RMGM

qual amp muito barato?

Posts Recomendados:

RMGM    5

boa tarde

Estou a tentar começar a aprender guitarra eléctrica... do 0

Ora depois de escolher tudo... ando a toa com o amp.

O meu estilo será mais pesado, metal. mas quero aprender de tudo, seja lá isso o que for

Será para casa (pequena) e a maior parte com headphones.

Não tenho dinheiro... queria uma coisa muito barata... a esticar e com malabarismos... 70€

Alguém tem um conselho ?

Sei que mais dinheiro traz normalmente mais qualidade, mas não tenho mesmo mais.

muito obrigado

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    2153

Boas @RMGM

Permite-me as seguintes perguntas:

• Qual é o teu contexto em que vais tocar?
  • Podes fazer barulho?
  • Precisas ouvir/sentir o amp na sala?
  • Vais entrar para uma banda?
  • Já tens guitarra ou ainda não, qual é ou que estás a pensar comprar??
  • Se ainda não tens guitarra, qual é o valor total que estás a pensar em gastar?

70€ para um amp novo é uma missão impossível. No mercado em segunda mão, difícil é, mais ainda no contexto que referes. Diria para ponderares uma das seguintes opções:

• Pedaleira multi-efeitos em 2ª mão: ver OLX.
  • Placa de som barata e software para guitarra.
  • Para o caso de ainda não teres guitarra, uma guitarra mais barata para poderes investir num amp melhor: ver os Katana da Boss e os THR da Yamaha.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
RMGM    5

obrigado

A intenção é aprender, barulho... não muito. quase só headphones.... casa pequena em prédio.

Orçamento muito curto e perceber como e para onde vou.

No futuro... se se justificar... invisto em coisas melhores.

vou gastar 140 numa guitarra. (jackson)

Ou seja... é tudo entrada de gama... a qualidade para já tem de ficar para trás... se não... ou compro viola, ou amp.

podes explicar estas 2 opções?

"Pedaleira multi-efeitos em 2ª mão: ver OLX."

"Placa de som barata e software para guitarra."

Muito obrigado

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    714

Deixo aqui um reforço à ideia de seres reservado no preço da guitarra para ter mais um pouco para o amp. Caso ainda não tenhas comprado a guitarra, claro. 

Na falta de disponibilidade de orçamento, o AMP, na minha opinião, contribui mais para a experiência de tocar que guitarra do que a guitarra em si. Isto desde que a guitarra seja já um instrumento que se mantenha afinado e tenha uma acção minimamente aceitável (conforto a tocar) 

Amps bons para casa:

Boss Katana 

Positive Grid Spark

Line6 spider 

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
RMGM    5

a Guitarra já está a caminho

Epa olha... vou ter de ver muito bem... casa e carteira pequenas. enfim... posso sempre devolver a guitarra e ir jantar fora com a mulher e a miúda :), chego a casa meto o petrucci a tocar e ta feito, e ainda poupo guito :)

E tudo demasiado caro para mim.

Muito e muito obrigado pelas dicas :yes::yes::yes:

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2153
há 1 hora, RMGM disse:

(...)

podes explicar estas 2 opções?

"Pedaleira multi-efeitos em 2ª mão: ver OLX."

"Placa de som barata e software para guitarra."

Muito obrigado

As pedaleiras multi-efeitos geralmente trazem saída para headphones e simulam vários tipos de amplificação diferente. O site OLX.pt é um site de vendas em 2ª mão e costuma ter muita oferta nesta área, é uma questão de pesquisares e de voltares aqui e perguntar se vale a pena esta ou aquela que encontres.

A hipótese da placa de som enquadra-se na eventualidade de teres um computador em casa. A placa de som faz de interface entre aguitarra e o som que procuras ouvir. É pores o computador a trabalhar o som e ouves através dos heaphones. A vantagem desta opção sobre as outras é que há software gratuito com qualidade bastante aceitável e de poderes gravar aquilo que tocas para ouvires, algo fundamental para evoluir... na minha opinião. Já há placas de som simples bastante baratas e que te servirão perfeitamente, mas esta hipótese pressupõe que tenhas computador (esqueci-me que poderás estar a usar o tele para participar aqui no forum).

Quanto à hipótese de desistires e limitares-te a ouvir o "rádio" Petrucci e não tocares, bem, devo dizer que da minha experiência, há poucas coisas melhores que sentir a guitarra a vibrar no peito... mas tu e o teu agregado saberão melhor.

Por fim, bem sei que as coisas estão caras para quem tem poucos meios, estas em particular. Isto não significa, porém, que tenhas de desistir, apenas que acautelar melhor as prioridades e eventualmente poupar um pouco mais antes de fazeres um investimento. Qualquer guitarra hoje em dia deverá ter qualidade qb para não envergonhar ninguém. Mais importante que esta ser da marca X ou Y, ou ter custado mundos ou fundos, é o seu setup (afinação geral além da afinação das cordas). O setup de uma qualquer guitarra é mais importante para a sua performance do que o carimbo de quem a fez ou do valor que vem estampado no talão da loja...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
RMGM    5

Muito obrigado

sim tenho pc posso ligar via us5 ou 3,5

na possibilidade do pc... precisaria essencialmente de que?

Software pronto... já disseste que há software gratuito, 10 pontos

e ao nível do interface... liga directamente a placa de som do pc ou  há algo pelo meio... isso interessa-me para já, menos espaço ocupado e eventualmente menos gasto.

Quando não tem headphones som sai pelas colunas do pc, certo?

obrigado

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    714
há 2 horas, RMGM disse:

Muito obrigado

sim tenho pc posso ligar via us5 ou 3,5

na possibilidade do pc... precisaria essencialmente de que?

Software pronto... já disseste que há software gratuito, 10 pontos

e ao nível do interface... liga directamente a placa de som do pc ou  há algo pelo meio... isso interessa-me para já, menos espaço ocupado e eventualmente menos gasto.

Quando não tem headphones som sai pelas colunas do pc, certo?

obrigado

Tens de ter um interface áudio que é uma placa de som externa que liga por USB. A guitarra liga ao interface. 

Pensa no interface como as placas gráficas para jogos. Um PC para processar os gráficos complexos dos jogos a alta velocidade, precisa de uma placa gráfica porque a que vem na main board não chega. Então para fazer o mesmo com o áudio é igual. Precisa de uma placa se som expecial. 

Os interfaces áudio são "placas" de som externas, ligadas por USB, porque têm de ter várias entradas que são um pouco grandes para o tamanho das típicas placas de PC. Como entradas de instrumento em Jack 6,5 ou microfone em Xlr. 

Tens de ter um interface não só pelas entradas mas também pela latência. Lá está, é como nos jogos. Sem esta placa de áudio (interface) só vais ouvir o som uns instantes depois de tocares, chama-se latência. O interface atenua muito está situação. 

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2153

Então, uma placa de som é o periférico informático que gere e processa o sinal sonoro de um PC (também conhecido como audio interface). TODOS os PCs da actualidade trazem placas de som incorporadas, mas são fraquitas para processamento do sinal de uma guitarra eléctrica, porque os respectivos inputs de microphone não estão preparados para a "jarda" que uma guitarra eléctrica debita e por tudo o que o @Antonio referiu.

Diria uma coisa destas:

https://www.thomann.de/pt/behringer_u_phoria_umc202hd.htm que está no limite que indicaste em termos de valor* e a qualidade da amostragem (digitalização do sinal) parece ser francamente simpática. Quanto ao som sair das colunas do PC, isso vai depender das definições do PC aquando da ligação da placa de som, mas também podes ligar ao Aux in de qualquer aparelhagem stereo que tenhas aí por casa. Há outras mais baratas, mas igualmente menos boas. Ligas a guitarra directamente a isto e isto ao PC via USB. ligas os phones a esta coisa e estás a bombar na maior.

É preciso teres em atenção que a Behringer é considerada uma marca de entrada no mundo áudio, o que não significa que não tenha coisa fixes ou interessantes... esperemos por mais opiniões...

Depois, em termos de software gratuito vou sugerir as versões gratuitas do Guitar Rig e do Amplitube que têm versões Stand Alone** além das versões Plug In***. Existirão outros mais actuais como o Bias FX e respectivas variantes, mas já não estou muito familiarizado com estas cenas. Já tenho o meu setup bem definido, inclusive para tocar pela noite com headphones (o que acontece na GRANDE maioria das vezes, mesmo durante o dia...).

Notas:

*  atenção que nesta loja pagas portes para compras inferiores a 200€, mas a ideia era apresentar o objecto e o respectivo preço expectável

** não precisam de um outro programa base para correr

*** a usar dentro de programas DAW - de gravação multipistas... que também os há gratuitos! maravilha, n'é?

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Mr. Smith    66

Realmente a melhor hipótese para gastar pouco guito, ouvir quase sempre por phones e baixinho por colunas (usas as do PC) é uma interface de audio para o PC, como já foi explicado.

Se estiveres interessado nessa solução e na interface sugerida da Behringer envia PM posso ter uma solução para ti. Mas, antes disso, aproveita o tópico para ficares totalmente esclarecido em relação a todas as possíveis escolhas para o teu caso. O budget é realmente curto, mas é o que é.

Cumps,

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora