Posts Recomendados:

gilly    248

Viva malta!

Estou a pensar mudar as válvulas ao meu power-amp Peavey Classic 50/50.
O bicharoco precisa de 8 tubos EL84 (4 por canal, 50W cada) e, como pode funcionar em modo bridged (um só canal com 100W), as válvulas precisam de ser matched octet.

O que eu gosto num power-amp é que não "colore" muito o som. Ou seja, que as válvulas sejam o mais transparente possível e que, logicamente, tenham (idealmente) zero breakup.
(Quanto ao tone curve, ainda sou relativamente flexível, mas quanto a breakup quero mesmo o mais próximo possível do zero - ou o mais tarde possível.)

Ora acontece que aqui o vosso amigo não tem grande experiência com válvulas de potência, muito menos com as EL84 que são um autêntico universo. Sei que se torna mais difícil neste modelo porque, por norma, os amplificadores desenhados com base nestas válvulas contam com breakup no andar de potência.

Está, portanto, aberto o debate! Digam-me de vossa justiça!
Aquele abraço!

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    3380
há 6 horas, gilly disse:

O que eu gosto num power-amp é que não "colore" muito o som. Ou seja, que as válvulas sejam o mais transparente possível e que, logicamente, tenham (idealmente) zero breakup.

Se calhar nesse caso o que se calhar precisavas era um power amp solid state :) 

• Riso 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2815

Eu tenho ideia de que os Power amps em aparelho isolado, portanto sem pré amp agarrado como os combos ou os cabeços, são concebidos para terem bastante headroom e não entrarem em distorção, ou que para o fazerem terão de estar no prego.

Todos os poweramps serão coloridos de alguma forma, independentemente das válvulas que tiverem. Um 2:fifty da Mesa Boogie vai ter um timbre diferente de um 2:50:2 da VHT/Friette, mesmo com válvulas iguais (e acho que com o mesmo número de válvulas?).

Há uns tempos atrás apanhei um vídeo na tubas de um gajo alemão, produtor do metal, que fez uma comparação entre válvulas de power em 2 ou 3 amps. É um gajo que se balanceia muito para trás e para a frente enquanto fala. Aquilo estava com piada, dava para perceber a subtileza da coisa. Acho, no entanto, que é capaz de ser mais relevante a troca entre válvulas velhas por novas do que entre tipos de válvulas, mas é a minha opinião.

Quanto à compatibilidade de válvulas, quais são as compatíveis com as EL84, antes de mais deverás verificar o manual do teu power amp, nem todos os amps permitem a troca de tipos de válvulas, portanto, verifica isso. Sei que o encaixe das EL34 é idêntico ao das 6L6, ou pelo menos assim parece, pois o meu Mesa 2:fifty permite o uso destes dois tipos de válvulas, tendo no entanto um switch para alternar entre 1 e outro.

De minha experiência, como estou constantemente a mudar de timbres, quer na guitarra, quer no pré e FXs, preocupo-me pouco com isso. desde que as válvulas estejam funcionais, siga.

É consideravelmente mais relevante a troca de speakers do que de válvulas, mas igualmente bastante mais caro...

Com base nas infos de alguns dos links abaixo, diria para ires para as 6L6, mas verifica a compatibilidade no amp antes de fazeres o investimento.

----------

Alguns links que poderão interessar:

https://peavey.com/manuals/80301636.pdf - manual de instruções... não vi nenhuma referência às válvulas!...

https://duckduckgo.com/?q=poweramp+tube+comparison&atb=v260-1&iax=videos&ia=videos - vídeos sobre comparações de power tubes.

https://www.premierguitar.com/gear/everything-you-ever-wanted-to-know-about-output-tubes - infos sobre tipos de power tubes.

https://www.eurotubes.com/store/pc/tube substitutions.htm - + infos...

https://humbuckersoup.com/differences-el84-el34-6l6/ - + infos...

-----------

no minuto 7m38s vê-se a instalação das válvulas EL84...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
gilly    248
há 4 horas, xtech disse:

Se calhar nesse caso o que se calhar precisavas era um power amp solid state :) 

Já tenho. E não é nada mau! Mas está emparelhado com outro pré. Digital.

(Vá, puristas... cheguem-se à frente para vos mandar para o qu@rai£h0... :D )

há 59 minutos, tmo disse:

Eu tenho ideia de que os Power amps em aparelho isolado, portanto sem pré amp agarrado como os combos ou os cabeços, são concebidos para terem bastante headroom e não entrarem em distorção, ou que para o fazerem terão de estar no prego.

Todos os poweramps serão coloridos de alguma forma, independentemente das válvulas que tiverem. Um 2:fifty da Mesa Boogie vai ter um timbre diferente de um 2:50:2 da VHT/Friette, mesmo com válvulas iguais (e acho que com o mesmo número de válvulas?).

Há uns tempos atrás apanhei um vídeo na tubas de um gajo alemão, produtor do metal, que fez uma comparação entre válvulas de power em 2 ou 3 amps. É um gajo que se balanceia muito para trás e para a frente enquanto fala. Aquilo estava com piada, dava para perceber a subtileza da coisa. Acho, no entanto, que é capaz de ser mais relevante a troca entre válvulas velhas por novas do que entre tipos de válvulas, mas é a minha opinião.

Quanto à compatibilidade de válvulas, quais são as compatíveis com as EL84, antes de mais deverás verificar o manual do teu power amp, nem todos os amps permitem a troca de tipos de válvulas, portanto, verifica isso. Sei que o encaixe das EL34 é idêntico ao das 6L6, ou pelo menos assim parece, pois o meu Mesa 2:fifty permite o uso destes dois tipos de válvulas, tendo no entanto um switch para alternar entre 1 e outro.

De minha experiência, como estou constantemente a mudar de timbres, quer na guitarra, quer no pré e FXs, preocupo-me pouco com isso. desde que as válvulas estejam funcionais, siga.

É consideravelmente mais relevante a troca de speakers do que de válvulas, mas igualmente bastante mais caro...

Com base nas infos de alguns dos links abaixo, diria para ires para as 6L6, mas verifica a compatibilidade no amp antes de fazeres o investimento.

----------

Alguns links que poderão interessar:

https://peavey.com/manuals/80301636.pdf - manual de instruções... não vi nenhuma referência às válvulas!...

https://duckduckgo.com/?q=poweramp+tube+comparison&atb=v260-1&iax=videos&ia=videos - vídeos sobre comparações de power tubes.

https://www.premierguitar.com/gear/everything-you-ever-wanted-to-know-about-output-tubes - infos sobre tipos de power tubes.

https://www.eurotubes.com/store/pc/tube substitutions.htm - + infos...

https://humbuckersoup.com/differences-el84-el34-6l6/ - + infos...

-----------

no minuto 7m38s vê-se a instalação das válvulas EL84...

Claro! O tone está no circuito, não nas válvulas. Mas o que eu digo é que há marcas/versões de certas válvulas que imprimem uma certa coloração no timbre. Umas mais que outras, naturalmente.

O manual é omisso quanto às válvulas. O amp é fixed bias, portanto, vou ter de andar a "mexer" com os testes de early vs. late breakup.
Atenção que EL34 e 6L6 são bichos completamente distintos, a começar pelas primeiras serem pêntodos e as segundas serem tétrodos! Os Mesa estão desenhados para levar ambas, mas aquilo está bem pensado lá por dentro.

Mas atenção! O Classic 50/50 é EL84. O encaixe e as dimensões das válvulas são completamente incompatíveis com EL34/6L6/KT66...

E obrigado por esse vídeo! É espectacular! Aliás, são duas partes, ele faz um refurbish completo a um Classic 50/50 (e foi por isso que me lembrou que o meu também precisa de algum amor).

E obrigado pela trabalheira que tiveste aí. ;)

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
tmo    2815

Bom, então a tua procura é nas variantes das EL84 e não na troca por outras doutro tipo?

... neste campo não te sei ajudar e a minha experiência resume-se às 6L6... e é pequena, pois apenas fiz uma muda...

As particularidades técnicas das válvulas transcendem-me...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    3380

As EL84 não são propriamente conhecidas pela sua transparencia, são válvulas para pouca potência e portanto para distorcer e colorar. E que tal configurar o bias para correrem mais "frias" (menos voltagem)?

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    2496

Não sei se o Classic 50 da Peavey tem ajuste de Bias... creio que não! :unsure:

Eu tenho um Delta Blues 210 (4xEL84 e 3x12AX7) e nunca encontrei nada para ajustar.
Também nunca mudei a referência das válvulas mas experimentei Sovtek e não gostei mas as EL84 que tenho lá neste momento, são Sovtek (as que gostei menos).
Experimentei Groove Tubes e gostei mais.
As 12AX7 que tenho instaladas são Electro Harmonix.
Como no "meu som" dependo mais do pré do que do power, mantive as EL84 sem me chatear muito.

É uma experiência limitada também e nem sequer te ajuda muito ( @gilly ) pois é outro amplificador, ainda que de séries contemporâneas da mesma fábrica.
Depois, claro, há a preferência de som designada pelo estilo que se prefere ouvir a sair do combo, da guitarra, da forma de tocar, etc.
A minha limitada experiência com as válvulas num Peavey, é essa.

E sim, adoro o amp! :P

EDIT: corrigi ali umas infos nas válvulas que estou a usar no DB210.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    2496

Dito em inglês parece mais verdadeiro:

yeah, they sound different.
Even the same model ICs from different manufacturers can and do sound different.
Of course with the ear blasting levels of distortion present on the demos in the video above, the slight difference in tubes is less than the difference in two rats' asses.
Try same model tubes from different manufacturers in a Counterpoint Pre and/or Power Amp playing real music and hear the difference.

By the same principle, impedance transformers on gear's line and(or mic Ins and Outs would sound the same as solid state and they don't.

That guy is wrong.

Is this valid, now that i said it in english?
And by the way, i've made more records than he did.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
gilly    248
há 17 horas, xtech disse:

As EL84 não são propriamente conhecidas pela sua transparencia, são válvulas para pouca potência e portanto para distorcer e colorar. E que tal configurar o bias para correrem mais "frias" (menos voltagem)?

Fixed bias...

há 49 minutos, resolectric disse:

Dito em inglês parece mais verdadeiro:

yeah, they sound different.
Even the same model ICs from different manufacturers can and do sound different.
Of course with the ear blasting levels of distortion present on the demos in the video above, the slight difference in tubes is less than the difference in two rats' asses.
Try same model tubes from different manufacturers in a Counterpoint Pre and/or Power Amp playing real music and hear the difference.

By the same principle, impedance transformers on gear's line and(or mic Ins and Outs would sound the same as solid state and they don't.

That guy is wrong.

Is this valid, now that i said it in english?
And by the way, i've made more records than he did.

Questão é...

...how different? And in what way?
That's my quest! :)

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora