stratocosta

Altura dourada para seguir uma carreira na música

Posts Recomendados:

stratocosta    4060

sim estou a roubar parte do tópico do @Antonio ;)

já sabemos que o panorama mudou , mas foi para pior em tudo ? 

e as novas oportunidades ? 

uma visão diferente a partir de uma hora e 6 min.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Antonio    832

Ok, agora já não é offtopic vou falar mais abertamente das minhas opiniões sobre este assunto. 

Acho que cada vez que há uma mudança profunda em alguma área de negocio acontecem 2 coisas: 

1 - Existe um período de transição em que ninguém faz dinheiro e andam todos "ás aranhas". Até o novo modelo ser estruturado e sustentável. Leva tempo.  

2 - As pessoas que já tinham carreira no modelo anterior vão, obviamente, sofrer com a mudança e a revolta é super normal. Contudo as pessoas que não tinham antes carreira na área vêm a coisa de forma completamente impessoal e simplesmente procuram "safar-se" com as ferramentas que têm disponíveis. 

Agora em relação á industria musical em si: 

.- Primeiro haviam os músicos da corte a industria da musica impressa. Surgiu a Grafonola e "Ai bolas! Agora já ninguém vai contratar músicos, compram discos e fazem a festa" E já nem se vai vender musica impressa porque já não vão haver músicos a trabalhar que precisem dela.  

- Depois inventou-se o rádio. "Raios me partam! Agora já ninguém vai comprar discos porque é só ligar o rádio e têm musica de borla"

- TV (MTV) "Video killed the radio star"! 

- Naspster "We´re not selling yah yah... Can't buy a new Camaro! Ohhh Yah yah" .. Entra solo de Wah wah

Etc... 

A musica morreu em alguma destas alturas? NOP! Transformou-se.

Houveram períodos difíceis para quem tinha uma carreira montada num certo modelo de negocio? Yap!

Mas depois inventou-se outro modelo  e renovaram-se as pessoas envolvidas. Nunca melhorou nem piorou, de todas as vezes ficou diferente. E, aqui para nós e sem querer ofender ninguém, já há um tempinho que a industria musical anda a pedir uma renovação das pessoas envolvidas.  

• Gosto 2
  • Amo 1

Partilhar este post

Link para o post
pipes    3768

Nem de propósito, acabei de ver este vídeo (apartir dos 7:10 se não tiverem curiosidade sobre o resto):

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    832
há 1 hora, pipes disse:

Nem de propósito, acabei de ver este vídeo (apartir dos 7:10 se não tiverem curiosidade sobre o resto):

Claramente ele faz parte das pessoas ainda agarradas ao sistema antigo... Até sorri quando ele mencionou "quem é que vai pôr as bandas na rádio ou na TV?" A minha TV está desligada à mais de 6 meses e no carro só toca spotify :rolleyes:

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    4060

também raramente vejo "TV", principalmente com esta m.... da covi, é covi de manhã a noite. 

rádio já só oiço quando sou obrigado , não tenho paciência para conversa da treta , publicidade e a mesma música 20 vezes no mesmo dia.

vejo / oiço youtube, netflix e uns forums 

este ano arrumei a colecção de cd´s no sotão , estavam a ocupar um espaço precioso no "estúdio".

já tinha tudo convertido em ficheiros e em vários formatos: wav, flac e mp3

contudo acho que aquele meu post continua atual, dificilmente vamos voltar a ouvir grandes produções e álbuns com grandes equipas técnicas.

talvez ainda se venha a fazer, mas só artistas consagrados. 

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    832
há 21 minutos, stratocosta disse:

também raramente vejo "TV", principalmente com esta m.... da covi, é covi de manhã a noite. 

rádio já só oiço quando sou obrigado , não tenho paciência para conversa da treta , publicidade e a mesma música 20 vezes no mesmo dia.

vejo / oiço youtube, netflix e uns forums 

este ano arrumei a colecção de cd´s no sotão , estavam a ocupar um espaço precioso no "estúdio".

já tinha tudo convertido em ficheiros e em vários formatos: wav, flac e mp3

contudo acho que aquele meu post continua atual, dificilmente vamos voltar a ouvir grandes produções e álbuns com grandes equipas técnicas.

talvez ainda se venha a fazer, mas só artistas consagrados. 

Sim! É como eu costumo dizer, se o publico quer música de borla tem de se contentar com DIY. Bom e gratuito não há em lado nenhum em área nenhuma. 

Em relação á programação actual de TV e rádio, tenho uma teoria. Cada vez que sou obrigado a ver ou ouvir (casa ou carro de outras pessoas), fico com a sensação que eles já perceberam o buraco em que estão e fazem programação específica para pessoas que, ou pela idade, educação ou outra razão qualquer, não têm facilidade em procurar outros conteúdos mais interessantes.  

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    4060
há 18 horas, Antonio disse:

1 - Existe um período de transição em que ninguém faz dinheiro e andam todos "ás aranhas". Até o novo modelo ser estruturado e sustentável. Leva tempo.  

quem aparece inicialmente com o ovo de Colombo / novo modelo  tem a vantagem.

quando ao ser sustentável , não me parece , os artistas não se mobilizaram e não estou a ver vontade de o fazerem , até porque os que têm os meios ( € ) estão a tirar também partido da situação actual.

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    832
há 4 minutos, stratocosta disse:

quem aparece inicialmente com o ovo de Colombo / novo modelo  tem a vantagem.

quando ao ser sustentável , não me parece , os artistas não se mobilizaram e não estou a ver vontade de o fazerem , até porque os que têm os meios ( € ) estão a tirar também partido da situação actual.

Claro! Mas é exatamente por isso que em todas as áreas e existem os "gigantes" que ficam com o bolo quase todo e depois os mais pequenos que se esfolam para conseguir algo pequeno. Mas isso não é culpa de ninguém. It's life! É como as plantas, a que cresce primeiro num pequeno pedaço de terra fértil cresce mais que as outras. Se cortarmos essa, outra cresce para o lugar dela, mas há sempre uma planta maior que as outras que fica com a maior parte dos recursos. As outras podem ficar chateadas e fazer birra, ou viver o melhor e mais felizes que podem com a sua realidade. 

Mas acho que a realidade actual está mais democrática. Simplesmente porque antes tinhas uma mão cheia de A&Rs que podiam gostar da tua música e fazer alguma coisa com ela. Agora podemos nós fazer tudo e temos milhões de A&Rs nos ouvir, que são o publico que pode também partilhar se gostar. Portanto é uma questão de probabilidades, agora é mais provável alguém que tenha reach social (nem precisa ser diretamente ligado á musica) clicar em partilhar. 

Claro que a concorrência também aumentou exponencialmente. Mas, outra vez, it's life. Em vez de fazer birra vamos testando formas de apresentar o nosso produto de forma diferente e talvez subir acima do ruido. 

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    4060

sim , mas depois temos o problema "agulha num palheiro"

pesquisas "rock" no tube e tens milhares . como fazes ? ouves tudo ? :P

acabas por ouvir o que alguém te recomenda .

dantes era menos "democrático" mas tinhas o filtro das editoras 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    832
há 2 horas, stratocosta disse:

sim , mas depois temos o problema "agulha num palheiro"

pesquisas "rock" no tube e tens milhares . como fazes ? ouves tudo ? :P

acabas por ouvir o que alguém te recomenda .

dantes era menos "democrático" mas tinhas o filtro das editoras 

Pois! Lá está. Há que pensar fora da caixa e arranjar formas de ser diferente e ser encontrado. 

Por outro lado eu agora encontro muito mais bandas para ouvir com  recurso ás recomendações dos algoritmos do spotify... Uso pouco o tubas para ouvir musica mas deve ser igual, aquilo está pensado para perceber os teus gostos e ir recomendando cenas

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora