Mr. Smith

Escala em maple - Reparar marcas no "verniz" da escala

Posts Recomendados:

Mr. Smith    122

Boas!

Aqui uma ajuda pessoal. Comprei uma guitarra usada (HBenton TE-52) com a escala neste estado. Queria colocar-lhes aqui algumas questões. A primeira é mais curiosidade minha; a guitarra era Bstock será que a guitarra viria assim de origem, tendo em conta as características destas marcas?

Há alguma maneira caseira de reparar isto? Seria mais melhorar o toque quando o dedos por lá passam do que a estética, sente-se um bocado embora não muito, é mais desagradável do que interferir diretamente na tocabilidade. A ser feito por luthier quanto poderá custar esta reparação, só para ter uma ideia da ordem de grandeza. É um instrumento barato não faz muito sentido gastar muito, às tantas sai mais barato comprar um braço em 2mão. Se calhar meter 2 ou 3 camadas de verniz por cima resolvia o problema, que acham?

A foto em que se nota menos é mais demonstrativa do real problema. 

Cumps,

IMG_20200930_151820s.jpg

IMG_20200930_151557.jpg

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    3235

Não sou luthier e neste campo a minha opinião vale o que vale, mas parece-me que após ter colocado aí o verniz, a madeira do braço abriu um pouco nessas fendas. Se calhar má secagem da madeira, variações de humidade e temperatura...

Um luthier não tem a mínima dificuldade em tratar isso, penso que o que fará é tirar os trastos, lixar, meter wood filler, lixar, envernizar (se gostas o feeling do verniz no braço - eu não gosto, pessoalmente) e voltar a pôr os trastos e nivelar.

O que eu faria, tendo em conta que não é um instrumento tão caro assim: tirava o verniz da escala com uma lixa sem tirar os trastos, comprava wood filler fino, de cor maple, metia lá nas fendas da madeira e deixava secar. Depois dava uma lixadela para ficar homogéneo e suave e acho que nem se notava.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Mr. Smith    122
há 16 horas, xtech disse:

Não sou luthier e neste campo a minha opinião vale o que vale, mas parece-me que após ter colocado aí o verniz, a madeira do braço abriu um pouco nessas fendas. Se calhar má secagem da madeira, variações de humidade e temperatura...

Um luthier não tem a mínima dificuldade em tratar isso, penso que o que fará é tirar os trastos, lixar, meter wood filler, lixar, envernizar (se gostas o feeling do verniz no braço - eu não gosto, pessoalmente) e voltar a pôr os trastos e nivelar.

O que eu faria, tendo em conta que não é um instrumento tão caro assim: tirava o verniz da escala com uma lixa sem tirar os trastos, comprava wood filler fino, de cor maple, metia lá nas fendas da madeira e deixava secar. Depois dava uma lixadela para ficar homogéneo e suave e acho que nem se notava.

Obrigado pela ideias em relação à possível origem do problema e a uma eventual solução. Não tenho arte nem engenho nem sequer local e material minimamente apropriados para aventuras em madeira, por mais simples que sejam. Não sei se limar uma escala será tão fácil assim para conservar a uniformidade da mesma. Isso seria com uma lixa de que grão? E metendo só verniz por cima das fendas? (as fotos exageram o problema, embora se sinta quando se passa o dedo não tem praticamente nada para encher com o wood filler. Do ponto de vista estético mal se notaria porque as cordas quando colocadas disfarçam o problema.

Mais algumas ideias? Onde de anda o pessoal do DY?  :D

Cumps,

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Mr. Smith    122
há 3 horas, Rui T disse:

O sítio onde vou para reparar esse tipo de coisas usa supercola (ciano...qqcoisa) e lixam com lixa de água muito fininha.

Como é que se faz é que não sei.

Acho que a supercola é só para acabamentos de poliuretano. Não dá para nitro.

https://www.premierguitar.com/articles/24478-guitar-shop-101-using-super-glue-in-guitar-repair

Boas. Por acaso também já tinha passado os olhos por um artigo que também fala na cola cianolítica. Deverá ser este o processo indicado para resolver o assunto de uma maneira prática e com resultados muito aceitáveis, que são os meus requisitos principais visto tratar-se de uma guitarra que não compensa "investir" muito financeiramente.

http://fretsnet.ning.com/forum/topics/lacquer-check-respray-or-another-option

Vou ver se faço mais umas pesquisas em relação à mecânica do processo, sobretudo no tipo de lixa a usar e no modo de lixar corretamente (lixar sem estragar). Obrigado por partilhares o link.

Cumps,

Partilhar este post

Link para o post
Mr. Smith    122

Bem, por falta de material e de vontade política, resolvi adiar a resolução de este problema. Fica adiado para uma visita que faça por um qualquer outro motivo relacionado com esta guitarra ou outra a alguém que perceba do assunto. Na verdade e colocadas as novas cordas não interfere na tocabilidade é só mais o receio que a coisa se detiore. Limitei-me a colocar um pouco de verniz de unhas no "sulco" exterior que era o mais mais profundo para preencher o desnível. Depois de seco passei com um pano de microfibras e meti as cordas. Ficou com um pouco de brilho extra apenas ao comprimento.

Obrigado pela ajuda e cumprimentos,

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3235

Eu sinceramente não sei se deixava estar... até para evitar que com as variações inverno-verão a coisa possa evoluir para isto:

image.png

Partilhar este post

Link para o post
Mr. Smith    122

Epá, vou estar atento à situação dentro do que me for possível, espero que não seja esse o desfecho!

Se o valor da guitarra, financeiro ou de estimação, fossem grandes, recorria a uma solução profissional do problema. Se correr pelo pior ou mando vir um braço chinoca (já tive a ver entre 20 e 50€) ou compro um braço em 2mão. Não me entendo mesmo com o DY e numa guitarra que custa 100€ usada o investimento tem que ser racional. A propósito, é uma boa guitarra, fiquei muito satisfeito com a compra. A ver se abro um tópico só para trocar umas opiniões com o pessoal que tem este modelo e a comentar a aquisição.

Cumps,

Partilhar este post

Link para o post
The Passion    346

@Mr. Smith Pena estares, senão resolvia-te isso facilmente. Mas se por acaso vieres ao Porto, dá-me uma apitadela. Não vale a pena estares para já a gastar dinheiro, parecem-me estaladelas de compressão, podem acontecer devido a  vário factores, mas normalmente não são profundas.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Mr. Smith    122

Bom dia e obrigado pela disponibilidade, pena morares tão longe. Já agora essas "estaladelas de compressão" serão eventualmente causadas por que tipo de acontecimento? De qualquer maneira fico mais descansado, embora e repito, como os valores em causa são pequenos o problema também o é.

Cumps,

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora