Guilherme Santos

Guitarra elétrica para metal

Posts Recomendados:

Boas, quero comprar uma guitarra elétrica para começar a tocar a sério.... (faço covers de grandes malhas de metal numa guitarra clássica, não tem cabimento). Não quero gastar mais de 200 euros e o amplificador posteriormente compro, já que vou usar o iRig no Garageband ligado a uma coluna normal. Tive a investigar e tenho dois modelos em mente que são:

Jackson JS12 (não sei a diferença entre essa e a JS1X)

Ibanez GRX70

Agradeço toda a ajuda dada.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
The Passion    331

Se vais fazer covers de metal, provavelmente vais acabar por precisar de uma guitarra com locking tremolo, dentro das super strats, a melhor guitarra que tens no mercado em termos de qualidade/preço é esta: https://www.thomann.de/pt/harley_benton_fusion_ii_hh_fr_eb_fch.htm

Existem várias opções de cor e de escala em Maple ou Rosewood, dependendo a tua preferência. A regra de ouro quando se compra material é nunca comprar as gamas mais baixas das grandes marcas, o controlo de qualidade é terrível, e para conseguires ter alguma performance da guitarra stock, tens que investir em manutenção, setup, nivelamento de trastes, possivelmente nova ponte ou tremolo num curto período de tempo, etc, isto tudo vai encarecer o preço do instrumento acima dos valores de uma guitarra, que embora seja um pouco mais cara, vai compensar.

As Harley Benton Fusion são fantásticas, tens um Floyd Rose 1000 de origem, trastes de aço inoxidável, compond radius do braço que te permite não só uma acção (altura) das cordas mais baixa, como também um maior conforto ao tocar, carrilhões grover, os pickups são bastante bons e têm coil split de origem através da mini-switch da guitarra, e a construção é excelente.

É um pouco mais cara do que pretendes gastar, no entanto vai-te compensar porque ficas com uma guitarra de nível profissional, por muito pouco dinheiro, sendo que as fusion têm specs que só se encontram em guitarras muito mais caras, a partir dos 1000€, e mesmo assim, raramente.

Espero que ajude.

Partilhar este post

Link para o post
Rui T    1694
há 1 hora, Guilherme Santos disse:

Jackson JS12 (não sei a diferença entre essa e a JS1X)

Ibanez GRX70

Só conheço a JS1X. É uma Minion o que quer dizer que é uma guitarra pequena com uma short scale. Boa para viajar e para os miúdos começarem.

Na minhas mãos parece um cavaquinho.

• Gosto 2
  • Riso 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3210

200 € é complicado.

Isso nem chega para um Floyd Rose original. Para ficares com um tremolo de caca mais vale comprares de ponte fixa, pelo menos não é por aí que vai desafinar.

Compra uma usada.. tipo uma Ibanez RG 320.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
The Passion    331
há 3 horas, xtech disse:

200 € é complicado.

Isso nem chega para um Floyd Rose original. Para ficares com um tremolo de caca mais vale comprares de ponte fixa, pelo menos não é por aí que vai desafinar.

Compra uma usada.. tipo uma Ibanez RG 320.

Isso era antigamente, vai lá espreitar o link do meu comentário anterior.

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3210
há 22 minutos, The Passion disse:

Isso era antigamente, vai lá espreitar o link do meu comentário anterior.

Esse é um Floyd Rose 1000, não é o original, é Made in Korea, e não é Made in Germany como o original. A guitarra em questão também não fica abaixo dos 200€..

Poderá ser uma boa opção para quem não faça um uso muito puxado do tremolo e estiver disposto a gastar mais um pouco.

Partilhar este post

Link para o post
The Passion    331
há 17 minutos, xtech disse:

Esse é um Floyd Rose 1000, não é o original, é Made in Korea, e não é Made in Germany como o original. A guitarra em questão também não fica abaixo dos 200€..

Poderá ser uma boa opção para quem não faça um uso muito puxado do tremolo e estiver disposto a gastar mais um pouco.

Man, são todo feitos pela Sung-Il na Korea, tal como o hardware da Schaller, Tonepros, Wilkinson, etc...

Um dos segredos não tão bem guardados da indústria. O FR 1000 é tão bom como qualquer outro, e tem dimensões universais. Experimenta comparar um 1000 com um original. ;)

Partilhar este post

Link para o post
há 5 horas, The Passion disse:

Se vais fazer covers de metal, provavelmente vais acabar por precisar de uma guitarra com locking tremolo, dentro das super strats, a melhor guitarra que tens no mercado em termos de qualidade/preço é esta: https://www.thomann.de/pt/harley_benton_fusion_ii_hh_fr_eb_fch.htm

Existem várias opções de cor e de escala em Maple ou Rosewood, dependendo a tua preferência. A regra de ouro quando se compra material é nunca comprar as gamas mais baixas das grandes marcas, o controlo de qualidade é terrível, e para conseguires ter alguma performance da guitarra stock, tens que investir em manutenção, setup, nivelamento de trastes, possivelmente nova ponte ou tremolo num curto período de tempo, etc, isto tudo vai encarecer o preço do instrumento acima dos valores de uma guitarra, que embora seja um pouco mais cara, vai compensar.

As Harley Benton Fusion são fantásticas, tens um Floyd Rose 1000 de origem, trastes de aço inoxidável, compond radius do braço que te permite não só uma acção (altura) das cordas mais baixa, como também um maior conforto ao tocar, carrilhões grover, os pickups são bastante bons e têm coil split de origem através da mini-switch da guitarra, e a construção é excelente.

É um pouco mais cara do que pretendes gastar, no entanto vai-te compensar porque ficas com uma guitarra de nível profissional, por muito pouco dinheiro, sendo que as fusion têm specs que só se encontram em guitarras muito mais caras, a partir dos 1000€, e mesmo assim, raramente.

Espero que ajude.

Portanto mais vale comprar uma Harley benton de 150 paus do que uma Jackson do mesmo preço?

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
The Passion    331
há 12 minutos, Guilherme Santos disse:

Portanto mais vale comprar uma Harley benton de 150 paus do que uma Jackson do mesmo preço?

Não gosto de generalizar, a Harley Benton tem muito bons modelos, e outros que nem tanto, no entando, à partida estás a comprar uma guitarra de com melhores especificações, eles têm N de guitarras a partir dos 170/180€ já ficas bem servido. Aquelas S-620, por exemplo, não são más, mas eu não gostei muito da construção e da atenção ao detalhe nesse modelo, falando em Super Strats com tremolo FR.

Partilhar este post

Link para o post
há 19 minutos, The Passion disse:

Não gosto de generalizar, a Harley Benton tem muito bons modelos, e outros que nem tanto, no entando, à partida estás a comprar uma guitarra de com melhores especificações, eles têm N de guitarras a partir dos 170/180€ já ficas bem servido. Aquelas S-620, por exemplo, não são más, mas eu não gostei muito da construção e da atenção ao detalhe nesse modelo, falando em Super Strats com tremolo FR.

Comparando essa S-620 (já estive a ver e não é nada má) com as Jackson ou Ibanez do mesmo preço qual é que achas superior? Eu apenas peguei numa guitarra elétrica poucas vezes e não sei prestar atenção aos detalhes que vocês notam... Contudo acho que qualquer opção com 22 frets nao é boa para mim pois há faixas que toco que utilizam o espaço todo.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora