tmo

Pickups! Sugestões please...

Posts Recomendados:

tmo    2815

Boas people!

Bom, como repararam, hoje chegou uma menina nova cá para casa a precisar de muitos mimos. Uma das muitas coisas a fazer-lhe será uma muda de pickups e sim, vai levar com uns rings Tripleshot. O problema é que estou MUITO indeciso sobre que PUs comprar e gostava de ouvir as vossas sugestões, uma vez que ando um bocadão afastado do mercado para as guitarras de 6 cordas.

O ideal era que o @marco.agostinho me desse uma mãozinha nisto, mas dá-me a sensação de que ele já não batalha nestas lides de fazer PUs para a malta, portanto eis que me fico virado para a vossa sapiência.

Assim, colocam-se várias questões que precisam ser esclarecidas e que interferem directamente com a coisada:

1. A primeira é que a moça vai levar com um pot de volume de 1M Ohms e eventualmente de tone também, o que significa que vai abrir muito a sonoridade habitual de qualquer pickup que nela venha a ser instalado.
  2. As madeiras (para quem achar que é relevante) são: corpo em mogno, braço em bordo (maple) com escala em pau-rosa (rosewood), construção bolt-on.
  3. Não estou para gastar rios de pilim num par de pickups para uma guitarra que não terá muito tempo de uso quando comparada com as irmãs de 7 cordas, portanto, no máximo 120€ por pickup (estou a usar como referência os P-Rail da Seymour Duncan que andam por estes valores). Obviamente que se forem menos, melhor ainda...
  4. Como vai receber os tripleshots, os humbuckers serão splitados e emparalelados em ensarilhados :D, um com o outro e entre si, assim como misturados com os piezos a torto e a direito, ou seja pretendem-se versáteis. Isto exclui obviamente os PUs activos e obriga a PUs com 4 condutores.
  5. Apesar da minha sonoridade base ser assim para o pesada, procuro claridade nos PUs, pelo que muito output está fora de questão. Vou buscar o peso ao amp. Em caso de dúvida, seguir as ligações para os PSIORB no youtube ou Facebook.
  6. Estava numa de uns PUs mais virados para o Rock com bom equilíbrio de frequências, portanto sem respostas de EQ em "V" (médios cortados) ou "A" (médios predominantes)? Um pouco pode ser, exagerado já não (sebem que isto é super relativo).
  7. Estava a pensar em PUs com Alnico 5, pelo menos para o neck (os P-Rail da Seymour Duncan respondem a estas questões todas, excepto no preço).
  8. Estava a pensar em comprar os PUs na Thomann (só porque vou fazer algumas compras lá), ou numa qualquer loja tuga que os tenha ou consiga arranjar por valores em conta.
  9. Ah, e ajuda que os PUs em questão possam surgir em CREME ou ZEBRA (creme/Preto), mas só creme era ouro sobre azul...

Relativamente ao meu rig, só para poderem ter uma opinião mais orientada, uso as guitarras ligadas directamente ao Pré-amp Mesa Boogie Triaxis (válvulas). Dele o sinal sai (loop send) para o processador de efeitos TC-Electronic G-force, regressa ao Triaxis (loop return) para mais uns pozinhos e de onde sai para o poweramp Mesa Boogie 2:fifty, que alimenta duas colunas onde quer que esteja, seja em casa ou nos ensaios. Ganho para rasgar não me falta, por isso, não preciso de PUs muito "quentes".

Portanto, o que sugerem? Não é urgente, nada mesmo.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
gilly    248

Olha... com 1Meg, tenho uns AN7/TZ7 numa Jaden em ash/maple/rosewood (com FR) e é só a melhor guitarra (tone-wise) que tenho!

És rodado nisto, não preciso dizer muito mais.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2815
há 36 minutos, gilly disse:

Olha... com 1Meg, tenho uns AN7/TZ7 numa Jaden em ash/maple/rosewood (com FR) e é só a melhor guitarra (tone-wise) que tenho!

És rodado nisto, não preciso dizer muito mais.

O problema dos DiMarzio (e de praticamente todas as outras marcas) é que os PUs para 7 cordas nunca são iguais aos de 6 ou de 8...

... mas obrigado pela sugestão, fica registada...

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    2496
há 9 horas, tmo disse:

Boas people!

Bom, como repararam, hoje chegou uma menina nova cá para casa a precisar de muitos mimos.

...

Não tenho estado a seguir o tópico com atenção e mesmo tendo lido este post inteiro não consegui perceber qual é a "menina" que compraste.
Queria-te sugerir um PU específico mas salto a especificidade e recomendo-te que visites a página do Jason Lollar (Lollar Pickups).
Sou cliente e acho-os pickups excepcionais (para os meus ouvidos e para os meus usos, claro).

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
gilly    248
há 7 horas, tmo disse:

O problema dos DiMarzio (e de praticamente todas as outras marcas) é que os PUs para 7 cordas nunca são iguais aos de 6 ou de 8...

... mas obrigado pela sugestão, fica registada...

Não são, verdade, citei só como referência.
Contudo, tenho na J.Custom um set AN/TZ (6), com pot de 500k e acho um cheirinho para o abafado. Como tal, e tendo em referência o AN7/TZ7 com 1Meg e outras experiências com o mudar os valores dos pots, acho q tenho uma boa base para tos recomendar.

A sério, vais ficar bem servido!

Nunca "rodaste" os AN/TZ??? Impossível!!!

há 28 minutos, resolectric disse:

Não tenho estado a seguir o tópico com atenção e mesmo tendo lido este post inteiro não consegui perceber qual é a "menina" que compraste.
Queria-te sugerir um PU específico mas salto a especificidade e recomendo-te que visites a página do Jason Lollar (Lollar Pickups).
Sou cliente e acho-os pickups excepcionais (para os meus ouvidos e para os meus usos, claro).

Uns que eu ando mesmo com "pulgas" para experimentar são os BKP Juggernaut. Tenho sensação que devem ser "O Pickup"!
Na outra Jaden tenho uns BKP Black Hawk Alnico 7 e são os melhores pickups que já experimentei.

Meti uns DiMarzio Titan numa S320 (mahogany/maple/rosewood, Edge Zero, HH, afinada em C) e são muito bons! Não são os meus DiMarzio preferidos, necessitaram de um bocadinho mais de tweaking, mas soam muito bem. Demasiado output para o meu gosto, IMHO, mas resolve-se.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    2496
há 1 hora, gilly disse:

...Demasiado output para o meu gosto, IMHO, mas resolve-se.

Eu tenho um P90 Lollar na minha National Resolectric e aquilo é tão forte que dá o som mais lindo que já ouvi, no canal limpo do Peavey Delta Blues.
É soberbo, o drive que cria no canal limpo. Irrepetível com qualquer outra configuração de pickups, guitarras, pedais... o verdadeiro overdrive.

Para este caso, gosto do facto do pickup ter uma saída fortíssima; é um bom "casamento".
Para muitos amps, o sinal forte demais na entrada produz resultados desagradáveis, com saturações pouco musicais ou pouco úteis.

É de facto uma "sorte" que pode surgir, ao combinar determinadas peças.
Se eu não tivesse aquele amp, com aquela guitarra, com aquele pickup, o meu som favorito não tinha surgido.
São acasos.

Para atenuar, uso esse monstro que está na foto.
Aí aparece só por teste pois essa é a guitarra do P90 Lollar e do Delta Blues, a tal que não gosto de atenuar.
Mas sendo necessário atenuar, esse "aparelhinho" tem potenciómetros stepped para unidades de Ohm, dezenas de Ohm e centenas de Ohm. Cada posição tem uma resistência fixa, hardwired.
Só ligar isso com tudo em "zero" já dá um calorzinho delicioso ao som :P

reso atten delta.jpg

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3380

Eu não recomendaria Dimarzios de alto ganho uma vez que nem queres scooped nem com médios muito presentes.

Sendo assim se calhar uns PAFs? Ou Seymour Duncan JB?

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2815

@gilly O AirNorton 7 é bem fixe nas 7 cordas, tive-o instalado em duas guitarras durante bastante tempo. O AirNorton tornou-se um pickup referência tanto para as 6 como para as 7 cordas. O Tone Zone para 7 nunca desbundei, mas o de 6 está instalado da S540 azul da fotografia que já conhecem e que repito para o @resolectric ficar a par da guitarra em questão. Para esta guitarra (é a de apenas 2 humbuckers) estava numa de algo diferente, uma vez que esse som já está de certa forma salvaguardado pela guitarra azul: o TZ na bridge funciona bastante bem, no meio nunca me lembro o que está e no neck está um PAF pro. Tanto o do neck como o do meio serão para trocar num futuro... a decidir quando... pois, já estás a ver o filme, certo?

@resolectric obrigado pela sugestão, mas esses PUs já saem do meu orçamento, infelizmente (ou não...). Mais de 120€ por um par de bobines de fio enrolado acho um bocado abusivo. No aso dos activos, bom, a história é outra, mas para Pickups passivos é demais, na minha opinião, claro.

@xtech - era um bocado por aí que andava a pensar, num som mais PAF, até porque foi esse o registo dos PUs que o @marco.agostinho me fez para as moças de 7 cordas. Os P-Rail da Seymour Duncan até são bastante interessantes e tenho um amigo com eles instalados numa guitarra, mas não gosto particularmente da estética deles... também andava a pensar nuns cobertos e a testar a coisa a nível de efeito visual... já coloco umas fotos...

... e para os mais distraídos (desculpem-me parecer estar a spammar a foto) a guitarra para a qual se destinam os PUs é a da direita,  madeira com vermelho translúcido...

149261816_2909553092660009_5237855063156

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2815

Boas gentes, andei a brincar no Photoshop e arranjei estas maquetes, o que acham, qual a vossa preferida? Referências estéticas, apenas!

S2120X_AV.jpg

Os rings só podem ser pretos ou cremes. A Seymour Duncan tem boas ideias, mas por vezes fica aquém das possibilidades... estamos a falar, obviamente dos Tripleshot, certo @pgranadas?

• Riso 1

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2691
há 8 horas, tmo disse:

obviamente dos Tripleshot

Obviamente, mas alguém duvidava.

Mas caramba, falas tanto neles que até eu já estou convencido. Pena não ter uma vassoura para fazer umas mods alem de ter falta de jeito, senão até gostava de ter uma menina kitada assim.

Gosto da A , e na D com a moldura em preto e os zebra com branco em vez de creme.

• Riso 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora