stratocosta

pagar ou não , eis a questão....

Posts Recomendados:

stratocosta    4060

então, nas "sugestões" do youtube , aparece-me um video de fulano que vou acompanhando de vez em quando ( não tem nada a ver com arte ),

com a informação de que a partir de agora vai haver "níveis" de pagamento para seguidores que o queiram apoiar e aceder a conteúdos exclusivos.

a justificação: "preciso de actualizar o equipamento ( iPhone, iMac ) e o meu ordenado não dá , por isso...."

o canal não depende da qualidade de video / audio mas sim do conteúdo / discussão .

talvez seja defeito meu , mas não me caiu bem ( uma agua com gás talvez limpe isso :P ) 

já não é novidade, já houve um gajo a pedir "ajuda" para comprar uma strat "vintage"....

o que acham ? 

é abuso ?

é justo pagar para ouvir um gajo a dar umas opiniões, ou partilhar umas licks  ?

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Antonio    832

É uma estratégia que está a crescer. Muitos estão a tentar essa via para monetizar melhor os conteúdos. Não sei se irá ser caminho de futuro ou não...  

Numa altura em que estamos habituados a ter acesso a tudo de borla, pagar cai mal... Acho que não se deve levar essas coisa de forma pessoal, a mal ou a bem. O tipo tomou uma decisão de negocio e fez uma proposta, cabe-te a ti agora decidir se o conteúdo vale ou não o dinheiro e se estás disposto a pagar. 

Eu sou patrono de alguns youtubers, porque gosto do conteúdo extra que eles me dão em troca. Basicamente cenas de Motas. Mas ninguém me forçou a nada. Gostei, quis apoiar e apoiei. Por acaso não sou patrono de nenhum canal de musica. LOL 

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    4060

sim , ninguém é obrigado. 

mas caiu-me mal o "preciso actualizar o equipamento ( de luxo imho ) e vocês é que o vão pagar".....

além de que não estamos a falar de lições, workshops 

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    832
há 1 minuto, stratocosta disse:

sim , ninguém é obrigado. 

mas caiu-me mal o "preciso actualizar o equipamento ( de luxo imho ) e vocês é o vão pagar".....

Sim! Foi muito mau marketing! Teria de ser exposto de outra forma. Do gênero: 

"Tenho um anuncio a fazer, vocês estão a ser fantásticos! Por isso decidi fazer ainda mais conteúdo para vocês. Conteúdo com ainda mais qualidade! Por isso, para continuar a ver o mesmo contudo de sempre subscrevam ao canal e liguem as notificações. Para aceder ao conteúdo especial existe este modelo de subscrição." 

Algo deste género com uma amostra do tal conteúdo especial e tal..  

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    4060

exacto, a abordagem não foi a melhor. 

a conversa que o ordenado não chega para tudo, pá , temos pena.....

também tenho notado que o youtube está a fazer tudo para pagarmos, a publicidade já farta ( ok , eu sei que há como contornar isso )

Partilhar este post

Link para o post
Antonio    832
há 6 minutos, stratocosta disse:

exacto, a abordagem não foi a melhor. 

a conversa que o ordenado não chega para tudo, pá , temos pena.....

também tenho notado que o youtube está a fazer tudo para pagarmos, a publicidade já farta ( ok , eu sei que há como contornar isso )

Não contornes! E pá, a malta já cria conteúdo que demora horas a criar, sem grandes garantias. É pôr online e ter esperança que hajam plays e que o targeting dos anúncios seja fixe para dar mais uns trocos. São 30 segundos até poderes carregar no botão e o criador do conteúdo ganha umas decimas de cêntimo. Acho que é a contribuição minima hoje em dia, pagar o conteúdo com 30s do nosso tempo em vez de ser com dinheiro... 

Partilhar este post

Link para o post
Mr. Smith    93
há 28 minutos, stratocosta disse:

então, nas "sugestões" do youtube , aparece-me um video de fulano que vou acompanhando de vez em quando ( não tem nada a ver com arte ),

com a informação de que a partir de agora vai haver "níveis" de pagamento para seguidores que o queiram apoiar e aceder a conteúdos exclusivos.

a justificação: "preciso de actualizar o equipamento ( iPhone, iMac ) e o meu ordenado não dá , por isso...."

o canal não depende da qualidade de video / audio mas sim do conteúdo / discussão .

talvez seja defeito meu , mas não me caiu bem ( uma agua com gás talvez limpe isso :P ) 

já não é novidade, já houve um gajo a pedir "ajuda" para comprar uma strat "vintage"....

o que acham ? 

é abuso ?

é justo pagar para ouvir um gajo a dar umas opiniões, ou partilhar umas licks  ?

Encara isso como ir ao cinema ou uma outra qualquer despesa lúdica. Se te entreterem e não queres ou não tens alternativas, paga. Se te aborreceres, deixa de pagar. Se os conteúdos têm qualidade e se for evidente que os meios necessários para os produzir custam guito é natural que alguém queira amortizar o investimento ou até ter lucro - a abordagem é que foi fraquinha realmente.

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3170

O pa isto é uma questão complicada e se calhar vou ser do contra quanto a isto, mas cá vai.

Hoje estamos todos habituados a ter tudo de borla na net. Mas a menos que sejam instituições de caridade, nada é de borla, porque infelizmente neste mundo tudo custa dinheiro. Dizia o outro: "there are no free lunches", e quem trabalha merece ser pago.

Fazer conteúdos dá trabalho, ter um site a funcionar dá trabalho e despesa, fazer música dá trabalho e despesa. Fazer vídeos dá despesa, quanto mais não seja gastares tempo que podias estar a usá-lo de outra forma. Por não se ver, não quer dizer que não custe dinheiro, suor e trabalho. A música não se vê e também dá suor e trabalho...

Antes os sites tinham publicidade e os criadores de conteúdos lá iam vivendo. Vieram os adblockers, e os produtores de conteúdos passaram a ganhar pouco. Houve muitos sites que foram ao charco por causa disso (alguém se lembra do Zingadin, por exemplo?). Hoje em dia começa a haver paywalls em todo o lado, e o mundo cada vez está menos para borlas. Ninguém dá valor ao que é de graça até ele deixar de ser de graça. Ou até acabar, por falta de condições. A malta que cria também precisa de comer, de comprar um carro, e por que não... um computador!

Ninguém tem obrigação nenhuma de trabalhar de graça para ninguém e ninguém vive do ar..

Como tudo, isto é a lei da oferta e da procura. Tudo depende do valor que cada um dá aos conteúdos. Quem não está disposto a pagar, é porque acha que o conteúdo não vale o dinheiro. Nesse caso, quem não está disposto a pagar tem a liberdade de escolher outros conteúdos, tal como quem os produz tem a liberdade de pôr o preço que quiser.

• Gosto 6

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    4060

ok, eu gosto de ouvir outras opiniões, porque aceito perfeitamente que a minha visão / opinião esteja errada.

mas vou subir a fasquia e abrir um bocadinho a cortina :  o conteúdo do canal é político , embora tenha um lado de história.

e não me parece que o intuito inicial do canal fosse facturar, o fulano não é youtuber pro

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3170
há 11 minutos, stratocosta disse:

e não me parece que o intuito inicial do canal fosse facturar, o fulano não é youtuber pro

Mas ele se calhar viu que havia potencial para rentabilizar. Pode correr bem, e as pessoas reconhecerem valor nos conteúdos dele, ou correr mal e ficar ali sozinho às moscas. 

Se gostas das opiniões do méne, é porque reconheces algum valor. Agora, se calhar não é suficiente para te fazer desembolsar! Basicamente ele pôs-te perante a decisão:

• Pago, e tenho o conteúdo
  • Não pago e não tenho o conteúdo. 

Como é uma decisão em que ficas sempre pior do que o que estavas antes (ou ficas sem dinheiro ou sem o conteúdo), percebo a tua irritação: ninguém gosta de ir para pior!

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora