DrAranhas

Recomendações de Luthier em Coimbra (ou zona centro)

Posts Recomendados:

DrAranhas    1

Boas a todos. Tenho uma guitarra eléctrica que preciso de mandar arranjar (neste momento é uma Epiphone Les Paul headless e fretless) e fazer umas modificações.

Vivo em Coimbra há pouco tempo e não conheço muita coisa por aqui relativo a essa área além da loja de instrumentos da cidade. Com a questão da pandemia obviamente que as idas a Lisboa estão muito reduzidas e ainda é mais difícil encontrar uma altura que dê jeito a mim e ao luthier a quem costumava recorrer. A loja que referi (musica "." com) diz que têm um luthier, mas preferia ouvir outras sugestões/opiniões antes. 

Pelo que pesquisei existe uma lenda com o nome de Cesário, se alguém me puder dar o contacto dele ou tiver outras recomendações, agradeço muito. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    2375

Boas. Infelizmente não te consigo ajudar na sugestão em Coimbra, mas na área de Lisboa recomendo o pessoal da Guitar Rehab, são 5 estrelas, sediados em Loures.

Diria para procurares na secção dos SERVIÇOS aqui do fórum, há muitas referências e contactos espalhados pelo país, embora alguns possam estar desactualizados.

Agora... aquilo que me motivou responder-te foi a guitarra em questão, uma LesPaul HEADLESS e FRETLESS é digna de fotografia, manda lá umas imagens disso, please... :D

Também tenho uma guitarra super alterada para fretless e com piezos e sustainer à mistura que é um mimo para fazer brincadeiras sonoras, pelo que sempre que apanho alguém com guitarras assim maradas fico logo com curiosidade. Manda vir fotos dela sff...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
DrAranhas    1
há 8 horas, tmo disse:

Boas. Infelizmente não te consigo ajudar na sugestão em Coimbra, mas na área de Lisboa recomendo o pessoal da Guitar Rehab, são 5 estrelas, sediados em Loures.

Diria para procurares na secção dos SERVIÇOS aqui do fórum, há muitas referências e contactos espalhados pelo país, embora alguns possam estar desactualizados.

Agora... aquilo que me motivou responder-te foi a guitarra em questão, uma LesPaul HEADLESS e FRETLESS é digna de fotografia, manda lá umas imagens disso, please... :D

Também tenho uma guitarra super alterada para fretless e com piezos e sustainer à mistura que é um mimo para fazer brincadeiras sonoras, pelo que sempre que apanho alguém com guitarras assim maradas fico logo com curiosidade. Manda vir fotos dela sff...

Obrigado na mesma. Eu em Lisboa sei de vários sítios e luthiers (inclusive o Guitar Rehab) porque tive sorte de ter contacto com muitos músicos do meio profissional da área quando andava a aprender e era obcecado com música e guitarra. Hoje em dia já não mantenho contacto infelizmente, também deixei de tocar nos últimos 4 anos, voltei em Setembro. 

E desculpa a desilusão, mas a questão da headless é porque o headstock se partiu e do fretless é porque os frets estão muito gastos e precisam de ser substituídos :D. Eu comprei outra guitarra entretanto, mas como tenho estimação por esta gostava de a arranjar. Já agora se tu ou alguém tiverem conhecimento, em média quanto custa um refret? 

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2375

Haha, lol, ok, percebi agora o que queres dizer com o headless e o fretless.

Na Guitar Rehab já fiz uma substituição da escala que me custou pelos 200+ e um refret que foi pelos 180, um pouco mais.

Os refrets dependem de várias coisas para se poder avaliar os custos:

• material dos trastes - trastes em INOX são mais caros pois levam mais tempo a trabalhar (nivelar, coroar e polir), trastes em Níquel (o mais comum) são mais baratos.
  • Especificidades do braço - tem binding ou não? com binding é substancialmente mais trabalhoso, logo mais caro.
  • Número de trastes - óbvio, certo?
  • Número de cordas - Uma guitarra de 8 cordas tem os trastes mais longos do que uma de 6, logo leva mais material.
  • Tipo de escala - escala com trastes paralelos será mais barato que uma multi-escala (fanned fret)
  • Curvatura da escala (?)

Os valores de um refret podem variar entre os Cento e pouco e os 200, função destes pormenores e especificidades. Uma Strat de 22 trastes sem binding no braço e com trastes em Níquel ficará pelos 100 a 150, com trastes em Inox já andará entre os 150 a 200, com binding, acrescentam-se cerca de 50 e por aí fora.

O melhor será contactares a loja, dizeres o que tens e pedires orçamento. Se já conheces a Guitar Rehab, arranja tempo para vires a Lisboa e visita-os, já sabes que trabalham bem.

• Útil 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora