ShaftPolls

Reverb + CTT = Problemas

Posts Recomendados:

ShaftPolls    15

Vendi recentemente uma guitarra para os US através do Reverb (25 de Setembro), e claro, para quem usa os CTT nesta altura sabe que os atrasos são uma realidade devido à Pandemia https://www.ctt.pt/transversais/alertas-envios-internacionais

Ou seja, ontem dia 03 de Novembro o comprador solicitou um full refund, uma vez que segundo o tracking no site dos CTT não mostra qualquer alteração ao estado do envio desde dia 25. O primeiro problema começa aqui, os CTT através da função de tracking em envios internacionais não mostra actualizações, basicamente mostram só que a encomenda foi entregue no posto dos correios.

Nota : Recentemente fiz um envio para o Chile, que chegou após 2 meses e meio, e segundo o tracking a última actualização é que ainda está cá em PT, e dúvido que vá algum dia mudar de estado.

Respondi ao comprador e ao suporte do Reverb (Sim porque no caso do Reverb, quando há uma reclamação o suporte contacta-nos directamente também), e expliquei que como é anunciado publicamente no site dos CTT, os envios estão com atrasos. 

O que me surpreende é que a resposta do Reverb foi rápida e inequívoca - Passou o limite normal de envio, tens de devolver o dinheiro todo ao comprador, e apresenta uma queixa ao transportador.

Conclusão : Estou metido numa bela alhada, uma vez que todos sabemos que os CTT não respondem sequer a reclamações. Como exemplo, relativamente a um envio que fiz recentemente para o Chile, o comprador estava naturalmente também ansioso por saber o que se passava com a encomenda, uma vez que já tinham passados dois meses. Contactei os CTT, disseram-me para reclamar, assim o fiz e até hoje nem uma resposta.

Queria perguntar se alguém por aqui tem experiência como vendedor no Reverb, o pagamento foi-me feito através do sistema "Reverb Payments", nem sei se o Reverb consegue fazer algum dispute/charge back, uma vez que não foi usado PayPal.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
May    87

Boas @ShaftPolls,

fiz algumas vendas no Reverb mas, por norma, nunca faço envios para fora da Europa (só coloco portes para União Europeia), precisamente pelo receio desses atrasos.

Em Abril/Maio enviei uma guitarra para França (paga por PayPal), através do Reverb e demorou 4 semanas a chegar, o que foi uma enormidade para a distância que estamos a falar. O envio foi feito por CTT (Encomendas Internacionais). O tracking nos CTT também só mudou quando o cliente recebeu a guitarra. Durante as 4 semanas aparecia apenas "Recepção Lisboa".

Nesta altura evito fazer envios para fora da EU, como disse. Perco, obviamente, muitos possíveis compradores mas prefiro ter esse conforto, nem que demore mais a vender. 

Para concluir: nunca tive um problema do género e não uso Reverb Payments, por isso não serei grande ajuda. Já tentaste com o comprador chegar a um possível acordo que evite o full refund? E a guitarra como fica - se entretanto chega aos US como vais proceder? Ele vai devolver?

Partilhar este post

Link para o post
ShaftPolls    15

Pois o equipamento que vendi para o Chile recentemente chegou passados 2 meses e tal. Felizmente o comprador estava de boa fé, caso contrário podia simplesmente continuar a dizer que não recebeu nada, o Ebay iria obrigar-me a devolver o dinheiro porque o tracking não refere entrega (Desconfio que em envios intercontinentais o tracking dos CTT não funcione mesmo). Acabei de confirmar novamente e continua em Portugal o objecto, sendo que já foi recebido há duas semanas.

Em relação ao comprador, isso é que me causa maior frustração, é uma das maiores lojas do Reverb https://reverb.com/shop/the-bonfires-vintage, o comprador quase não comunica, só  disse que queria o refund, o suporte é que me está a pressionar para devolver já o dinheiro todo. A sensação com que fico é que o Reverb não quer incomodar o seu cliente, ou seja, eu é o segundo negócio que faço, o bonfires transaciona centenas de milhares por ano. Não sei se está a ser um aproveitamento da situação... 

Partilhar este post

Link para o post
Ricardo Pinto    100

Desculpem o off topic, mas esses envios  e receções para/de fora da UE não tem complicações com as alfândegas?

obrigado

Partilhar este post

Link para o post
ShaftPolls    15

O comprador nos US terá de pagar na alfândega eventualmente.

Eu já tive um problema em que devolveram o que enviei, tive de pagar na alfândega para o receber de volta.

Partilhar este post

Link para o post
Mr. Smith    139

Boas...já deves ter explorado  também o provedor dos ctt?! De qualquer maneira fica a idéia.

provedoria@ctt.pt

Cumps,

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
May    87

Uma coisa que não entendo: imagina que fazes o full refund - se entretanto a guitarra lá chegar tens alguma forma de reaver o dinheiro? Por outras palavras, o comprador pode ficar com a guitarra e com o dinheiro?

Partilhar este post

Link para o post
ShaftPolls    15
há 1 hora, May disse:

Uma coisa que não entendo: imagina que fazes o full refund - se entretanto a guitarra lá chegar tens alguma forma de reaver o dinheiro? Por outras palavras, o comprador pode ficar com a guitarra e com o dinheiro?

Esse é o problema. Se fizer refund fico sem guitarra e sem dinheiro. A menos que o comprador decida por sua iniciativa enviar-me o dinheiro. 

A minha preocupação é que o reverb pode forçar-me a fazer o refund, ontem por mensagem disseram-me claramente que eu tinha de fazer o refund.

No limite o comprador tem todas as condições para ficar com a guitarra de borla, uma vez que os CTT não mostram qq informação no tracking, nem vão mostrar.

Por isso fica o meu alerta, envios internacionais pelos CTT é meio caminho andado para ficarem agarrados.

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    2232
há 10 horas, ShaftPolls disse:

...
Não sei se está a ser um aproveitamento da situação... 

Recorre por todos os meios que tiveres e mesmo por aqueles que ainda não te ocorreram.
Provedor dos CTT (como já te indicaram) Department of Commerce na embaixada dos USA, etc.
Tenta por todos os meios obter alguma declaração escrita, oficial, de que a actual situação de pandemia e o momento eleitoral nos USA pode estar a atrasar o serviço de correios americano.

Se tiveres isso escrito, podes demorar um bocado mais até que o cliente receba a guitarra.
Porque o mais natural é recebe-la. Tarde, mas recebem.
E se foi roubada durante o transporte nos USA então são os CTT que têm de lidar com os USPS pois a responsabilidade não é tua.

E confirmo: os números de seguimento dos CTT só funcionam até ao momento em que a responsabilidade do transporte muda de empresa.

Em último recurso, advogado em cima dos CTT.

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
Ricardo Pinto    100

Da mesma forma que o Reverb tem um política de proteção dos compradores ( está a exigir-te que faças o Refund), tem de certeza uma política que protege os vendedores.

Era o que faltava, nos dias que correm esse risco não estar salvaguardado.

Já imaginaram a quantidade de artistas que iam usar esse recurso fraudulento.

Na pior das hipóteses poderá ficar o negócio cancelado e cada um fica como começou, 1 com o dinheiro outro com a mercadoria. Talvez não escapem apenas a alguns custos com transporte, mais do que isso.... não me parece mesmo.

Minha opinião 

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora