stratocosta

Altura dourada para seguir uma carreira na música

Posts Recomendados:

stratocosta    4060
há 12 horas, pipes disse:

Não. Mas acredita que mesmo assim, é preferível a gravares um álbum num fim-de-semana...

Ainda tenho aqui uns 50 do meu 1º EP (2012). Nunca tive tanto gozo e orgulho em ter editado algo como esse EP. O 2º EP e o disco que a Farol apenas editou em formato digital, até me esqueço que os gravei, se é que isso faz sentido. Ahh, e ganhei mais dinheiro (ou perdi menos, lol) a pagar sozinho a edição física do 1º EP, pois sempre tinha algo para vender nos concertos. Vai lá vender streams depois de tocares, lol

na nossa experiência ,vendem-se mais t-shirts que cd´s.

no ultimo concerto parte da banda levou umas sweats , foi a loucura , um dos meus camaradas vendeu a sweat que usou na atuação !

cd´s ? nem 1 !

outra coisinha que irrita é criar um evento com parceiras de bombeiros , associações não lucrativas, outras bandas  e apesar de ser a poucos km´s do centro e a borla , apareceram só umas dezenas de "malucos".

foi bem antes da covid e foi divulgado.

dá trabalho levantar o cú do sofá , para próxima  talvez seja preferivel fazer um live no fb :(

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
resolectric    2006

Everything is free now
That's what they say
Everything I ever done
Gonna give it away

Someone hit the big score
They figured it out
That we're gonna do it anyway
Even if it doesn't pay

I can get a tip jar
and gas up the car
Try to make a little change
Down at the bar

Or I could get a straight job
I've done it before
Never minded working hard
It's who I'm working for

Everything is free now
That's what they say
Everything I ever done
Gonna give it away

They figured it out
That we're gonna do it anyway
Even if it doesn't pay

Every day I wake up
Hummin' a song
But I don't need to run around
I just stay home

And sing a little love song
My lover, myself
If there's something that you want to hear
You can sing it yourself

'Cause everything is free now
That's what i said
No one's gotta listen to
The words in my head

But i figured it out
That i'm gonna do it anyway
Even if it doesn't pay

• Gosto 1
  • Amo 2

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    4060

e voltamos ao passado.

a partir do momento que a malta teve acesso de borla a musica , abriu-se a caixa de pandora

mas acontece o mesmo com escritores , jornalistas , software .......

eu estou no software , na área de gestão ( facturação , contabilidade, salários, ativos etc)

os preços andam entre as dezenas de milhar até aos de borla.

há para todas as carteiras. 

as diferenças ? na nossa faixa de mercado , a qualidade da assistência é a maior.

mas o cliente só desperta para a realidade quando ficar na merda.

combater o gratuito não é fácil.

mas é a realidade, ou entramos na "luta" ou vamos para casa.

• Gosto 3
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    832
há 2 horas, stratocosta disse:

e voltamos ao passado.

a partir do momento que a malta teve acesso de borla a musica , abriu-se a caixa de pandora

mas acontece o mesmo com escritores , jornalistas , software .......

eu estou no software , na área de gestão ( facturação , contabilidade, salários, ativos etc)

os preços andam entre as dezenas de milhar até aos de borla.

há para todas as carteiras. 

as diferenças ? na nossa faixa de mercado , a qualidade da assistência é a maior.

mas o cliente só desperta para a realidade quando ficar na merda.

combater o gratuito não é fácil.

mas é a realidade, ou entramos na "luta" ou vamos para casa.

Exacto! A malta do software está a responder à cena com planos de subscrição que dão muito mais que o software. 

A ideia é que fica barato e é muito mais cómodo do que andar a sacar e cracrar. Tens sempre a ultima versão sem te chateares. 

Eu estou em 2 subscrições. Slate digital e presonus. Ambos os softwares são, obviamente, possíveis de arranjar em regime de "unlimited demo :ph34r:". Mas no total de subscrições pago menos que se gasta a sair à noite 2 vezes por mês e tenho acesso a suporte ao cliente e à comunidade de usuários. 

Aliás, tenho verificado essa tendência de comunidade. Dá uma sensação de pertencer a algo e faz-nos sentir que estamos apoiados por outros usuários. É tão fixe. As pessoas pagam mais por esse tipo de experiências que por bens ou serviços. 

Aliás, na minha escola de Música criámos um conceito que é a "família RockGP". Temos grupos no Facebook e no Whatsapp. Além de fazermos o nosso melhor esforço para que cada vez que um aluno lá entra se sinta recebido em família. Resulta que nem ginjas! Até começam a falar entre eles, a marcar encontros na escola, a levar lá amigos que ainda não conhecem, etc... 

Em fim, acho que o segredo na nova realidade musical é mesmo criar uma comunidade e vender então experiências. Ou até um modelo de subscrição com acesso a conteúdos exclusivos e, mais importante, a interacção directa com o artista e o resto da comunidade. Já criei a "Família RockGP" que já passou largamente os 100 membros. Agora tenho de arranjar forma de criar a "Família Anya Karin" ;) Só ainda não estou muito convencido com as plataformas existentes com o Patreon e tal. Porque no fundo os patronos estão a pagar é ao Patreon! Ou seja no fundo e bem vistas as coisas, são patronos do Patreon e nós somos funcionários do Patreon... Não gosto do modelo 

@resolectric estamos em sintonia! Acho que nos entendemos muito bem! Os dois sabemos que o caldo verde tradicional está em extinção e estamos os dois profundamente tristes por isso. A única coisa que estou a tentar fazer nestes tópicos é tentar trocar ideias progressivas em vez de chorar sobre o leite derramado. 

• Gosto 1
  • Amo 1

Partilhar este post

Link para o post
pipes    3768
há 7 horas, stratocosta disse:

na nossa experiência ,vendem-se mais t-shirts que cd´s.

no ultimo concerto parte da banda levou umas sweats , foi a loucura , um dos meus camaradas vendeu a sweat que usou na atuação !

cd´s ? nem 1 !

outra coisinha que irrita é criar um evento com parceiras de bombeiros , associações não lucrativas, outras bandas  e apesar de ser a poucos km´s do centro e a borla , apareceram só umas dezenas de "malucos".

foi bem antes da covid e foi divulgado.

dá trabalho levantar o cú do sofá , para próxima  talvez seja preferivel fazer um live no fb :(

Isso é outro mito, o sucesso online. Já partilhei palco com bandas com o dobro e triplo dos seguidores que eu tinha, e mesmo assim acho que consegui levar mais malta ao gigs (embora já tenha tocado pra mulher e pouco mais, lol).

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    4060
há 3 horas, Antonio disse:

@resolectric estamos em sintonia! Acho que nos entendemos muito bem! Os dois sabemos que o caldo verde tradicional está em extinção e estamos os dois profundamente tristes por isso. A única coisa que estou a tentar fazer nestes tópicos é tentar trocar ideias progressivas em vez de chorar sobre o leite derramado. 

não está não. há cada vez mais malta com a hortinha em casa, a pandemia deu um empurrãozito nisso.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3170

O problema disto tudo é haver muita oferta para a procura que existe. O que não falta é malta a cantar e tocar no youtube, no facebook, no instagram e em todo o lado. A oferta aumentou praí 1000%, a procura se calhar aumentou mas muito menos.

Na oferta, acho que a qualidade geral piorou. Continua a haver génios, mas a proporção de mediocridade aumentou, desde que qualquer um agora pensa que por ter uma guitarra, um a câmara e uma conta de youtube é artista. Não faltam é canais de youtube com visualizações do próprio e com sorte de 2 ou 3 amigos e familiares.

As pessoas "vendem" a sua música de graça. No momento que metem as coisas no youtube e nas plataformas, estão a dar de graça. As plataformas lucram com a publicidade e com os dados pessoais que sacam, e o artista ganha... juizo, na maior parte das vezes. Não adianta vender aquilo que todos têm de graça. Há excepções? Há, mas poucas.

Quantos artistas que nasceram genuinamente no youtube e que não têm qualquer tipo de beleza natural extraordinária ou atributos que os favoreçam e têm sucesso? Não me lembro de nenhum...

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    4060
há 36 minutos, xtech disse:

Quantos artistas que nasceram genuinamente no youtube e que não têm qualquer tipo de beleza natural extraordinária ou atributos que os favoreçam e têm sucesso? Não me lembro de nenhum...

Cristina, não vais levar a mal mas beleza é fundamental ;)

a fasquia já estava alta antes do youtube. pelo menos a minha.

mas graças ao youtube descobri a Anoushka Shankar.

dá 15 a 0 em todos os níveis a muitos guitarristas imho

há 40 minutos, xtech disse:

Na oferta, acho que a qualidade geral piorou.

esquecendo a evolução demográfica, já existia muita treta, estava é escondida . 

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    832
há 43 minutos, xtech disse:

O problema disto tudo é haver muita oferta para a procura que existe. O que não falta é malta a cantar e tocar no youtube, no facebook, no instagram e em todo o lado. A oferta aumentou praí 1000%, a procura se calhar aumentou mas muito menos.

Na oferta, acho que a qualidade geral piorou. Continua a haver génios, mas a proporção de mediocridade aumentou, desde que qualquer um agora pensa que por ter uma guitarra, um a câmara e uma conta de youtube é artista. Não faltam é canais de youtube com visualizações do próprio e com sorte de 2 ou 3 amigos e familiares.

As pessoas "vendem" a sua música de graça. No momento que metem as coisas no youtube e nas plataformas, estão a dar de graça. As plataformas lucram com a publicidade e com os dados pessoais que sacam, e o artista ganha... juizo, na maior parte das vezes. Não adianta vender aquilo que todos têm de graça. Há excepções? Há, mas poucas.

Verdade! Mas por outro lado tenho reparado que são muito poucos os que levam a serio a parte promocional... Basta ser consistente com o lançamento de musica e videos e já estamos á frente de 80% da concorrência, porque dá muito trabalho e a maior parte da malta faz uns video fixes no inicio mas depois cansa-se. Fazer videos e musicas frequentemente um ano ou dois para começar  afazer diferença é muito exigente! 

Depois há a parte da capacidade de investimento. Sim, é preciso gastar dinheiro! As redes sociais estão montadas para lucrar, se não se pagar publicidade não se vai a lado nenhum. De novo, se tivermos alguma capacidade e coragem para gastar em alguns anúncios já estamos á frente de 80% ou mais da concorrência. 

Eu tive um ano e pouco a fazer uma música apor mês e agora comecei a fazer mais videos e lives. Investi em muito material de video e algum em anúncios. Só agora estou a notar crescimento. A cena é que assim que começa a crescer, se continuarmos a empurrar, é exponencial. 

Os meus stats: 

5f1b25c1ac3a9_Screenshot(2).png.ec71a7dc5a17cf65a7a72e119220e7bd.png

5f1b25cc9afca_Screenshot(1).png.3870d4e097ec5dc0bd765e2ff98e6e2f.png

Yah! Ainda é pequenino. Mas não é tipo "Só a família e amigos é que ouvem"... 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    4060
há 42 minutos, xtech disse:

sucesso não tem de ser "roque and roll star"

há 1 minuto, Antonio disse:

Verdade! Mas por outro lado tenho reparado que são muito poucos os que levam a serio a parte promocional... Basta ser consistente com o lançamento de musica e videos e já estamos á frente de 80% da concorrência, porque dá muito trabalho e a maior parte da malta faz uns video fixes no inicio mas depois cansa-se. Fazer videos e musicas frequentemente um ano ou dois para começar  afazer diferença é muito exigente! 

Depois há a parte da capacidade de investimento. Sim, é preciso gastar dinheiro! As redes sociais estão montadas para lucrar, se não se pagar publicidade não se vai a lado nenhum. De novo, se tivermos alguma capacidade e coragem para gastar em alguns anúncios já estamos á frente de 80% ou mais da concorrência. 

Eu tive um ano e pouco a fazer uma música apor mês e agora comecei a fazer mais videos e lives. Investi em muito material de video e algum em anúncios. Só agora estou a notar crescimento. A cena é que assim que começa a crescer, se continuarmos a empurrar, é exponencial. 

Os meus stats: 

5f1b25c1ac3a9_Screenshot(2).png.ec71a7dc5a17cf65a7a72e119220e7bd.png

5f1b25cc9afca_Screenshot(1).png.3870d4e097ec5dc0bd765e2ff98e6e2f.png

Yah! Ainda é pequenino. Mas não é tipo "Só a família e amigos é que ouvem"... 

Screenshot (2).png

Screenshot (1).png

se quiseres aumentar a clientela, sem gastar dinheiro..... tens aquele truque do cruzar de pernas :P

• Riso 2

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora