência para me dispersar, outras pessoas conseguem usar amps de modelação com vários efeitos de uma maneira mais eficaz.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Freaking Prawn    289
há 17 minutos, Zaphod disse:

Também já tive outra Strat, uma Tele, outra Les Paul, um baixo, e duas acústicas... Por algum motivo continuo a comprá-las :flirt: 

Tenho que por as mãos no Jazz Bass deles.

Partilhar este post

Link para o post
Mr. Smith    66

ainda em relação à guitarra... se comprares em segunda mão uma Squier HSS como o @xtech recomendou dá para tocares praticamente todos os estilos e ainda vai reter um bom valor para revenderes mais tarde de quiseres passar para outro nível. Cumps,

Partilhar este post

Link para o post
há 3 horas, Zaphod disse:

A minha opinião é a mesma de praticamente todos aqui: Harley Benton. Referi as Yamaha, Vintage e Cort porque se encontram em lojas por cá e tinhas dito que não querias mandar vir online, preferias experimentar pessoalmente. Da Harley Benton tenho actualmente aquela SC-Custom mas o modelo com pickups passivos e uma Strat. Também já tive outra Strat, uma Tele, outra Les Paul, um baixo, e duas acústicas... Por algum motivo continuo a comprá-las :flirt:  (já agora algumas comprei novas e outras no OLX, depois quando vendi foi praticamente pelo mesmo preço; é uma das vantagens do mercado de usados; desvantagem é não saberes bem o que estás a comprar ou estares distraído e comprares uma guitarra com vários problemas e não teres a garantia para te safar). Aquele modelo SC450 do OLX se calhar não recomendo, é o modelo de entrada das Les Paul. Nunca recomendo os modelos de entrada (apesar de também serem porreiros) é sempre preferível dar um pouco mais pelos modelos seguintes que já têm características melhores. É melhor o modelo SC450PLUS ou o SC550 como também já referiram. A SC-Custom tem o braço mais fino que a SC450Plus. Já agora também https://www.thomann.de/pt/harley_benton_dc_custom_cherry.htm já que gostas de SG (eu também! mas mais por causa do guitarrista de Elder e da onda stoner rock eheh). Ou se não quiseres gastar tanto, aquele modelo DC-580 que já referiram também. Já agora, eu não tenho nenhum problema com basswood, não me soa mal e tem um bom feel; a única coisa é que é uma madeira mais mole e fica com marcas mais facilmente. E outra coisa, acho que a informação sobre a GSA60 em alguns sites deve estar errada; não estou a ver uma Ibanez de 170€ ter corpo em mogno e escala em rosewood.... E no site mesmo da Ibanez não é essa a informação que está.

Amps deixo para outra pessoa. Actualmente diria uma coisa mais simples e sem tantos efeitos como um Katana Mini, mas isso é baseando-me na minha tendência para me dispersar, outras pessoas conseguem usar amps de modelação com vários efeitos de uma maneira mais eficaz.

Estava numa de comprar em loja física, mas depois de mais pesquisa n da hipóteses a thoman com estas guitarras, tambem foi por isso que iniciei o topico para ter um bocado de opinioes, nao conheço ning que toque e a opinião de quem conhece e tem é sempre muito importante, a que gosto mais ainda é a sc 550 mas esta esgotada, gosto mto da SG (eu pelos ACDC) mas tambem posso esperar sem pressa, (eu queria para ontem mas pronto) em relação a Ibanez as que ja estao em loja (as mais antigas) sao em mogno e rosewood as novas acho que ja não são (pelo menos é o que tem na descrição e o fretboard é rosewood as que vi, se o corpo é mogno ou n n sei dizer esta pintado.)

Tambem gosto desta https://m.thomann.de/pt/harley_benton_sc_450plus_ld_vintage_series.htm

Mas deve valer mais a 550?

https://m.thomann.de/pt/harley_benton_sc_550_paradise_amber_flame.htm?o=11&search=1592057630

Esta parece ser mto top (em termos de aspeto pelo menos) 

Em relacao a esta e a SG qual a melhor? 

Em relação ao amp ando a procura do katana mini no olx mas ainda n consegui que ning me responde se heheh acho que é o suficiente para mim para 99,9% do que toco. 

Abraço 

Partilhar este post

Link para o post
há 3 horas, Gonçalo Carvalho disse:

Mas deve valer mais a 550?

https://m.thomann.de/pt/harley_benton_sc_550_paradise_amber_flame.htm?o=11&search=1592057630

Esta parece ser mto top (em termos de aspeto pelo menos) 

Esta de aspeto é qualquer coisa..

Há dias havia uma B-stock 

Também estou indeciso entre essa e uma Vintage que é o mesmo modelo..

Partilhar este post

Link para o post
Zaphod    80

Realmente essa 550 tem muito bom aspecto! Eu por norma não sou muito fã de flame tops mas essa tem um aspecto bastante chamativo! Aliás a diferença do preço para a 450plus deve estar muito aí, de resto só os afinadores é que são diferentes. Ah e os pickups, os da 450+ são LAF e os da 550 são HAF. Não sei bem qual será a diferença, mas falam disso aqui https://theharleybentonclub.proboards.com/thread/4139/roswell-laf-alnico-humbuckers-haf

A 450+ também tem split-coil, o que pode ser interessante para poder ter mais variedade de tons. Mas a componente psicológica do aspecto da 550 também pode ser importante; se te levar a pegar mais nela, acaba por ser uma mais valia.

A SG também tem boas características. Os afinadores são Grover por exemplo. Tem os mesmo pickups da 450+. Uma coisa a ter conta, principalmente caso nunca tenhas tocado numa SG, é que normalmente têm sempre bastante neck dive. Dá para uma pessoa se habituar mas ao princípio pode ser um pouco chato.

Já agora, outra opção se estiveres disposto a dar só um pouco mais. Eu há uns meses andava a olhar muito para esta https://www.thomann.de/pt/harley_benton_fusion_t_hh_ht_eb_bk.htm Na altura não comprei porque não havia em stock e entretanto comprei a SC-Custom. Mas esta tem grandes características para este preço: staggered locking tuners, frets aço inoxidável, pestana graptech, também tem push/pull para single-coil e humbucker. Já agora Sapele é mogno.

E as formato tipo PRS como também já tinham sugerido https://www.thomann.de/pt/harley_benton_cst_24_bk.htm Não recomendo é nenhuma que tenha tremolo, nas guitarras mais baratas normalmente é sempre para esquecer, dificilmente aguentam a afinação.

Mas acho que são todas boas opções. Entre as Les Paul, SG e PRS têm características bastante similares. Depende do valor que estiveres disposto a gastar e da que te chamar mais à atenção.

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2153
On 13/06/2020 at 02:42, Gonçalo Carvalho disse:

Bem deu para entender, passivos sejam, (no meu nivel é indiferente) 

So gostava que me dissessem assim (fogo 6ss seguidos)  escolhe esta guitarra que é a melhor para o teu nivel (eu sei que n existe uma resposta para isto) mas do genero esta guitarra é boazinha em madeiras e pode dar para fazer upgrade em alguns componentes no futuro e fica bomba. 

N sei explicar isto bem, se recorrer a analogia de uma bicicleta, explico me melhor, basicamente quero um quadro de carbono com um shimano media gama (altus ou alivio) mas que de para no futuro por xt ou xtr, lol ning vai por shimano xt numa bike do continente  isto existe? 

Básicamente best bang for the buck? 

E ja agora para tocares em casa as 2 da manha usa um amp xpto que de para ligar uns headphones y e n precises de gastar mais dinheiriinho em pedais e coisas afins antes que a tua mulher te de um tiro.. 

Não estou muito a par do que há aí no mercado em termos de ofertas para tocar em casa com phones pela gama de preços que idealizas. Diria para seguires os conselhos da malta relativamente ao Katana e semelhantes, isto porque o material que uso/tenho para amplificação é de outro calibre e o que geralmente procuro não se enquadra nas tuas necessidades... mas assim por alto, o meu sistema tem simulação de coluna o que me permite tocar às tantas da noite (ou a qualquer outra hora do dia) sem chatear ninguém. Ligo o Pré-amp à placa de som e ouço por monitorização através desta. Se quiser gravo simultaneamente.

Qualquer pedaleira que vejas à venda no OLX na ordem das Boss GT dá para brincares à vontade, mas não têm amplificação própria, precisarias de as ligares a um sistema de amplificação existente ou adicional. Os amps Katana (ou semelhantes) que tragam saída de headphones são ideais para o que procuras.

Partilhar este post

Link para o post
Freaking Prawn    289
há 20 horas, stratocosta disse:

em resumo: se um gajo que é patrocinado pela Harley Benton diz que essa é superior .......

Deve-se então entender que ele quer ser patrocinado pela Ibanez.

PS - não suporto esse gajo nem a lei da rolha.

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    3916
há 3 horas, Freaking Prawn disse:

Deve-se então entender que ele quer ser patrocinado pela Ibanez.

PS - não suporto esse gajo nem a lei da rolha.

ele trabalha para todas as marcas, mas é o demonstrador oficial da Harley Benton, por iniciativa propria.

o gajo tem um humor "esquisito" mas as demos são profissionais e muitas. 

há aqui um video com a entrevista dele, o gajo trabalha muito

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora