Zaphod

Pickguard para baixo PJ

Posts Recomendados:

Zaphod    101

Recentemente comprei este baixo no OLX https://www.thomann.de/pt/harley_benton_pj_74ow_vintage.htm Queria mudar a pickguard, porque visualmente não gosto particularmente dela e também está um pouco gasta. Só que apenas encontro pickguards para baixos Precision com buracos para 3 knobs (1 volume, 1 tone e 1 jack) e este tem 4 (2 volumes para os pickups precision e jazz). O que é que sugerem? Fazer mais um buraco na nova pickguard que comprar? Fazer um novo buraco/cavidade e passar o jack para a parte inferior do corpo do baixo? Não me pôr com invenções e deixar como está ou apenas tentar fazer alguma alteração estética na pickguard que já tem?

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    3209
há 1 hora, Zaphod disse:

O que é que sugerem? Fazer mais um buraco na nova pickguard que comprar?

Certo!

Era o que eu faria. Com uma broca fazes isso na boa, e fica como uma original.

• Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
Rui T    1694
há 38 minutos, xtech disse:

Certo!

Era o que eu faria. Com uma broca fazes isso na boa, e fica como uma original.

E a broca não vai derreter o plástico?

• Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
Zaphod    101

Pois, essa foi a minha primeira ideia, mas depois comecei a pensar se a broca não iria danificar a pickguard. Não digo derreter como o @Rui T disse (se o fizer com mais calma é capaz de não derreter) o meu receio é mais se pode rachar. Mas também posso testar primeiro na pickguard actual. Se não der fica só um precision e invento qualquer coisa para colocar no buraco do pickup jazz -_- Este baixo tem um pouco de neck dive, será que se eu pusesse algo com um certo peso no lugar do pickup ajudaria a contrabalançar isso?

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3209
há 4 horas, Rui T disse:

E a broca não vai derreter o plástico?

Se furar com alta velocidade durante uns segundos é possível. Isto é como eu faria:

- Desmontava os pots da pickguard antiga, sobrepunha as duas e marcava o sítio e a dimensão exacta do furo a fazer com um marcador
- Via o diâmetro do furo a fazer e assegurava-me que tinha a broca indicada.
- Assentava pickguard a furar numa tábua de madeira e prendia-a para ficar firme
- Começava com uma broca de madeira o mais fino possível, tipo 2mm, e fazia o primeiro buraco, sempre da frente da pickguard para trás. Isto é como uma bala, faz sempre mais estrago do lado de "saída", se bem que com plástico não é muito problemático. Se a broca não tiver um "pico" no meio, é capaz de escorregar no plástico, nesse caso marcar o centro com um prego fino e um martelo, dar uma pancada leve só para "marcar" a pickguard no sítio onde é para furar e impedir que a broca escorreuge. Deve-se colocar o berbequim numa velocidade muito baixa, lembra-te que rotação = calor. E calor = derreter plástico... 
- Ia mudando a broca para diâmetros sucessivamente maiores para evitar estalar a pickguard, até ao diâmetro desejado.

No final, se for preciso, passas uma lixa fina no buraco para ficar impecável.

• Gosto 1
  • Amo 1

Partilhar este post

Link para o post
ncarmona    537
há 12 horas, xtech disse:

Se furar com alta velocidade durante uns segundos é possível. Isto é como eu faria:

- Desmontava os pots da pickguard antiga, sobrepunha as duas e marcava o sítio e a dimensão exacta do furo a fazer com um marcador
- Via o diâmetro do furo a fazer e assegurava-me que tinha a broca indicada.
- Assentava pickguard a furar numa tábua de madeira e prendia-a para ficar firme
- Começava com uma broca de madeira o mais fino possível, tipo 2mm, e fazia o primeiro buraco, sempre da frente da pickguard para trás. Isto é como uma bala, faz sempre mais estrago do lado de "saída", se bem que com plástico não é muito problemático. Se a broca não tiver um "pico" no meio, é capaz de escorregar no plástico, nesse caso marcar o centro com um prego fino e um martelo, dar uma pancada leve só para "marcar" a pickguard no sítio onde é para furar e impedir que a broca escorreuge. Deve-se colocar o berbequim numa velocidade muito baixa, lembra-te que rotação = calor. E calor = derreter plástico... 
- Ia mudando a broca para diâmetros sucessivamente maiores para evitar estalar a pickguard, até ao diâmetro desejado.

No final, se for preciso, passas uma lixa fina no buraco para ficar impecável.

É isto.

Só vais derreter o pickguard se usares velocidades malucas no berbequim. O plástico dos pickguards costuma ser muito resistente.

Eu faço os meus pickguards com discos de corte (Dremel) , fresadoras e, quando necessito fazer buracos redondos, brocas normais. 

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Zaphod    101

Excelentes dicas, obrigado @xtech e @ncarmona! Vou tentar fazer isso e depois coloco aqui umas fotos com o resultado final. A ver se não sai um Frankenbass :ph34r:

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Zaphod    101

Já agora aproveito este tópico. A acção do baixo não está má, mas tive que baixar as selas basicamente até o máximo. Há alguma coisa que usam ou recomendam para colocar como calço (shim) no neck pocket? Li várias coisas sobre isso e tenho uma ideia mas outras recomendações eram bem vindas! :yes:

Partilhar este post

Link para o post
Zaphod    101

Já tenho aqui a pickguard, é praticamente compatível só uns 3/4 buracos é que vou ter que fazer novos furos. Não tenho é aqui broca para isso, tem que ser uma bem fina não é? De qualquer das maneiras vou fazer outros upgrades e depois posto aqui. Decidi foi que não vou fazer o furo extra na pickguard e vai ficar só como p-bass. Alguém tem ideias para tapar o buraco do pickup jazz? Estava a pensar num dispensador Pez :lindo: Ou simplesmente um autocolante ou então uma placa de metal ou plástico.

Isto é como ele está de momento. Na foto não se vê bem mas a pickguard actual está muito gasta e riscada. E a pessoa a quem comprei tinha pintado os pickups de branco e provavelmente deve ter usado tinta normal porque a cavidade estava com algum pó. Também tinha pintado o pickup precision mas depois tirou e estão todos riscados.

20200822_113722.jpg

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora