Rukas

Quantas guitarras é que nós realmente precisamos?

Posts Recomendados:

resolectric    2391
há 10 minutos, pgranadas disse:

Podes sugerir alguma marca ou local online onde adquirir algo de qualidade?

Já que se trata de uma guitarra de qualidade, acho que pode justificar meter algo que não seja rasca.

Desculpa intrometer-me mas posso-te sugerir esta loja:
https://pt.rs-online.com/web/c/componentes-pasivos/resistencias-variables/potenciometros/

Tens várias marcas de qualidade (Alps e outras) e podes seleccionar vários dos aspectos pretendidos na tabela de "filtros" do lado esquerdo.

• Gosto 1
  • Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    2702

Ia sugerir a Thomann como recurso, uma vez que não estás cá em PT. Diria para ires para uns Alfa, CTS ou Burn no caso dos Pots. Recorda-se que a grande diferença de preços muitas vezes tem a ver com a mais apertada margem de erro relativamente ao valor referido e do sucesso da marca no mercado...

• Obrigado 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2702

Log para volume e tone, pelo menos assim me soa melhor. Para guitarra o tradicional é usar pots com caixa metálica, o que não significa que um com caixa plástica não funcione.

No passado em que usei processamento digital para simular o amp e o preamp e isso, não sentia grande diferença entre uns e outros. Desde que uso um Triaxis como base do meu som e ao qual ligo a guitarra directamente, sem intermediários (pedais ou outros processadores, analógicos ou digitais), que os pots logarítmicos ou "audio taper" (é a mesma coisa) me soam melhor, mais equilibrados no seu percurso.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2702

@Rui T Ainda há bocado andava a passear no site da Mauser e verifiquei isso... tens toda a razão... eu não posso ser perfeito para vocês também poderem brilhar :D

• Gosto 1
  • Riso 2

Partilhar este post

Link para o post
John10    684

A questão do material é sempre dependente da pessoa e do propósito.

Eu desde que percebo alguma coisa do assunto, se me é permitido pensar isso lol, sempre achei que idealmente teria duas guitarras ditas "tradicionais" portanto uma guitarra com single coils (SSS) e uma com humbuckers (HH), como quando compre a minha primeira eléctrica ainda não fazia ideia das nuances comprei uma HSS. Por isso após essa e quando me decidi pela ideia de ter as tais duas tradicionais comprei-as e usei a primeira como campo de experiências.

Em relação aos pedais, embora não seja o meu guitarrista preferido (aprecio bastante contudo) uma vez vi a pedaleira do Tom Morello e cheguei à conclusão que gostaria de ter um número fixo de pedais que me permitisse uma variedade de escolhas. Então decidi-me a comprar alguns pedais variados e depois fazer downsize até estar satisfeito. Neste momento fixei-me nos seis pedais.

Em termos de amplificação tenho dois em virtude das circunstâncias, mas também porque gosto de ter os dois. A circunstância foi mandar um para alterar e alteração levar muito tempo o que me levou a comprar um substituto, que entretanto ganhou lugar em casa.

E posso dizer que neste momento não sinto grande GAS. Sou guitarrista de trazer por casa, pelo que acho que esta quantidade de material é adequada para a minha diversão (aprender músicas e escrever as minhas próprias) e manter a porta aberta para um eventual projecto que duvido vá alguma vez aparecer.

Se tocasse numa banda com concertos regulares, penso que apenas compraria mais uma guitarra de back up e uma outra para back up de afinação diferente se necessário. De resto tenho dois amps que embora diferentes, dá para dar um jeito e não necessito de back up para os pedais.

Posto isto, e sem deixar de respeitar a liberdade de cada um para fazer o que lhes apetece, faz-me confusão ver certas pessoas que mal mexem nos instrumentos, terem e comprarem mais e mais material. Conheço pessoas que têm o dobro e triplo do material e tocaram duas vezes naquilo e encostaram ao canto na promessa de "um dia voltarei...". Definitivamente acho que muita gente só tem GAS e vontade de comprar mas pouca vontade de dar uso e às vezes custa-me ver pessoas que nem em grande situação financeira estão e têm material ao ponto de ser redundante. Por isso se pudesse aconselhava toda a gente a pensar duas vezes no que compra e não comprar só porque é giro e novidade, e principalmente se o dinheiro não for fácil de arranjar respeitem a família e considerem bem o que compram. De resto isto aplica-se a todas as compras relacionadas com o ócio. Mas enfim, modo padre: OVER  lol

E como o pessoal gosta é de saber o material para poder GASear mais um bocado cá vai

Lag Jet qualquer coisa (não sei o modelo exacto) HSS, primeira guitarra que comprei. Entretanto os SS saíram e meti um EMG 81 na ponte. É a guitarra em que experimento coisas e está afinada em Drop C

Fender Stratocaster MIA Standard 2006 (SSS), tudo de origem except um treble bleed que lhe fiz. Afinação Standard

Harley Benton Fusion II HH Pro Series - Deve levar uns pick ups diferentes em breve. Afinação em D#

Orange Tiny Terror com British Glory Mod (A tal modificação que justificou a comprar do outro amp). Um amp de uma só voz mas com uns ajustes de volume na guitarra e ajuda da pedaleira ainda desenrasca noutros estilos. O Mod faz bastante diferença e torna o som do amp bem mais ajustável.

Blackstar HT20 Studio MK I - Comprei por 190€ e é um achado. Faz tudo, dois canais (Clean e drive), eq no overdrive, desde distorção suave até metal. Muito bom.

Pedais - Por cadeia de sinal

Afinador Rockstar

Electro Harmonix Pitchfork

CmatMods Super Signa Drive

Jim Dunlop Crybaby GCB95

TC Flashback x4

Digitech Polara Reverb

Boss BF2 - Flanger

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
gilly    210
On 28/01/2021 at 14:44, tmo disse:

A solução para este problema é simples e sobejamente conhecida: precisamos do número de guitarras em nossa posse + 1...

/TOPIC

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
deadpoet    1807
On 28/01/2021 at 16:53, May disse:

(...) No entanto, este ano, quero alargar o leque de eléctricas (possivelmente uma PRS)...

Não tem como enganar! -_-

Tenho 5 guitarras e um baixo, não me importava de ter mais umas guitarras, um baixo, um bouzouki, uma guitarra portuguesa, etc!

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
konass    3

Quantas mais melhor. Tenho 10 elétricas, 1 baixo, 1 clássica, 1 acústica e 1 guitalele. Virão no mínimo mais umas 5...

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora