samoiedo

Compra de guitarra electroacústica

Posts Recomendados:

samoiedo    5

Boas!

Comecei a aprender a tocar guitarra há cerca de mês e meio, tenho aulas online e estou a gostar bastante.

Tenho uma guitarra clássica Di Giorgio nº 28 de 1985 de cordas de nilon.

Aproxima-se o meu aniversário (meio século) e a minha mulher quer oferecer-me uma guitarra electroacústica de cordas de aço até 500 euros, mais ou menos...

Gostaria de saber quais são as melhores opções existentes nesta faixa de preços.

Obrigado desde já pela vossa ajuda.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Pense primeiro em que tipo de corpo de guitarra deseja (dreadnought / jumbo / Parlor etc).

As Yamaha's nesta faixa de preço são bem interessantes. Por mais um pouco mais podes pensar em uma Taylor ou uma Martin de entrada (Taylor Big Baby / Marting Dreadnougt JR.)...Tem Também as Takamine e as Guild...ou seja...um leque vasto de opções. Pesquise bastante e veja reviews...

Sucesso e bom divertimento.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
samoiedo    5
há 2 horas, Fernando Naiberg disse:

Olá,

Pense primeiro em que tipo de corpo de guitarra deseja (dreadnought / jumbo / Parlor etc).

As Yamaha's nesta faixa de preço são bem interessantes. Por mais um pouco mais podes pensar em uma Taylor ou uma Martin de entrada (Taylor Big Baby / Marting Dreadnougt JR.)...Tem Também as Takamine e as Guild...ou seja...um leque vasto de opções. Pesquise bastante e veja reviews...

Sucesso e bom divertimento.

Obrigado pelas sugestões...

Pretendo uma guitarra que seja abrangente no leque musical, que tenha uma boa sonoridade, quer esteja ligada ou não, quecseja confortável de tocar...

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2298

Boas.

Não sei aconselhar guitarras acústicas. É um meio bastante sensível para uns e completamente relaxado para outros (para mim, por exemplo), sei no entanto salientar aspectos a ter em conta na escolha:

• Formato do Corpo - interfere na sonoridade e no conforto. Guitarras de área grande são mais difíceis de tocar para pessoas pequenas, assim como as mais gordas/ espessas.
  • Madeiras e Bracings internos - são a alma da guitarra, o "segredo" de cada guitarra. São o que fazem o som de uma guitarra acústica além das cordas. Escolhas e gostos muito subjectivos, no entanto deverão suficientemente fortes para evitar o embarrigar do tampo com a força das cordas.
  • Comprimento, largura da Escala e espessura do braço - definem o conforto ao toque pela mão que por este se passeia. Braços muito largos, compridos (pouco comum) ou espessos podem tornar-se incómodos para quem tem mãos pequenas.
  • Ajustes que se podem fazer - verificar se os trastes estão devidamente nivelados, coroados e polidos. À semelhança da construção, são aquilo que faz uma boa guitarra soar a cócó e uma guitarra de média gama soar como uma topo de gama. Associados aos trastes vem o afinar da pestana e da sela/cavalete, assim como o ajuste da folga do braço. Estes ajustes deverão ser feitos inicialmente por profissionais do ramo, mas também podem ser feitos em casa, desde que se saiba o que se está a fazer... o que não me parece o caso presente.

Posto isto, o meu conselho é ires às lojas e experimentares o mais que puderes. Teres as guitarras nas mãos, tocares, sentires e ouvires as guitarras e perguntares aos vendedores o que sugerem dentro do orçamento desejado. Até 500€ já tens muita escolha decente.

Creio que o principal no imediato será experimentares os diferentes tipos de corpo para decidires qual é aquele com o qual te identificas melhor, não apenas pelo aspecto, mas também, e principalmente, pelo feeling ao tocar. Distingue claramente o conforto do corpo da guitarra com o conforto do braço, pois o segundo poderá variar muito de exemplar para exemplar, mesmo dentro do mesmo modelo. No que respeita a braços, as oscilações entre uns e outros no que se encontra à venda são muito menores do que nos corpos, no entanto esse será o passo seguinte, percebido qual o corpo com o qual te identificas, é procurares a guitarra que tenha o braço mais confortável para ti. Por fim, se tiveres essa opção, experimenta diferentes tipos de madeiras para um mesmo modelo de construção para ouvires qual o timbre que mais te agrada.

A versatilidade de um instrumento musical encontra-se mais nas mãos do músico do que no instrumento em si. Isto para dizer que no caso de uma guitarra acústica de cordas de aço, para começar, qualquer uma dentro dos parâmetros sugeridos servirá o teu nível de experiência e exigência.

• Gosto 2
  • Amo 1
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post

Yamaha serie L ou transacoustic (tenho ambas e sao verdadeiramente boas dentro dessa margem de preços, ate aos 750€). Algumas mais antigas (decada de 70-80) tambem podem ser bom negocio, mais na margem dos €300 mas tem que se procurar muito e experimentar.

Guilds e Takamine tambem sao "boas" nessa margem.

Fender, de vez em quando aparecem umas paramount e dg41sce (tenho ima destas e ja estive quase a comprar outra), por 400-500€.

Eu saltava os modelos de entrada da Martin e da Taylor (pelo mesmo preço arranja-se muito melhor nas Yamaha), mas perto dos 800-1000 ja da para apanhar uma taylor 310 ou melhor, que valem a pena.

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
samoiedo    5

Boa tarde!

Da pesquisa que fiz, estou inclinado para a Fender Paramount 3 triple 0 standart (cerca de 500 euros).

O que pensam desta escolha?

• Amo 1

Partilhar este post

Link para o post

esse preco é em novo certo? Fora isso, por acaso ja experimentei uma, gostei de tudo, excepto da largura do braço que a torna quase impraticavel para quem tem dedos e maos "grandes" (43mm no maximo). 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
samoiedo    5

Surgiu-me agora esta opção: Fender Paramount 4 Deluxe (cerca de 600 euros).

Para além da diferença visual, que aprecio mais na versão Deluxe, vale a pena apesar da diferença de preço?

Em relação à largura do braço, não tenho uma mão e dedos "grandes", assim, não será uma desvantagem para mim.

Partilhar este post

Link para o post
On 20/08/2020 at 13:53, samoiedo disse:

Boa tarde!

Da pesquisa que fiz, estou inclinado para a Fender Paramount 3 triple 0 standart (cerca de 500 euros).

O que pensam desta escolha?

Nao sei se vou a tempo, mas ha uma yamaha ac1 e uma transacoustic no olx que vale a pena espreitar 

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora